Ao contrário do que o senso comum pensa, a Samsung não é somente uma marca de smartphones, mas uma das maiores empresas mundiais no ramo de tecnologia. Agora a gigante sul-coreana anunciou que aqueles que utilizam seus smartphones vão ter muito em breve acesso a conexão via satélite para quando estiverem fora da área de cobertura de redes móveis.
A conexão entre smartphones e um satélite acontecerá por meio do próprio processador desenvolvido pela empresa, o Exynos, que já é usado em muitos dispositivos da Samsung. O foco será levar conexão à internet para áreas remotas onde o sinal móvel não alcança ou funciona de forma precária.
“Este marco se baseia em nosso rico legado em tecnologias de comunicação sem fio, após a introdução do primeiro modem 4G LTE comercial do setor em 2009 e do primeiro modem 5G do setor em 2018”
Min Goo Kim, vice-presidente de desenvolvimento de processadores de comunicação da Samsung Electronics
Até o momento, esse tipo de conexão permite somente interações que não demandem uma rede muito potente – como chamadas de emergência e mensagens de texto – mas a Samsung garante que em pouco tempo sua tecnologia de satélite conseguirá sustentar o envio de fotos e vídeos, expandido as possibilidades desse tipo de conexão.
É interessante citar que esse tipo de conexão também será muito útil em caso de locais atingidos por tragédias naturais, ou então em ambientes em conflitos, como a trágica guerra na Ucrânia. Um dos maiores problemas dos ucranianos é a falta de conexão à internet, e esse problema havia sido temporariamente resolvido por Elon Musk utilizando exatamente a internet de seus satélites, o Starlink.
Considerando que nos dias de hoje não são muito raros os locais sem cobertura de rede nos principais países que se utilizam de smartphones em massa, por ora, devido à baixa força dessas conexões, elas serão muito interessantes para casos extremos, até que a banda possa de fato apresentar uma conectividade mais forte, capaz de sustentar outras utilizações.
No Brasil, por exemplo, 98% da população tem acesso a rede 4G atualmente, o que é positivo quando pensamos que essa conexão é rápida o suficiente para utilização básica, mas quando pensamos no 5G, que é a rede mais atual, já estamos falando de uma rede que basicamente se limita às capitais.
Falando assim fica até estranho pensar que as empresas já falam e se preparam para a chegada do 6G.
“A Samsung pretende assumir a liderança no avanço dos ecossistemas de comunicações híbridas terrestres-NTN em todo o mundo, em preparação para a chegada do 6G.”
Min Goo Kim, sobre o sistema NTN
Apple também já lançou conexão via satélite
Para aqueles que são fãs da maçã, o serviço de conexão via satélite para emergências já está disponível na linha iPhone 14. O serviço, entretanto, está restrito a alguns países do Hemisfério Norte.
A empresa lançou sua tecnologia nos EUA e no Canadá e foi rapidamente a expandindo para França, Alemanha, Irlanda e Reino Unido. Quando a conexão via satélite é ativada, o usuário pode enviar mensagens de urgência, fazer ligações para serviços de apoio e usar a localização de forma básica, sendo muito útil para casos excepcionais.
O satélite utilizado pela Apple é da rede Globalstar e mais futuramente a empresa também pensa em aumentar o funcionamento da rede, a expandindo tanto para outros países como para uma cobertura de rede mais expansiva quanto ao compartilhamento de imagens e vídeos.
Veja também
Qualcomm lança SOS via satélite para celulares Android
FONTE: TechCrunch+
Revisado por Glauco
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Rainha, kinga
Eita como inova
amei 🤣🤣🤣🤣 inovação incrivel
muito show
so de imaginar q se tivesse isso plmns um ou 2 anos antes ja teria salvado mais de 1Mi de problemas
tecnologia só evolui
Samsung amassa muito
Já passou da hora de acabar com as operadoras
finalmente!
Que iniciativa necessária da Samsung, parabéns!!!!! No mundo em que vivemos hoje vc não ter um sinal de internet ou chip para uma ligação nos faz regredir bastante.
Chegou um pouco tarde, agora já tive que trocar de operadora 🙁
Enquanto isso, a Claro não pega nem na cidade