Índice
Conhecida em smartphones, a plataforma Samsung Knox faz muito mais do que deixar suas fotos, vídeos e senhas em total segurança. A funcionalidade também funciona em mais aparelhos do ecossistema SmartThings para dispositivos conectados e mantém seus hábitos e os de sua família em total privacidade, com a Smart TV sendo utilizada como central de controle. Entenda os detalhes.
O que é a plataforma Samsung Knox?
O trabalho do Samsung Knox é focado em permitir que cada dispositivo tenha suas informações separadas e, no caso de uma possível invasão ou instalação de malware, os dados não serão acessados. De uma forma simplificada, as informações sensíveis ficam salvas em uma repartição separada e somente podem ser vistos/copiados após uma validação de identidade dos usuários.
Além da verificação de duas etapas, a Samsung ressalta que sua plataforma conta com segurança em nível profundo, atualizações frequentes do sistema operacional, proteção às chaves de criptografia, revisão de saúde de sistema e um time chamado de “hackers do bem”, que procuram por possíveis brechas que podem ser corrigidas antes que pessoas mal intencionadas descubram.
Nos smartphones, a solução é bastante vista na prática com o uso da Pasta Segura, que fez sua estreia em 2018, no lançamento do Galaxy Note 9, e protege fotos, documentos e aplicativos com uma camada extra de segurança. Mas o trabalho da camada de segurança atua em todas as partes do smartphone: uma verificação de malware é feita de tempos em tempos e todos os arquivos salvos no armazenamento no celular. E isso também se aplica para aparelhos como smart TVs, robô aspirador, geladeira, máquina de lavar, ar-condicionado e até mesmo o forno.
Uso na casa conectada
Por meio do sistema operacional Tizen instalado nas smart TVs Samsung, a empresa permite que a troca de dados entre os aparelhos seja feita de forma segura e sem ameaças. Tudo pode ser compartilhado com total segurança, afirma a empresa: senhas, hábitos de uso e demais dados que falam sobre o dia a dia dos usuários.
E isso acontece tanto via hardware, quanto via software: além dos dados ficarem salvos em uma repartição segura do armazenamento interno da smart TV, há uma segunda camada de proteção que exige a verificação de identidade via PIN de sua Samsung Account. A empresa ressalta que o processo é feito sempre que alguém tenta acessar os dados salvos.
O Samsung Knox para smart TVs também é atualizado constantemente, assim como nos smartphones: tal ação permite que as ameaças mais recentes não se tornem um problema para quem deseja manter tudo em total segurança.
Detecção de phishing em sites
Smart TVs possuem navegadores para quem deseja acessar sites que não possuem aplicativos próprios e aqui mora o perigo: hackers podem criar cópias quase perfeitas de páginas famosas para que seus dados sejam roubados em menos de cinco minutos. Para evitar isso, o Samsung Knox para smart TVs também conta com uma ferramenta que detecta estes golpes e impede que você digite seus dados.
É claro que todo cuidado é pouco, mas existem sites tão bem feitos que a proteção se faz mais que necessária. A navegação pode ser feita de forma segura e mesmo que hackers tentem acessar suas informações após o site ter sido fechado, a Samsung segue mantendo todas as suas informações e as de quem mora com você em segurança.
Vale lembrar que este trabalho também é feito nos smartphones da empresa coreana e, dessa forma, é possível ter acesso a um ecossistema seguro em todas as bordas: desde o smartphone até a casa conectada.
Você sabia que o Samsung Knox também funcionava em smart TVs da empresa? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
Samsung lança linha Big TVs com QLED 98″ e OLED 77″
Com informações: Samsung Newsroom
Revisado por Glauco Vital em 28/9/23.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.