Showmecast 142

Tears of the Kingdom, Fullmetal Alchemist e Treta – ShowmeCAST 142

Avatar de daniel coutinho
Confira tudo que estamos acompanhando nas últimas semanas em jogos, séries, filmes e livros no ShowmeCAST 142.

No ShowmeCAST 142 desta semana, Daniel e Dácio conversam sobre o que estão acompanhando nas últimas semanas. Discutimos sobre o maior lançamento dos videogames em 2023, The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom. O jogo tão aguardado finalmente saiu e fizemos uma extensa análise sobre todos os pontos negativos (e alguns negativos) da obra que está sendo aclamada como um grande candidato como jogo do ano. Além disso, conversamos sobre o mangá de Fullmetal Alchemist e todas as suas discussões sobre militarismo e encerramos o podcast apresentando as tretas em Treta, a nova série da Netflix que trata sobre a vida de dois protagonistas que vivem em mundos diferentes mas descobrem que são mais parecidos do que imaginam.

Confira a seguir um resumo dos principais tópicos do ShowmeCAST 142.

The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom

Cena de tears of the kingdom com um grupo de personagens
Tears of the Kingdom tem tanto conteúdo que faz com que Breath of the Wild pareça pequeno. (Imagem: Reprodução/Nintendo)

Começamos o ShowmeCAST 142 conversando sobre Tears of the Kingdom, o jogo que tomou as redes sociais na última semana. O jogo que se inicia logo após aos acontecimentos de Breath of the Wild, traz uma nova ameaça com o ressurgimento de Ganondorf como uma ameaça para o reino de Hyrule quando Zelda e Link estão explorando os subterrâneas do castelo. A princesa é enviada para um passado distante enquanto o nosso protagonista precisa encontrar uma maneira para salvar o reino do vilão com a ajuda de misteriosos artefatos de um povo antigo que surgiram pelo mundo.

O jogo foi bastante aclamado como uma evolução de seu antecessor com novas mecânicas que expandiram o leque de possibilidades do jogador, de maneira a aumentar a liberdade criativa na exploração do mundo. As novas habilidades através das runas que Link adquiri do povo Zonai, cria uma maior interação das mecânicas de seu gameplay com o ambiente, possibilitando a criação de maquinários e veículos para facilitar a movimentação de algo, a própria locomoção ou até mesmo a tortura dos queridos Koroks.

Discutimos no podcast sobre como a adição dos céus e das profundezas aumentou a verticalidade na exploração do jogo reutilizando um cenário já conhecido pelos jogadores, porém que foi modificado abruptamente para que até os mais experientes jogadores de Breath of the Wild ainda se deparem com surpresas por Hyrule.

Fullmetal Alchemist

Poster de fullmetal alchemist com os principais personagens da obra
Fullmetal Alchemist consegue equilibrar humor e drama em um dos melhores mangás da história. (Imagem: Divulgação/Shōnen Gangan)

Fullmetal Alchemist é uma série de mangá e anime japonesa criada por Hiromu Arakawa. A história da obra se passa em um mundo fictício onde a alquimia é amplamente praticada enquanto a trama segue os irmãos Edward e Alphonse Elric, que buscam recuperar seus corpos após uma tentativa fracassada de ressuscitar sua mãe usando alquimia.

No universo de Fullmetal Alchemist, a alquimia é uma forma de ciência que permite aos alquimistas transformar e manipular a matéria. No entanto, existe uma lei fundamental conhecida como “Lei da Troca Equivalente”, que exige que algo de valor igual seja sacrificado para obter algo desejado. Ao tentarem violar essa lei, os irmãos Elric pagam um preço alto: Edward perde uma perna e um braço, enquanto Alphonse perde todo o seu corpo, tendo sua alma presa em uma armadura.

Determinados a recuperar seus corpos, Edward se torna um alquimista estatal, enquanto Alphonse é mantido em uma armadura vazia. Juntos, eles embarcam em uma jornada para encontrar a lendária Pedra Filosofal, que supostamente tem o poder de contornar a Lei da Troca Equivalente.

No ShowmeCAST 142 conversamos sobre como a obra consegue tratar diversos temas simples e complexos e equilibrar bons tons de humor com um drama pesado que envolvem questionamentos da moralidade humana e as consequências das ações de governos autoritários.

Treta

Os dois protagonistas de treta da netflix se encarando
Treta mostra as semelhanças entre pessoas diferentes em uma eterna briga. (Imagem: Reprodução/Netflix)

Treta é uma série que mistura os gêneros de drama e comédia, criada pela renomada produtora A24 especialmente para a plataforma Netflix. Ao longo de dez episódios, mergulhamos na história de Danny Cho, um empreendedor desiludido com suas dificuldades financeiras, e Amy Lau, uma empresária de sucesso, casada e com uma realidade completamente distinta da de Danny. De maneira inesperada, o destino faz com que seus caminhos se cruzem após um confronto no trânsito. A ira provocada por esse incidente e a sede de vingança começam a consumir gradualmente suas mentes, desencadeando consequências caóticas em suas vidas.

Discutimos no ShowmeCAST 142 sobre como a série consegue colocar personagens em contextos sociais distintos e mostrar que em sua essência são protagonistas similares que possuem questões de vazio existencial e desilusão com traumas que carregam desde a infância.

Se você curte e acompanha nosso trabalho, considere seguir e ativar as notificações do ShowmeCAST, o seu podcast de tecnologia, games, ciência, cultura e muitas curiosidades sobre o que acontece no mundo. O programa está disponível em serviços como o SpotifyApple Podcasts e outros agregadores.

Veja também

Se você chegou aqui e ainda não ouviu nosso último episódio, não se esqueça de rebobinar o feed e acompanhar episódio #141 do ShowmeCAST. Na ocasião, falamos sobre a história da franquia The Legend of Zelda. Não percam!

Revisado por Glauco Vital em 17/5/23.


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados