Índice
A nova tendência em segurança de dispositivos conectados para 2023 e o novo ano são as passkeys, também chamadas de chaves de acesso. Na prática, você passará a usar dados biométricos ou PINs em vez de digitar as senhas em diversos sites. Isso traz maior segurança para o dia a dia e evita que seus dados sejam compartilhados com qualquer pessoa.
Para o ano de 2024, com o lançamento da One UI 6, a Samsung prepara a implementação para seus dispositivos para que os dados fiquem ainda mais seguros. Conversamos com Shin Baik, engenheiro principal da equipe de segurança do Mobile eXperience Business da Samsung para saber como isso acontecerá na prática. Confira todos os detalhes.
O que são passkeys?
Essa é uma forma desenvolvida pelo Google e outras empresas como Apple e Microsoft para evitar que os usuários digitem senhas em cada um dos sites que usam no dia a dia. Em vez da digitação tradicional que conhecemos, acontece uma validação de identidade, que pode ser uma leitura de impressão digital ou íris, reconhecimento facial ou PIN.
Esta confirmação acontece sempre via smartphone, mas caso esteja usando um computador, basta escanear o QR code com o celular para que a chave de acesso seja importada. O recurso foi desenvolvido para que uma mesma “chave” seja utilizada em diversos sistemas operacionais, com todas as companhias que fazem parte do FIDO Alliance e do W3C.
O uso em dispositivos Samsung
A plataforma Knox da Samsung, que ficou mais famosa em smartphones, mas também funciona em smart TVs, ganhará uma nova camada que levou o nome de Knox Matrix, anunciada em maio de 2023. Na prática, os dispositivos conectados de uma mesma casa ou rede trabalham para proteger mutualmente. A troca de informações é feita em ambiente seguro e, toda vez que as senhas ou informações pessoais são solicitadas, o sistema exige que uma identificação de segurança seja realizada.
A Samsung também desenvolveu novas maneiras de gerenciar e proteger identidades e credenciais para um futuro mundo hiperconectado em vários dispositivos, na forma de chaves de acesso: credenciais digitais que marcam um passo significativo em direção a um futuro sem senha, onde as chaves de acesso substituem as senhas tradicionais e podem ser usadas como autenticação para sites e aplicativos.
Shin Baik, engenheiro principal da equipe de segurança do Mobile eXperience Business da Samsung
Shin ressaltou que as chaves de segurança serão implementadas com o lançamento da One UI 6, baseado no Android 14. O Samsung Pass será atualizado para utilizar as chaves de acesso como métodos de autenticação do usuário em diversas partes do dia a dia: smartphones, sites e aplicativos que exigem um login.
Pode-se dizer que, de uma certa forma, uma funcionalidade parecida com as chaves de acesso já pode ser vista nos smartphones Galaxy. O Samsung Pass, que armazena todas as senhas do usuário, apenas libera o preenchimento automático após uma autenticação via impressão digital, leitura de íris ou digitação ser realizada. O “problema” atual é que as senhas ainda precisam ser digitadas, mas isso será uma coisa do passado com a implementação das chaves de acesso ao sistema da Samsung.
Além da premiada plataforma de segurança Samsung Knox, os usuários do Galaxy também têm a opção e a transparência para acessar seus controles de segurança e privacidade por meio do Painel de Segurança e Privacidade (em Configurações). O Painel dá acesso ao App Protection (desenvolvido pela McAfee), que manterá seu telefone seguro de qualquer malware.
Shin Baik, engenheiro principal da equipe de segurança do Mobile eXperience Business da Samsung
Benefícios das chaves de acesso no Android
A plataforma Knox, implementada pela Samsung pela primeira vez em 2013, funciona como um verdadeiro cofre de informações pessoais dos usuários. Um dos exemplos mais práticos é o da Pasta Segura, que armazena fotos, vídeos, aplicativos e demais arquivos em uma repartição segura que só pode ser acessada por meio da validação de identidade. Como nova geração, o uso de passkeys pode trazer:
- Uso mais rápido: os usuários podem economizar tempo digitando o nome de usuário da conta no dispositivo, selecionando rapidamente a conta na qual desejam fazer login;
- Uso mais fácil: depois que as chaves de acesso são registradas, os usuários podem facilmente transferir os dados para um novo dispositivo conectado, sem a necessidade de se criar novas chaves de acesso;
- Uso mais seguro: as chaves de acesso funcionam apenas nos sites e aplicativos registrados dos usuários, garantindo proteção contra ataques de phishing de sites ou aplicativos maliciosos.
Com a One UI 6, as chaves de acesso também poderão ser mantidas sob segurança até que condições específicas sejam atendidas – como por exemplo, um PIN, senha ou padrão de tela de bloqueio do dispositivo anterior de um usuário é inserido em seu smartphone Samsung Galaxy. Essas funções de garantia atualizadas no Knox Matrix eliminarão a necessidade dos usuários lembrarem as senhas atuais ou redefinirem as esquecidas, proporcionando conveniência e maior segurança ao compartilhar credenciais entre dispositivos conectados.
Shin Baik, engenheiro principal da equipe de segurança do Mobile eXperience Business da Samsung
Chaves de acesso também estarão em dispositivos da casa conectada
A plataforma Knox também funciona em dispositivos conectados e, neste caso, a smart TV funciona como central de segurança para que todos os dados fiquem em segurança. Com o lançamento das chaves de acesso, os smartphones serão utilizados como tokens de validação e será necessário que a identificação seja realizada pelo smartphone para que os dados pessoais sejam inseridos na smart TV.
As chaves de acesso também funcionarão eventualmente com TVs Samsung, geladeiras Family Hub e outros dispositivos que não possuem sensores biométricos. Os usuários poderão fazer login em aplicativos e sites usando os sensores biométricos de seus dispositivos Galaxy. Este recurso também faz parte dos padrões FIDO e será compatível quando um navegador nesses dispositivos começar a suportar FIDO2 CTAP, que descreve como o navegador e o dispositivo conectado, por exemplo. Dispositivo Galaxy, comuniquem-se entre si por BLE, NFC e USB.
Shin Baik, engenheiro principal da equipe de segurança do Mobile eXperience Business da Samsung
Como já dissemos em nossa matéria sobre o uso do Knox na casa conectada, atualmente os dados ficam salvos em uma repartição que requer o login via Samsung Account. Com a novidade, os smartphones e tablets serão a porta de entrada para que as senhas sejam inseridas nos dispositivos.
Antivírus são necessários em smartphones Android?
Nossa conversa com o chefe de segurança da Samsung foi finalizada com uma pergunta que, com toda certeza, você ainda tem muitas dúvidas ao tentar responder. Mas vale lembrar que apesar de muitas ameaças e aplicativos falsos que surgem, o Android ainda é bastante seguro devido às empresas sempre enviarem pacotes de segurança com periodicidade quase mensal. Shin Baik ressaltou que no caso de smartphones Galaxy, os aparelhos da Samsung são ainda mais seguros devido à plataforma Knox.
Em todas as camadas dos nossos dispositivos Samsung Galaxy, nossos recursos de segurança garantem que os dados confidenciais e sensíveis permaneçam seguros, não importa onde sua vida o leve. O seu dispositivo também está protegido de dentro para fora e em tempo real e esta é uma proteção da qual você pode ter certeza.
Shin Baik, engenheiro principal da equipe de segurança do Mobile eXperience Business da Samsung
Conforme a comparação do executivo, o Samsung Knox funciona de forma semelhante ao Windows Defender da Microsoft: integrado ao sistema operacional e funcionando sempre em segundo plano.
O Samsung Knox também é uma das plataformas de segurança mais confiáveis do mundo, com mais certificações governamentais e industriais do que qualquer outro dispositivo, plataforma ou solução móvel do mercado. É necessária uma abordagem holística para garantir que as informações dos usuários sejam protegidas em todos os níveis, desde o chipset até o sistema operacional, aplicativos e redes, para fornecer proteção verdadeira de ponta a ponta em todo o ecossistema Galaxy.
Shin Baik, engenheiro principal da equipe de segurança do Mobile eXperience Business da Samsung
Você usa a plataforma Knox em seu dia a dia? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
Como usar o Google Authenticator
Revisado por Glauco Vital em 6/10/23.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.