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Lançado no Brasil em setembro de 2023, o programa Repara Contigo da Samsung chegou ao Brasil para permitir que os próprios consumidores façam o conserto de seu aparelho da marca, estendendo sua vida útil por mais alguns anos. O Showmetech foi convidado pela empresa para testar a novidade em primeira mão e te conta todos os benefícios de optar por isso agora mesmo.
Você mesmo conserta seu aparelho
Neste primeiro momento, donos de modelos das linhas Galaxy S20, S21 e S22 podem comprar peças para aumentar a vida útil do aparelho que pode estar apresentando algum problema técnico. A empresa coreana disponibiliza traseiras, conectores de carregador e até mesmo telas com novas baterias.
Sobre a troca de tela, quem opta por fazer esta troca também acaba ganhando uma nova bateria, já que estes componentes são conectados e não podem ser trocados separadamente. Ou seja: caso você faça a troca de tela de seu Galaxy S20, que foi lançado há 03 anos, acaba ganhando uma nova bateria original. O programa de autorreparo permite a compra de:
- Conector de carga;
- Fita de colagem da traseira;
- Traseira de vidro;
- Tela (com nova bateria).
Todos que possuem um modelos podem fazer a compra dos modelos, além do kit de reparação, vendido de forma separada no site por R$ 223,00 à vista. A Samsung ressalta que sim, o cliente pode fazer o reparo com suas próprias ferramentas, mas caso não tenha os itens necessários, basta comprar um kit que pode ser reaproveitado em outras oportunidades.
Vídeos explicativos do Repara Contigo
Você deve estar se perguntando como será feita a troca dos componentes quando tudo chegar em sua casa. Mas a boa notícia é que a Samsung também pensou nisso e criou vídeos para auxiliar os clientes, para que tudo seja feito em casa. Caso você seja uma pessoa que prefere seguir cada passo escrito, a empresa também disponibilizou materiais em PDF com ilustrações que ajudam em todo o processo de autorreparo.
É muito importante que você siga todos os passos indicados pela empresa para que nada de errado aconteça. Durante o processo de troca feito pelo Showmetech, levou cerca de duas horas para que a tela e bateria de um Galaxy S22+ fossem trocadas de forma completa, com o aparelho voltando a funcionar como novo ao final do processo.
Um aplicativo que pode ser instalado após a troca dos componentes ser feita também foi lançado pela Samsung: ele permite que um reset de uso para que a nova peça seja tratada como nova pelo sistema operacional. O Samsung Self Repair Assistant está disponível para todos os modelos das linhas Galaxy S20, S21 e S22.
Para onde vão as peças inutilizáveis?
Componentes presentes em smartphones podem ser um problema para a natureza e, pensando nisso, a Samsung indica que, logo após finalizar a troca por meio do Repara Contigo, os clientes podem entrar em contato via chat para saberem como fazer o descarte correto.
Outra opção é deixar as peças antigas em alguma loja física da Samsung, que contam com pontos de coleta que garantem o descarte correto e sem agredir a natureza. A iniciativa EcoTroca também é interessante e até pode gerar descontos de até R$ 3 mil na compra de novas smart TVs e eletrodomésticos.
O programa de autorreparo da Samsung chega para dar uma nova vida a aparelhos que podem estar quebrados e a empresa também confirmou que a novidade está chegando para mais linhas. Nos EUA e Europa, é possível encontrar peças para os Galaxy Tab S7 e Galaxy Book 15. Modelos mais baratos, como os Galaxy M e Galaxy A ainda não possuem suas peças de reparo colocadas à venda.
O que achou da iniciativa? Diga pra gente nos comentários!
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Revisado por Glauco Vital em 13/11/23.
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Bom dia. E como fica a questão de resistência à água e poeira (IP67) que, no caso da autorizada Samsung é realizado um teste relativamente complexo com a necessidade de ferramentas (que não estão contidas no kit de reparos, vendido pela marca) para atestar que essas características técnicas sejam mantidas ao final do reparo… No caso do “self-service reparo” como seria feito esse testa e eventuais correções, caso o mesmo não passe no teste??