Showmecast 138

Card games: o prazer de abrir um pacotinho gamificado – ShowmeCAST 138

Avatar de daniel coutinho
Os card games fazem muito sucesso no mundo inteiro e no ShowmeCAST 138 iremos contar nossas experiências e histórias com esses jogos.

No ShowmeCAST 138 desta semana, Daniel e Dácio convidam André Guerra do podcast Pause para conversarmos sobre as nossas experiências com card games. Os jogos de cartas permearam a nossa vida desde a infância através de diferentes formatos com Yu-Gi-Oh!, Magic e Pokémon e no episódio desta semana vamos comentar sobre as nossas primeiras experiências com esse tipo de jogo milenar que evoluiu para se tornar o que é hoje com todas as suas variedades de regras e formas. Por que o Japão se tornou um grande polo desse estilo de jogo? O que nós temos experienciado atualmente? Descubra isso e muito mais no ShowmeCAST de hoje!

Qual a definição de card games?

A definição formal do termo card games parte do princípio que seja qualquer jogo utilizando cartas para jogar como sua mecânica primária. Ou seja, Banco Imobiliário utiliza cartas de imóveis, porém como essas cartas são recursos e não a mecânica principal do jogo, não é considerado um card game. Por sua vez, qualquer jogo centrado nas cartas pode carregar para si tal termo como sua categorização.

Poke-bola em cima de cartas de pokémon tcg
Os card games são populares no Brasil apesar da dificuldade para adquirir as cartas em alguns jogos. (Imagem: Pokémon Company)

O jogo de carta é uma arte milenar que não possui uma origem no tempo definida com jogos datados desde o século IX na China e diversas iterações e formatos durante os anos. Com tantas formas de jogar, no ShowmeCAST 138 focamos principalmente nos conhecidos como Collectible Card Games ou Trading Card Games (Jogos de cartas colecionáveis em português), como Magic: The Gathering, Pokémon e Yu-Gi-Oh!.

Essa categoria utiliza cartas lançadas dentro de um formato de jogo específico onde os jogadores poderão trabalhar na construção de baralhos com diferentes estratégias para superar seus oponentes. Introduzido em 1993 com Magic, normalmente os jogadores iniciam com um baralho ou deck pré-montado pela empresa responsável pelo jogo e, a partir disso, começa a fazer customizações com as cartas que adquire através dos famosos boosters packs (os pacotinhos de cartas em português).

Nos últimos anos uma nova categoria tem se popularizado com os jogos de carta exclusivamente virtuais, como Gwent, Hearthstone e Marvel Snap. Jogos esses que se tornam mais acessíveis financeiramente e não possuem a barreira física em que dois jogadores precisam estar em um mesmo local para realizar uma partida.

Os principais jogos atualmente

Atualmente existem diversas opções no mercado com diferentes formas de jogar que conseguem agradar um público bem variado. No ShowmeCAST 138 conversamos sobre alguns destes jogos que fazem sucesso nos dias de hoje e nós temos jogado. Contamos nossas experiências e como é conseguir jogar tais card games no Brasil com todas as complicações relacionadas ao acesso às cartas e questões financeiras.

Digimon

Partida de digimon tcg
Torneios de Digimon tem se tornado populares no Ocidente com a chegada das novas coleções. (Imagem: Bandai Namco)

Digimon Card Game é um jogo competitivo baseado no universo dos jogos e animes de Digimon onde cada jogador possui uma criatura na área de batalha para atacar o seu oponente em duelos. O jogo gira em torno das digi-evoluções, onde cada monstro fica mais poderoso conforme passam-se os turnos da partida, adquirindo novas habilidades.

Gwent

Partida de gwent
Muitos jogadores de The Witcher 3 gastaram mais tempo em Gwent do que caçando monstros. (Imagem: CD Projekt Red)

Gwent é um card game que nasceu dentro de The Witcher 3 e é um jogo com escolhas e consequências, onde habilidade, e não sorte, é a sua maior arma. Escolha uma facção, reúna um exército e enfrente outros jogadores em diversos modos de jogo. Com centenas de cartas da série para colecionar (heróis carismáticos, feitiços poderosos e habilidades especiais) você sempre terá novas estratégias para explorar.

Hearthstone

Partida de hearthstone
Hearthstone ressignificou o que é um card game online com seu lançamento estrondoso. (Imagem: Blizzard Entertainment)

Sejam lacaios, feitiços, missões ou heróis, os cards de Hearthstone podem mudar uma partida de forma dramática com efeitos poderosos e interações insanas. Fique ligado e vença o oponente na base da estratégia! Hearthstone é o card game da Blizzard baseado nos jogos do universo de World of Warcraft com mecânicas similares a Magic, entretanto com suas particularidades que o fizeram ser um sucesso em seu lançamento.

Magic

Grupo de pessoas jogando uma partida de magic
O card game mais jogado do mundo continua sendo o clássico Magic com seus diferentes formatos. (Imagem: USO Guam)

Magic é inegavelmente o maior card game de todos os tempos. O precursor e criador de muitas das mecânicas vistas em outros jogos atuais, Magic continua tendo sua relevância até os dias de hoje, sendo o jogo mais jogado do mundo. Com seu grande diferencial sendo uma grande variedade de formatos, o jogo propicia diferentes formas de jogar que podem agradar um grande número de pessoas.

Pokémon

Partida de um torneio de pokémon tcg
Pokémon é sucesso de venda em qualquer mídia e não seria diferente nos card games. (Imagem: Pokémon Company)

Pokémon TCG é um grande sucesso de vendas no Brasil e no mundo com novas coleções saindo frequentemente. Trazido ao Brasil atualmente pela Copag, o jogo gira em torno de criaturas que possuem diferentes estágios e possuem habilidades poderosas que podem facilitar a sua estratégia ou atrapalhar o oponente. Todos os ataques do jogo são baseado em número de energias que você deve utilizar para atacar e seu dano pode ser aumentado ou reduzido dependendo das resistências e fraquezas do pokémon do oponente.

Yu-gi-oh!

Partida de um torneio de yu-gi-oh!
Yu-Gi-Oh! foi a porta de entrada para muitos jogadores nos anos 2000 e até hoje mantém sua relevância. (Imagem: Konami)

Yu-Gi-Oh! foi um sucesso como desenho animado no Brasil nos anos 2000 e atraiu milhares de crianças e jovens para o mundo do card game. Com um público fiel que continua jogando até os dias de hoje, o game se tornou complexo para a entrada de novos jogadores pelo acúmulo de mecânicas que foram introduzidas ao jogo. Entretanto, é inegável a sua importância para a história dos jogos de carta e seu impacto global.

Se você curte e acompanha nosso trabalho, considere seguir e ativar as notificações do ShowmeCAST, o seu podcast de tecnologia, games, ciência, cultura e muitas curiosidades sobre o que acontece no mundo. O programa está disponível em serviços como o SpotifyApple Podcasts e outros agregadores.

Veja também

Se você chegou aqui e ainda não ouviu nosso último episódio, não se esqueça de rebobinar o feed e acompanhar episódio #137 do ShowmeCAST. Na ocasião, falamos sobre o que temos acompanhado durante o mês de abril em jogos, filmes, séries e livros. Não percam!

Revisado por Glauco Vital em 20/4/23.


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados