Showmecast 141

A história de The Legend of Zelda – ShowmeCAST 141

Avatar de daniel coutinho
No ShowmeCAST 141 desta semana conversamos sobre a mitologia e a história por trás da franquia de jogos The Legend of Zelda

No ShowmeCAST 141 desta semana, Daniel Coutinho convida Angelo Mota para um papo sobre a franquia The Legend of Zelda. Às vésperas do lançamento de Tears of the Kingdom, nos reunimos para entender o que torna essa série de jogos tão especiais, qual a história por trás da mitologia do mundo de Hyrule com suas diferentes linhas do tempo conectando décadas de jogos da Nintendo e quais são os melhores games para quem quer conhecer e começar jogar.

O que é The Legend of Zelda?

Imagem de link e zelda em tears of the kingdom
The Legend of Zelda é, ao lado de Mario, a maior série de jogos da Nintendo e conquistou fãs no mundo inteiro. (Imagem: Reprodução/Nintendo)

The Legend of Zelda é uma das franquias mais icônicas da história dos videogames, criada por Shigeru Miyamoto e lançada pela Nintendo em 1986. A série consiste majoritariamente em uma sucessão de contos que se concentram em um personagem chamado Link, que deve resgatar a princesa Zelda e salvar o reino de Hyrule da ameaça do malvado Ganondorf. Com o passar dos anos e o lançamento de novos jogos, diversas variações surgiram como uma forma de dar mais protagonismo para Zelda, mudar a ameaça principal ou até mesmo ausentar um dos protagonistas para criar uma história diferente.

A franquia Zelda se encaixa em um gênero de ação e aventura com elementos de RPG. A série, na maioria dos jogos, consiste em exploração de masmorras, resolução de quebra-cabeças e luta contra inimigos com suas habilidades e armas. O jogo também possui elementos de exploração, em que os jogadores devem viajar por vastos mapas para encontrar novos itens, personagens e locais.

A complexa história de The Legend of Zelda

Artwork de skyward sword com link voando em loftwing
Existe uma história por trás da história dos jogos e no ShowmeCAST 141 revelamos a verdadeira lenda. (Imagem: Divulgação/Nintendo)

Após os lançamentos dos jogos e a construção de uma comunidade de fãs fervorosa, teorias começaram a ser levantadas sobre o que poderia ser uma conexão entre as histórias dos games. Posteriormente, as teorias se oficializariam e, principalmente, no livro Legend of Zelda: Hyrule Historia, escrito por Eiji Aonuma e Shigeru Miyamoto, os criadores da franquia.

Com tantos jogos e histórias já contadas nesses quase 40 anos, a série se torna intimidadora para alguns jogadores que querem iniciar suas aventuras ao lado de Link e não sabem por onde começar. Alguns dos games tem conexão e continuações diretas, outros fazem parte de uma linha do tempo paralela.

A história da franquia se inicia com a criação do mundo pelas três Golden Goddesses – do inglês, Deusas Douradas – que criaram a terra, a ordem no mundo e a vida, dando o início a Era de Hylia, quando a Deusa Hylia recebeu sob sua proteção o artefato chamado Triforce, objeto que ao tê-lo em posse, qualquer pessoa poderia realizar seus desejos.

Em uma sequência de batalhas pelo poder desse objeto entre Link e Zelda contra – em sua maioria das vezes – o vilão Ganon, em Ocarina of Time a narrativa da franquia se divide em 3 partes com diferentes versões do final do jogo de Nintendo 64. Cada parte em uma linha do tempo com seus próprios jogos de forma canonizada pelos próprios jogos e seu livro oficial. Atualmente em Breath of the Wild e Tears of the Kingdom, especulamos no ShowmeCAST 141 sobre como esses jogos estão localizados em um futuro muito distante da série.

Por onde começar a jogar a franquia?

Artwork de legend of zelda link to the past com link enfrentando esqueletos
Começar Zelda atualmente pode parecer intimidador mas existem ótimas opções que podem encantar o jogador à primeira vista. (Imagem: Divulgação/Nintendo)

Por fim, debatemos no ShowmeCAST 141 sobre por onde iniciar a série. Chegamos a uma conclusão de que com exceção de alguns títulos que possuem problemas ou exigem um interesse prévio na mitologia da série, qualquer jogo é uma boa porta de entrada para conhecer as aventuras de Link. Destacamos principalmente alguns dos melhores jogos, na nossa opinião, como Wind Waker, Link Between Worlds, Ocarina of Time ou Breath of the Wild.

Se você curte e acompanha nosso trabalho, considere seguir e ativar as notificações do ShowmeCAST, o seu podcast de tecnologia, games, ciência, cultura e muitas curiosidades sobre o que acontece no mundo. O programa está disponível em serviços como o SpotifyApple Podcasts e outros agregadores.

Veja também

Se você chegou aqui e ainda não ouviu nosso último episódio, não se esqueça de rebobinar o feed e acompanhar episódio #140 do ShowmeCAST. Na ocasião, falamos sobre as novidades do mês de maio em jogos, cinemas, séries e tecnologia. Não percam!

Revisado por Glauco Vital em 10/5/23.


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados