Índice
O Showmetech TRIO é um compilado de notícias que estão em destaque na semana. Na edição de hoje falaremos sobre a Cápsula Soyuz, que foi acoplada à Estação Espacial Internacional em missão de resgate; mostraremos um smartphone OnePlus com resfriamento líquido e ainda vamos falar sobre o óculos de realidade aumentada da Xiaomi. Esse é o Showmetech TRIO, seu trio semanal de notícias!
Cápsula Soyuz na ISS
Neste último domingo, 26 de fevereiro, uma cápsula russa chamada Soyuz foi acoplada à Estação Espacial Internacional, também conhecida pela sigla em inglês ISS. Trata-se de uma missão de resgate, a fim de garantir o retorno seguro à Terra dos cosmonautas russos Sergey Prokopyev e Dmitry Petelin, e também do astronauta americano Frank Rubio. A cápsula Soyuz MS-23 foi lançada dois dias antes de ter sido acoplada na ISS, na sexta-feira anterior, no Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.
As imagens da cápsula se acoplando à ISS foram transmitidas ao vivo pela NASA. A medida foi necessária porque a cápsula MS-22, enviada em setembro de 2022 à ISS, começou a registrar um vazamento no sistema de resfriamento poucos meses após sua chegada, possivelmente causado por choque de algum corpo celeste, como um pequeno meteorito.
Esse vazamento pôs em risco o retorno dos profissionais à Terra, então o plano de enviar uma nova cápsula, apesar de ser considerado incomum, foi a melhor medida no momento. Agora, com a nova MS-23, a intenção é que os astronautas retornem em meados de setembro de 2023, passando quase um ano inteiro no espaço.
Celular com refrigeração líquida
A edição de 2023 da MWC, Mobile World Congress, está trazendo diversas novidades ao mundo dos smartphones. A Oppo, por exemplo, revelou um conceito do seu novo smartphone topo de linha, o OnePlus 11, lançado em janeiro de 2023. Apresentado como OnePlus 11 Concept, este novo aparelho será focado em jogos.
Kinder Liu, presidente e COO do OnePlus, falou um pouco sobre como a empresa tem focado em ouvir seus consumidores para trazer inovações tecnológicas nos próximos lançamentos, que foi o caso desse smartphone que chegou com resfriamento líquido, ideal para usuários que passam horas em sessões de jogos.
Essa nova tecnologia é chamada de “Active CryoFlux”, se apresentando em um chip minúsculo de 0,2 centímetros quadrados que faz movimentos para cima e para baixo numa tubulação que fica na parte traseira do aparelho, mais especificamente ao redor do conjunto de câmeras. E todo esse processo pode ser visto, pois o material usado nessa parte é transparente, trazendo todo aquele estilo semelhante ao RGB, também bastante comum em produtos gamer.
Kinder Liu também afirma que, como o mercado de smartphones está cada vez mais padronizado, trazer qualquer tipo de novidade tecnológica é uma estratégia que automaticamente deixa o aparelho em mais destaque. Outro passo importante para essa visibilidade foi combinar o fator gamer com uma solução para esse mesmo público-alvo. Será que essa tecnologia vai acabar virando moda em outros smartphones?
Óculos AR da Xiaomi
Outra novidade vinda da MWC 2023 foram os novos óculos de realidade aumentada da Xiaomi. Trata-se de um protótipo nomeado Wireless AR Glass Discovery Edition, que pesa 126 gramas e conta com uma tecnologia de “nível de retina” nas lentes. O acessório conta com um par de telas em MicroLED com brilho de 1.200 nits. Também estão presentes prismas guiadores de luz que trabalham de forma livre para poder recriar as imagens reproduzidas.
Há ainda uma curiosidade compartilhada pela empresa: humanos não conseguem distinguir pixels por grau, ou PPD, quando atingem 60 deles, e os novos óculos da Xiaomi prometem chegar a pelo menos 58 PPD, trazendo uma imagem de bastante qualidade.
Lentes eletrocrômicas ajustam a visão do usuário de acordo com as condições de luz do ambiente. Para aqueles que querem aproveitar o aparelho ao máximo, um modo blackout também está presente, oferecendo uma experiência ainda mais imersiva, trazendo algo bem semelhante a um headset de realidade virtual.
É possível utilizar os óculos para assistir a plataformas de vídeo, como YouTube e TikTok, além de também ser possível fazer gestos para mover a interface apresentada e interagir com objetos na vida real. Entre alguns exemplos dessa interação está o gesto para ligar ou desligar uma lâmpada inteligente, ou ainda “pegar” uma gravação feita da TV usando gestos. Apesar de soar bem interessante, devemos lembrar que tudo trata-se de um protótipo, então podemos torcer que seja uma realidade próxima, mas que também há a chance de levar mais um tempo no papel.
Veja também:
Confira a nossa última edição do Showmetech TRIO! Como de costume falamos sobre diversos assuntos relacionados a games, tecnologia e cultura pop. Dá só uma olhada no que trouxemos:
- A evolução da vida na Terra;
- Base inflável na Lua;
- Unboxing antecipado do PSVR2.
Fonte: DW, TechCrunch [1] e [2].
Revisão do texto feita por: Glauco Vital.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.