Índice
Durante evento realizado na cidade de São Paulo para jornalistas e criadores de conteúdo, a Samsung lançou a solução de iniciativa brasileira que permite aos donos de smartphones bloquear a tela de seus celulares perdidos ou roubados em menos de um minuto.
O processo pode ser feito online ou por chamada telefônica e, caso recupere o smartphone, é possível voltar a fazer o uso normalmente. Confira todos os detalhes do Cadeado Galaxy agora mesmo.
Recurso desenvolvido no Brasil
A funcionalidade Cadeado Galaxy foi desenvolvida pela Samsung Brasil e, até o fechamento desta matéria, estava disponível apenas nas terras tupiniquins. É esperado que outros países da América Latina e restante do mundo também recebam o serviço, mas, pelo menos por agora, o Cadeado Galaxy pode ser ativado apenas por clientes brasileiros.
Nossos smartphones oferecem experiências seguras e privacidade dos dados por meio da proteção Samsung Knox. Mas como acreditamos que é possível ir além e inovar em tudo que fazemos, inclusive em segurança, criamos o Cadeado Galaxy, que é mais um serviço que oferece comodidade para as pessoas ao manter os seus dados mais importantes sempre protegidos. Com um serviço nativo e impossível de ser removido, trazemos uma camada extra contra golpes e uso mal-intencionado das informações.
Eduardo Santos, diretor de mercado corporativo da divisão de Mobile Experience da Samsung Brasil
Como funciona no formato online ou por meio de central telefônica que dispensa a necessidade de humanos, o processo de bloqueio remoto pode ser feito 24 horas por dia, sete dias por semana. Quem encontrar o aparelho bloqueado não conseguirá desligar o modelo, já que as teclas também ficam inutilizáveis.
Bloqueio realizado via IMEI
Serviços como o Find My Device, do Google, e SmartThings Find, da própria Samsung, são ótimos para quem teve seu celular perdido ou roubado. E para complementar ainda mais a segurança, a fabricante dos smartphones Galaxy agora permite que, por meio da assinatura do serviço, seus clientes consigam bloquear a tela e o acesso ao que está salvo no smartphone, caso tenha sido perdido ou roubado.
A empresa explica que em vez de apenas realizar uma restauração completa do sistema para que os dados sejam apagados, o Cadeado Galaxy — como o nome sugere — bloqueia a tela do aparelho cadastrado na conta, impedindo o acesso ao seu conteúdo. O processo de bloqueio e desbloqueio, no total, leva menos de um minuto.
Outro detalhe importante desta novidade é que ela acontece dentro da plataforma Knox, exclusiva da Samsung. Esta é a repartição separada do armazenamento interno do celular em que todas as informações pessoais, como senhas, dados de cartão de crédito e o que mais você considera como conteúdo sensível, ficam salvas.
Como ativar?
O processo de ativação do cadastro é simples e leva menos de 10 minutos para ser finalizado. Veja:
- Primeiramente, você precisa acessar o site oficial do Cadeado Galaxy por meio de seu smartphone da Samsung;
- Basta informar o IMEI do dispositivo, que pode ser encontrado na nota fiscal ou caixa do aparelho, ou ao pressionar *#06# no aplicativo do Telefone;
- Caso não faça parte da lista de modelos que ganharam 2 anos do serviço, então basta escolher um dos planos e informar a forma de pagamento;
- Informações pessoais serão solicitadas, como seu e-mail e CPF. Uma senha também precisará ser criada neste momento;
- Será solicitado que você faça o reconhecimento facial logo em seguida;
- Quando isso estiver finalizado, você então já pode realizar o desbloqueio/bloqueio remoto de smartphones.
Será possível cadastrar 12 aparelhos em uma mesma conta, mas é necessário contratar uma assinatura do serviço Cadeado Galaxy para cada um deles.
Promoção especial para modelos premium e preços
O serviço de desbloqueio e bloqueio remoto dos smartphones Galaxy não é gratuito, mas quem tem um dos modelos premium abaixo pode aproveitar 2 anos do Cadeado Galaxy de forma gratuita. São eles:
- S23 5G, S23+ 5G e S23 Ultra 5G;
- S22 5G, S22+ 5G, S22 Ultra 5G;
- S21 FE 5G;
- Z Fold3 5G;
- Z Fold4 5G;
- Z Flip3 5G
- Z Flip4 5g.
Já quem não tem um dos modelos acima, pode optar por realizar a contratação de um dos planos: a cobertura por um ano custa R$ 39,90 e a cobertura por dois anos custa R$ 59,90. Além disso, quem fizer a assinatura de um dos pacotes do serviço Samsung Care+ a partir de 19 de julho de 2023 terá a proteção Cadeado Galaxy por dois anos.
Processo de desbloqueio e bloqueio remoto via site ou telefone
Após ter realizado o cadastro do smartphone no serviço, basta acessar o site do Cadeado Galaxy e fazer o login com sua conta e senha cadastradas no ato de contratação. Em seguida, basta selecionar o modelo e realizar o bloqueio ao clicar no botão Bloquear.
Outra forma de bloquear ou desbloquear um aparelho é por meio do telefone 4004-0000 (para capitais) ou 0800-555-000. Então, basta digitar a tecla 3, digitar o CPF ou CNPJ conectado com a conta e a senha de 6 dígitos. O sistema identificará o IMEI do smartphone logo em seguida e o bloqueio remoto ou desbloqueio será realizado.
A conexão com a internet do aparelho que foi roubado ou perdido precisa estar ativa. Mas caso não esteja, a solicitação da tela fica pendente no sistema e assim que o modelo se conectar à internet via redes móveis ou Wi-Fi, o bloqueio (ou desbloqueio) será validado. Para uma proteção mais completa, vale a pena utilizar o eSIM para evitar que o chip da operadora seja removido, interrompendo a conexão com a Internet.
Quais modelos estão elegíveis para o Cadeado Galaxy?
Nem todos os modelos de smartphones já lançados pela Samsung no mercado brasileiro podem ser cadastrados no serviço de segurança. A companhia ressaltou que é necessário seguir os seguintes requisitos para que o processo funcione de forma assertiva:
- Ter Android 10 ou superior;
- O aparelho precisa ser fabricado no Brasil;
- É necessário que o smartphone tenha o software original da Samsung (One UI);
- O aparelho não pode ter reserva de domínio ou gestão empresarial.
De uma forma geral, celulares lançados pela empresa coreana no Brasil a partir de 2021 podem ser cadastrados na solução de segurança que inutiliza o modelo em menos de um minuto. A Samsung disse que mesmo que não tenha acesso ao plano gratuito de dois anos, os clientes podem fazer a contratação por fora e adicionar uma camada de segurança a tudo o que está salvo nos smartphones.
O que achou de novidade? Ativou ela em seu smartphone Galaxy? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
Como usar a Pasta Segura da Samsung para apps e arquivos
Revisado por Glauco Vital em 19/7/23.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.