Num mundo em que smartphones com telas dobráveis é uma realidade há alguns anos, já era de se esperar que essa tecnologia sofresse algum tipo de avanço, e é isso que a Samsung está oferecendo. A empresa, através de sua divisão de telas e displays, apresentou a Rollable Flex OLED, uma tela rolável — ou seja, em vez de ter um tamanho único que pode ser dobrado pela metade, ela literalmente consegue se enrolar, como um pergaminho — que tem a capacidade de se expandir em até 5 vezes do seu tamanho original.
Evolução das telas dobráveis
A Rollable Flex OLED é uma intrigante nova tela flexível — ou painel flexível — da Samsung Display que pode ser desenrolado de apenas 49 mm para incríveis 254,4 mm, sendo mais de cinco vezes o seu comprimento. O display está sendo exibido na feira anual Display Week em Los Angeles, juntamente com outra tela da Samsung que a empresa afirma oferecer detecção de impressão digital e pressão arterial no painel OLED.
Além da sua alta capacidade de expansão, com comprimento total de 12,4 polegadas, as informações sobre a Rollable Flex OLED no comunicado de imprensa da Samsung Display são um tanto quanto rasas. A empresa afirma que o painel se desenrola em um eixo em forma de “O” como um pergaminho, permitindo transformar um display de grande tamanho, se tornando também difícil de transportar em um formato portátil.
Não se contentando em ser uma tela que se expande, a tecnologia Display OLED Sensor — inclusa nessa tela rolável — parece ter uma relação interessante em futuros smartphones. Ao contrário dos sensores de impressão digital embutidos usados na maioria dos telefones atuais, que funcionam de maneira e em locais específicos, o Display OLED Sensor pode reconhecer impressões digitais em qualquer lugar da tela. Isso teoricamente tornaria muito mais rápido e fácil desbloquear um telefone usando a impressão digital.
Display recheado de funções
Uma das funções que mais impressionaram nessa novidade da Samsung é a capacidade de aferir a frequência cardíaca, pressão arterial e nível de estresse de uma pessoa a partir dos dedos. A tecnologia funciona lendo a luz da tela OLED à medida que o reflexo do usuário muda devido à contração e relaxamento dos vasos sanguíneos presentes no dedo. O comunicado de imprensa da Samsung Display mostra o funcionamento com um único dedo, mas também explica que a leitura dessas informações a partir de dois dedos simultaneamente pode funcionar para uma verificação mais precisa da pressão arterial realizada em ambos os braços.
Todas essas funcionalidades são incorporadas diretamente na própria tela OLED, sem a necessidade de um módulo separado, como a maioria dos sensores de impressão digital que existem atualmente. E ainda não está claro quão precisas essas leituras são de fato, quanto tempo o processo leva ou se elas podem ser feitas de maneira simultânea com o uso da impressão digital para autenticação. Com tudo isso, podemos esperar que o Sensor OLED Display ofereça algumas possibilidades interessantes para futuros smartphones, inclusive podendo oferecer recursos de saúde que geralmente são encontrados em smartwatches.
Vale lembrar que a Samsung Display não produz dispositivos para consumidores diretamente, ou seja, para que possamos ter acesso à nova tecnologia, outras empresas ou divisões da Samsung precisam adquirir essas telas e incorporá-las em produtos que cheguem ao consumidor comum.
E você, o que achou da novidade? Ansioso para que a tecnologia seja aplicada em aparelhos utilizados no dia a dia? Conte pra gente nos comentários!
Veja também:
Smartwatches com desconto de até 68% no AliExpress. Veja os modelos!
Fonte: The Verge
Revisado por Glauco Vital em 24/5/23.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Sera que essa vai durar pelo menos 2 anos sem dar problema? Depois de 2014 todas estão sendo fabricadas com péssima durabilidade