Sherlock é uma série de TV da BBC que ganhou prestígio por reunir alta qualidade em tudo o que faz. O elenco é impecável, com Benedict Cumberbatch (Sherlock Holmes) e Martin Freeman (John Watson) nos papéis principais. O roteiro é inteligente e envolvente. Mas, dificilmente, o programa teria tanto sucesso sem o olhar incomparável dos criadores. E isso se tornou mais evidente que nunca no segundo episódio da quarta temporada.
Intitulada The Lying Detective (O Detetive Mentiroso, em tradução livre), a história obriga Sherlock a superar um desafio maior do que o que está habituado. Sua saúde está ruim como nunca, graças ao abuso de narcóticos. Com isso, seu estado físico perturba uma mente que já é confusa o suficiente.
A narrativa tira todo proveito das alucinações do gênio mais louco (e vice-versa) da TV e entrega uma aula de cinematografia e edição. Mais do que isso, mostra que é possível exibir um visual que impressiona sem lançar mão de computação gráfica.
O episódio entra de vez na mente de Sherlock Holmes, mais do que no tiro à queima roupa em His Last Vow. E, para isso, abusa de truques de câmera e edição para fazer o espectador mergulhar no raciocínio genial do personagem.
Sherlock em uma cena
Uma cena condensa toda essa capacidade narrativa. Em exatos três minutos e 42 segundos, a série usa diversos recursos e experimentações para explicar uma única dedução.
São flash backs com mudança de cores e lentes, câmeras em diferentes pontos de vista e troca de cenários instantânea. Isso tudo somado a dicas dentro do roteiro que servem de estopim para chegar à conclusão. A cena fecha com uma variação de perspectiva conforme a mente drogada de Sherlock descobre que já não está mais no mesmo lugar.
No episódio, o penúltimo lançado pela BBC, Sherlock chega a um dos níveis mais altos de qualidade. Talvez desde a “morte” do detetive em The Reichenbach Fall. São uma hora e meia dignos de apreciação. Um episódio divertido como a maioria e que, ao mesmo tempo, torna admirável a capacidade dos criadores de realizar um verdadeiro cinema-para-TV.
O canal Nerdwriter, no YouTube, publicou um vídeo que explica todos os méritos da série em uma das cenas de The Lying Detective. Se você já assistiu – ou não se importa com spoilers –, não deixe de conferir:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=bfFgnJoLiQE]
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.