Um SSD de 4TB não é exatamente uma novidade para a Samsung. Há alguns anos, a empresa lançou a sua primeira tentativa, mas devido ao preço exorbitante, o drive acabou se tornando apenas um peso nas prateleiras. Não obstante, a Samsung já prometeu que iniciou uma nova produção em massa de novos SSDs com memória QLC de 4TB para os consumidores e que esse serão mais acessíveis e baratos, mesmo que não tenha revelado quão mais barato.
SSD com mais densidade, mesma velocidade
Uma das preocupações a respeito do armazenamento QLC NAND, de 4 bits por célula, é que ele geralmente sacrifica a velocidade para aumentar sua densidade, porém a empresa afirmou que os novos drivers terão a mesma velocidade de 540MBps de leitura sequencial e 520MBps de escrita sequencial já vista nos drivers existentes.
Ele fará parte de uma nova família de drives de armazenamento, que também terão opção de 1TB e 2TB. Todos também contarão com uma garantia de 3 anos prometida pela Samsung e o lançamento dos primeiros acontecerá apenas no ano que vem.
Segundo Jaesoo Han, vice-presidente executivo de vendas de memórias da Samsung:
O novo SSD SATA de 4-bit da Samsung vai representar uma massiva mudança para os consumidores de SSDs com 1TB ou mais. Conforme nós expandimos nossa linha através de segmentos de consumidores para o empresarial, os produtos de SSDs de 4-bits de 1TB ou mais irão se espalhar rapidamente por todo o mercado.
Cartões de memória
A empresa também comunicou, em sua nota para a imprensa, que irá utilizar a mesma tecnologia dos drivers para produzir cartões de memória de 128GB mais eficientes, e que pretende liderar o mercado nesse segmento. Atualmente a maioria dos smartphones já estão vindo com memórias internas bastante satisfatórias e inclusive alguns rumores sugerem que o próprio Galaxy Note 9 da empresa que será lançado no dia 09 de agosto, virá com 512GB. Porém, não parece que isso vai significar, ao menos por agora, o fim do uso dos cartões de memória.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.