Índice
Sendo um dos grandes lançamentos da Samsung em 2023, o Galaxy Z Fold5 está previsto para ser lançado em breve, mas ainda não conta com uma data certa de lançamento. Porém, observando os outros lançamentos da linha Z Fold, é possível que em agosto o novo smartphone seja lançado.
Uma data importante, aliás, é o dia 1º de fevereiro deste ano. É quando acontece o Galaxy Unpacked, com os novos modelos da Samsung de forma oficial. Em relação ao evento e aos modelos dobráveis que vamos conhecer em breve, tudo aponta para a chegada de atualizações em termos de durabilidade, novos recursos de software e câmeras oferecidos pelo processador mais potente.
[Atualização]: Marcamos presença no evento Samsung Galaxy Unpacked 2023 e preparamos um resumo no nosso canal com todas as novidades apresentadas! Assista:
Tela e design
O atrativo das telas dobráveis da Samsung pode aumentar as vendas da marca nos próximos anos. É o que espera o líder de aparelhos móveis da empresa coreana: segundo Roh Tae-moon, os smartphones dobráveis vão representar mais de 50% do comércio da fabricante de smartphones.
Uma novidade que pode estar no lançamento é o fato de o aparelho ser dobrável tanto para o lado externo como para o lado interno. Essa mudança já aponta uma grande mudança no design.
Em geral, os celulares com formato fold da marca coreana tem um espaço visível na dobradura. Mas rumores indicam que isso não vai acontecer com o lançamento de agosto. A mudança vem com a técnica teardrop-hinge (dobradiça-lágrima, em tradução livre), que vai garantir um fechamento mais plano e suave para o celular.
Processador e memória
Informações oficiais ainda não foram divulgadas pela Samsung, mas a expectativa é que o novo aparelho venha com um processador Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2. Quanto a memória, é possível que ele venha com 12GB de RAM e com armazenamento interno de 256GB, porém sem espaço para expansão com uso de cartão SD.
Quanto ao desempenho, podemos esperar que tenha números próximos ao que serão anunciados com o lançamento da linha Galaxy S23 no começo de fevereiro.
Peso e dimensões
O próximo flagship dobrável da Samsung deverá aumentar um pouco de tamanho. Sua espessura deverá passar dos atuais 6,3mm no Z Fold4 para 6,5mm no Z Fold5.
O novo aparelho também será um pouco mais pesado. Com 12 gramas a mais, as pessoas que procuram aparelhos leves podem ficar um pouco decepcionadas. Já a tela está sendo prevista para ter 7,6 polegadas.
Câmera
Com um sensor GN3 da própria fabricante, a câmera principal do modelo a ser lançado na segunda metade do ano vem com 108MP. Junto a ela, haverá outra com 64MP, tendo zoom óptico de 2x e um disparador com 12MP. Já a frontal também tem apenas 12 MP. Vale lembrar que esses dados ainda estão para serem confirmados em lançamento oficial.
Também não há detalhes se a câmera frontal está na tela externa ou interna do aparelho dobrável. Apesar disso, as tecnologias usadas nessa parte do dispositivo podem aumentar o seu peso de forma significativa.
Acessórios
O Galaxy Z Fold4 possui suporte à caneta S Pen, entretanto o acessório não vem incluído na caixa e precisa de uma capa especial para armazená-la. No Z Fold5, é possível que a empresa integre o acessório ao aparelho, como já ocorre no Galaxy S22 Ultra.
Outras informações sobre acessórios ainda estão para ser divulgadas, mas entre os detalhes divulgados sobre periféricos, esse é o mais importante até o momento.
Disponibilidade e preços do Galaxy Z Fold5
Olhando para outros modelos, vemos valores altos, considerando o câmbio do dólar para o real. Os smartphones anteriores da linha, Z Fold3 e Z Fold4, custaram mais de 9 mil reais. Portanto, é muito provável que um custo nessa faixa seja aplicado ao mais novo lançamento. Com o valor atual da moeda americana, o custo do dispositivo que está para ser lançado fica em mais de R$ 9,1 mil.
Dadas as condições atuais da economia e a situação para adquirir chips, há poucas chances de a Samsung mudar a previsão de preço. Com um aumento, por exemplo, a empresa poderia diminuir ainda mais o alcance dos seus celulares dobráveis.
Em relação à disponibilidade, ainda é muito incerto afirmar quando o smartphone poderia chegar ao Brasil ou mesmo à América Latina. Porém, jornais coreanos informam que os envios de exportação do aparelho podem contar com um volume de 10 milhões de unidades.
Fonte: Android Authority | Phone Arena | Telegana Today | Tudo Celular | Canal Tech
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.