Índice
Lançado essa semana, o Galaxy S21 FE, da Samsung, traz para a família S21 um modelo de smartphone que reúne várias características que os usuários adoram nessa linha em um só aparelho. Ano passado vimos também o Galaxy S20 FE, mas fica a pergunta, o que significam essas edições FE? Em entrevista com Renato Citrini, gerente sênior de produtos da Samsung Brasil, tiramos algumas possíveis dúvidas sobre este modelo intermediário da linha premium. Vem conferir com a gente!
Proposta do modelo FE
Tendo como base o primeiro modelo, o Galaxy S20 FE, vimos que a ideia era oferecer ao usuário uma alternativa mais em conta da linha S20, mas que também traria consigo alguns aspectos premium. Mais ou menos um smartphone que fosse um pouco mais caro que o S20, mas que também apresentasse recursos do S20 Ultra, e essa ideia deu tão certo que a Samsung decidiu lançar este mesmo modelo esse ano, com o Galaxy S21 FE.
“FE” significa Fan Edition (“Edição de Fã“, em tradução livre), fazendo jus sobre o conceito que a empresa aplicou para a construção do smartphone, que foi justamente recebendo feedback de seus usuários via pesquisas, software e até mesmo via redes sociais, quando comentam sobre o que mais amam nos smartphones da linha premium. Desse modo, a empresa inseriu neste modelo recursos de alta qualidade com um preço que costuma ser menor.
Comparando com o S21
Perguntamos se o Galaxy S21 FE pode ser considerado um modelo mais atualizado do Galaxy S21, e Citrini nos respondeu que não… necessariamente. Independente do modelo da família S, seja ele o S21 ou o S21 FE, o que vai prevalecer é o gosto do usuário. Em alguns pontos como câmera ou tela, por exemplo, há especificações que podem ser mais vantajosas em um do que em outro aparelho.
O Galaxy S21 tem a tela menor, com 6,2 polegadas, o que pode atrair um público mais específico, já o Galaxy S21 FE traz 6,4 polegadas na tela, uma investida para usuários que costumam usar o smartphone de forma mais ativa diariamente, de acordo com as informações da empresa.
Câmera
Já o Galaxy S21 FE não tem uma câmera traseira tão potente quando o Galaxy S21; por outro lado — e ainda segundo o feedback dos usuários à empresa –, quem utilizou a linha S21 acabou usando bastante a câmera frontal. Dessa maneira, a Samsung decidiu investir também nesse aspecto, trazendo uma câmera frontal de 32 megapixels — enquanto o Galaxy S21 conta com 10 MP de resolução na câmera frontal. O fato de você ter mais potência na câmera frontal também te traz mais próximo do Galaxy S21 Ultra.
Mesmo que não tenha a mesma potência quando nos referimos à câmera traseira, ainda assim o Galaxy S21 FE traz consigo alguns recursos vistos no Galaxy S21. Entre eles podemos citar o Modo Noturno, Modo Retrato e o Modo de Gravação Dupla, ambos inclusos no Galaxy S21 FE e que elevam a experiência do usuário em alternativas sobre como capturar momentos em vídeos ou fotos.
Design
Eu cheguei a testar um pouco do Galaxy S21 FE e pude atestar que ele é um pouco mais fino e mais leve que o Galaxy S21, possuindo, inclusive, menos de 8 mm de espessura. Na parte traseira, a saliência das câmera é mais discreta, quando comparamos com a linha Galaxy S20, sendo suas curvas mais suaves e não tão acentuadas. Além disso, o modelo ainda conta com quatro cores disponíveis, sendo elas o Verde Oliva, Lavanda, Grafite e Branco.
Tela
O Galaxy S21 FE conta com 6,4 polegadas na tela e resolução FHD+, e assim como os outros modelos da linha S21, ele pode ser ajustado para ter a taxa de atualização a 120 Hz, nível que confere mais suavidade e fluidez à experiência. De acordo com a Samsung, a tecnologia vista no display do Galaxy S21 FE, o Corning Gorilla Class Victus, é a mais resistente já vista em smartphones produzidos pela empresa.
Processador e software
Este novo smartphone também virá com o mesmo processador que já vimos na linha S21, o Exynos 2100. Por enquanto, a empresa ainda não tem nenhuma previsão de mudança nesse aspecto. Vale lembrar que o Galaxy S20 FE foi lançado no Brasil com o processador Exynos 990 — o mesmo em toda a linha S20 — e acabou sendo substituído posteriormente pelo Snapdragon 865.
O Galaxy S21 FE também já vem com o mais recente sistema operacional, Android 12 e o One UI 4, tornando toda a experiência no que tange a customização do smartphone ainda mais ampla. Questões de segurança também foram elevadas aqui: você pode verificar quais aplicativos acessam recursos de privacidade, como a utilização da sua localização, câmera ou microfone. Bem como o inverso, você também pode conferir através dos recursos utilizados quais aplicativos o estão usando.
Preço e disponibilidade
Atualmente, é possível encontrar o Galaxy S21 FE por R$ 4.499, mesmo valor de quando foi lançado — e também o mesmo valor do Galaxy S20 FE –, sendo este um valor um pouco mais elevado que o Galaxy S21, que pode ser encontrado por cerca de R$ 3.552 em algumas lojas online.
Você pode se perguntar sobre um dos principais fatores do Galaxy S21 FE, que é justamente ser um smartphone com recursos premium, mas com preço um pouco mais acessível. De acordo com Citrini, apesar de o valor ser mais alto que o do S21, há algumas alternativas para parcelamento, seja diretamente com a Samsung ou via lojas varejistas.
Sobre Renato Citrini
Especialista na área de tecnologia, o entrevistado Renato Citrini já passou por empresas como Motorola e Microsoft, atuando há sete anos na Samsung. Agradecemos a disponibilização e atenção ao Showmetech para nos oferecer mais informações sobre o novo smartphone, Samsung Galaxy S21 FE. Apesar de não poder revelar mais, Citrini ainda informou ao Showmetech que há sim coisa nova vindo por aí, então, aguardaremos por mais novidades!
Veja também:
Confira todas as informações detalhadas sobre o novo Galaxy S21 FE, bem como algumas comparações sobre toda a linha S21!
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.