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Nascido após o sucesso de Uncharted, The Last of Us foi lançado em 2013 pela Naughty Dog para então ser aclamado como um dos melhores jogos de todos os tempos. No ShowmeCAST 125, Daniel e Dácio convidam Gusta para um episódio especial conversando sobre o jogo desde o seu início de produção e inspirações, qual o impacto da obra na indústria dos jogos e na cultura em geral e as nossas expectativas para a nova série da HBO.
Confira a seguir um resumo do episódio dessa semana sobre The Last of Us!
A jornada até The Last of Us
Fundada em 1984 com o nome JAM Software, a Naughty Dog é atualmente uma das maiores desenvolvedoras da indústria do jogo, que mobiliza toda a comunidade em cada um de seus lançamentos, entretanto, nem sempre foi dessa forma. No final dos anos 80 e início dos anos 90, a empresa foi responsável por lançamentos poucos memoráveis na indústria como Math Jam, Sky Crazed, Dream Zone e Keef the Thief, que eram jogos de diferentes gêneros desde educacional até RPG, esse último em parceria com a Eletronic Arts.
A história da empresa começou a tomar um diferente rumo em setembro de 1996 com o lançamento do primeiro Crash Bandicoot publicado pela Sony para o PlayStation 1, que resultou em uma sequência de parcerias e a compra da Naughty Dog pela empresa japonesa em 2001. Logo, vieram os sucessos de plataforma da série Jak and Daxter de 2001 até 2005.
Em 2007 com a chegada do PlayStation 3, uma nova Naughty Dog surgiu com um jogo que continha muitos conceitos de plataforma em seu level design provenientes dos projetos anteriores porém com uma estética mais adulta chamado Uncharted: Drake’s Fortune. Com isso, o foco de seus projetos se tornaram jogos mais cinematográficos com grandes cenas que impactariam o público de formas inovadoras.
Após o lançamento de Uncharted 2: Among Thieves, começou-se o desenvolvimento de The Last of Us. Uma experiência que seria focada na narrativa ao redor da relação entre dois personagens que tornou necessário o desenvolvimento de novas tecnologias para tornar possível a captação das cenas de movimento e a inteligência artificial da personagem que acompanharia o jogador durante toda a jornada.
O impacto cultural do jogo
The Last of Us é considerado por parte da crítica especializada e do público como um dos melhores jogos de todos os tempos, entretanto isso é bom para a obra em si?
A discussão ao redor do jogo se tornou uma constante em uma bolha social do Twitter focada em debates sobre jogos. Parte do público colocou o jogo em um pedestal inatingível de críticas e como um exemplo de perfeição da indústria, que atraiu os olhares para pessoas que não estão habituadas com a mídia. Em contrapartida, críticas ao jogo foram levantadas justamente como uma resposta à esse enaltecimento exacerbado, tornando a discussão sobre The Last of Us uma polêmica constante nas redes sociais.
No ShowmeCAST 125 discutimos um pouco sobre nossa visão em relação ao impacto que o jogo teve na indústria e como as diferentes abordagens a uma arte, tendo em vista as referencias pessoais de cada indivíduo, podem moldar nossas opiniões e experiências.
Adaptação para TV
Nesse mês de janeiro está sendo lançada a série pela HBO de The Last of Us. Talvez a adaptação de um jogo mais aguardada pelo público e que atingiu a segunda maior audiência de estreia de uma série no canal. Com a proposta de ser uma experiência similar ao jogo, a série apresentará essa narrativa de Joel e Ellie para pessoas que não jogaram o jogo e promete agradar aos fãs pela alta fidelidade das cenas e dos acontecimentos, de tal forma a mostrar os personagens que o público tem tanto carinho a partir de uma outra mídia em uma nova linguagem.
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