Hoje a Samsung anunciou que um ataque hacker invadiu seus servidores e roubou o código-fonte do Galaxy, sua linha de smartphones e demais dispositivos conectados. O grupo responsável se denomina Lapsus$ e, recentemente, também havia hackeado a NVIDIA, empresa voltada para a área de tecnologia em placas de vídeo. No caso da Samsung, foram compartilhados 200 GB de dados roubados, com informações sobre criptografia e desbloqueio por biometria nos aparelhos Galaxy.
Falha na segurança
No comunicado sobre o roubo do código-fonte do Galaxy, a Samsung não confirmou ou negou a identidade do grupo responsável pela ação, assim como não comentou sobre os dados que haviam sido roubados relativos ao desbloqueio por biometria e criptografia. Apesar disso, a empresa informou que nenhuma informação pessoal envolvendo funcionários ou clientes havia sido roubada.
Entre outros afetados, o parceiro de chips da Samsung, a Qualcomm, também teve o código-fonte de seus componentes acessados. Apesar do susto, clientes da empresa não precisam se preocupar, uma vez que eles se disponibilizaram a atender aos chamados e ainda informaram que a segurança interna das operações foram reforçadas. E se você ainda ficar em dúvida, vale a pena atualizar sua senha de acesso à autenticação em dois fatores.
Além da Samsung
Já sobre a invasão da Nvidia, o grupo Lapsus$ tenou chantagear a empresa, ameaçando vazar informações online que haviam sido roubadas, a menos que a empresa removesse o limite de criptomineração de alguns GPUs e deixassem os drivers destas placas de vídeo em fonte aberta. Não há informações se o grupo também fez chantagens ou ameaças à Samsung.
Veja também:
E por falar em hackers, é possível que o desbloqueio do PS5 esteja próximo.