Índice
A Samsung apresentou hoje o Galaxy Fold, primeiro smartphone dobrável da fabricante, durante o Unpacked 2019, em São Francisco (EUA). A expectativa em torno do smartphone dobrável sul-coreana foi grande, e parece que foi atendida.
Inovação nos 10 anos da linha Galaxy
A Samsung inovou mais uma vez. Em comemoração aos 10 anos da linha Galaxy, a campanha da empresa relembrou alguns momentos de sucesso da década, mas o intuito mesmo é de mostrar às pessoas como será daqui para frente. De acordo com a Samsung, o futuro está nos dispositivos flexíveis.
O novo smartphone dobrável da Samsung tem duas opões de tela, podendo ser usado fechado ou aberto. A tecnologia faz com que o usuário tenha a capacidade de escolher navegar em formato tablet (por ter uma tela mais ampla) ou em modo compacto.
O Galaxy Fold tem também um sistema de adaptação de conteúdo para migrar de uma tela para outra sem interferência. Esse recurso faz parte da parceria feita com o Google, que traz uma adaptação exclusiva do seu sistema operacional Android para o aparelho. Graças a nova interface One UI desenvolvida pela Samsung, a maior parte das informações de navegação ficarão na parte esquerda da tela, com a parte direita sendo praticamente exclusiva para a visualização de vídeos, textos e mapas. Além disso, o dispositivo também contém uma tela na parte traseira para ser usada quando o gadget estiver dobrado.
Uma funcionalidade que chama atenção no Galaxy Fold é o sistema multitarefas, permitindo que o usuário utilize três aplicativos ao mesmo tempo na tela desdobrada. O novo recurso recebeu o nome de Multi Active Window.
Tela
Como todos os smartphones dobráveis, o apelo do Galaxy Fold se resume à sua capacidade de ser usado como um tablet ou celular, dependendo da situação. Ele provavelmente parecerá futurista, embora não se saiba como será a qualidade da experiência do software. Em vez de abrir como um livreto, o smartphone exibe um dispositivo que pode ser aberto duas vezes, sendo uma vez para revelar o que parece ser a câmera, e uma segunda vez para transformá-lo em um tablet.
O display exterior do Galaxy Fold terá um tamanho de 4,6 polegadas com proporção 21:9 e resolução de 1940×860 Pixels, exibindo uma densidade de 420ppi. Já a tela em modo tablet terá um tamanho de 7,3 polegadas quando estiver desdobrada. A resolução será maior, de 2152×1536 pixels, e a mesma densidade de pixels da tela menor. A mais alta proteção para os displays está embutida no vidro do aparelho, graças a nova geração do Gorilla Glass.
Processamento
O modelo dobrável da Samsung acompanha um processador Qualcomm Snapdragon 855, o mais atual do mercado para 2019. Sua memória RAM será de incríveis 12 GB e armazenamento interno entre 512 GB e 1 TB. O chipset propietário da Samsung, o Exynos 9820, também deve equipar o aparelho em algumas regiões.
Com tanta tela e processamento, o Galaxy Fold precisará de uma bateria que aguente todas as atividades e funcionalidades do aparelho. Para isso, a Samsung embarcou uma bateria de 4.380Mah para segurar o tanque. Parece muito, mas o aparelho virá com diversas tecnologias de carregamento rápido para durar muito tempo fora da tomada e pouco ao carregar. Faz sentido, haja vista que os recursos visuais do Fold também requerem processamento dobrado.
Preço e disponibilidade do Galaxy Fold
O Galaxy Fold é uma aposta inovadora da Samsung no mundo mobile, e, por isso, não espere um preço tão amigável. O smartphone chegará ao mercado americano no dia 26 de Abril custando a partir de $1980. A data de chegada do aparelho ao Brasil ainda é desconhecida. Para os endinheirados que adquirirem o smartphone dobrável, a Samsung mandará os novos Galaxy Buds de brinde.
Especificações técnicas
- Tela principal: 7,3” QXGA+ AMOLED Dinâmica (4,2: 3) / Tela secundária: 4,6” HD+ Super AMOLED (21: 9);
- Câmera traseira: Ultra-Wide: 16MP, F2 / Wide – Angle: 12MP (2PD), F1.5 / F2.4, Estabilizador Óptico de Imagem (OIS) / Zoom óptico: 12MP, F2.4, OIS PDAF;
- Câmera frontal: Selfie: 10MP (2PD) F2.2 / Profundidade RGB: 8MP, F1.9;
- Câmera externa: 10MP (2PD), F2.2;
- Processador: Qualcomm Snapdragon 855 ou Exynos 9820
- Memória: 12GB RAM (LPDDR4x), 512GB (UFS3.0)
- Bateria: 4.380mAh com: Carregamento Rápido compatível com fio e sem fio; Carregamento com fio compatível com QC2.0 e AFC; e Carregamento sem fio compatível com WPC e PMA.
- Sistema Operacional: Android 9.0 Pie com One UI
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.