Em 2017, para o lançamento dos Galaxy S8 e S8 Plus, que trouxeram novidades interessantes para o ecossistema de aparelhos da Samsung, já havia planos de adotar o leitor de digitais sob a tela.
A ideia não foi para frente nessa geração, nem nos recém-lançados Galaxy S9 e S9 Plus. Porém, novos rumores sugerem que a estreia desse recurso ficará a cargo do Galaxy Note 9 e que a Samsung já teria, inclusive, registrado uma nova patente para esse tipo de leitor de digitais.
Seguindo os passos da VIVO
A primeira companhia a anunciar um smartphone com leitor de digitais sob a tela foi a vizinha de continente da Samsung, a chinesa VIVO, com o VIVO X20 Plus UD, anunciado durante a CES 2018.
A primeira patente de leitor de digitais sob a tela registrada pela Samsung é idêntica a utilizada pelo aparelho da VIVO. Consiste em uma tecnologia de impressão digital óptica. Funciona da seguinte maneira: quando um usuário pressiona levemente a tela, o sensor de reconhecimento de impressão digital emite uma luz e se prepara para digitalizar a impressão digital.
Devido a variação das linhas dos dedos, cada um receberá um emissão de luz diferenciada no ato do cadastro. Então, quando o usuário aciona o sensor, é formada a imagem da impressão digital de acordo com a luz refletida. Caso estejam de acordo com o que está armazenado, ou seja, as informações pré-configuradas, o aparelho realiza o desbloqueio.
Porém, a Samsung não utilizará mais essa patente. A companhia teria registrado uma nova, segundo informações do 91 Mobiles, que seguiria os passos do Synaptics Clear ID no Vivo X21UD.
Nesta nova variante, o sensor identifica a impressão digital do usuário usando a propriedade emissora de luz do painel AMOLED do aparelho, para, em seguida, enviar as informações para o processador do telefone que então realizará a autenticação.
Previsão de chegada ao mercado
Ainda não há nenhuma confirmação por parte da Samsung sobre a aplicação do leitor de digitais sob a tela nos seus próximos aparelhos. Talvez o primeiro modelo a receber seja realmente o Galaxy Note 9. Pode ser também que esse recurso chegue somente no ano que vem, com o lançamento do Galaxy S10. Vamos aguardar.
Você é a favor da aplicação do leitor de digitais sob a tela? Deixe sua opinião abaixo nos comentários.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.