A Samsung anunciou nessa semana que está trabalhando no desenvolvimento de baterias de alta densidade e sensores de câmera ultrafinos. As novidades, no entanto, só devem chegar ao mercado em 2017. Se tudo ocorrer como planejado, a companhia conseguirá desenvolver smartphones e tablets mais finos sem sacrificar a qualidade e performance dos aparelhos.
A atual tecnologia utilizada na fabricação das baterias possui densidade energética de 700 Watts-hora por litro (Wh/L). A companhia pretende alcançar 750Wh/L em 2016, chegando a 780Wh/L em 2017. Na prática, as baterias poderão ficar mais finas, mantendo a mesma capacidade energética.
Além disso, existem planos para aumentar a voltagem de 4.4v, utilizada atualmente, 4.5 volts em 2016. Essa alteração torna a tecnologia de carregamento rápido mais eficiente, com 80% da carga recuperada em cerca de 30 minutos.
As novidades na câmera começam com a alteração do tamanho dos pixels do sensor. A Samsung pretende reduzir o tamanho de seus pixels de 1,12 micrômetro para 1 micrômetro, o que reduziria a espessura de seus sensores em 23% e permitiria smartphones ainda mais finos. Eles também estão desenvolvendo um novo sensor RWB (sigla para “red, white and blue”, ou “vermelho, branco e azul”), um novo padrão de cores que supostamente proporciona fotos com “melhor fidelidade de tons”.
É possível que a Samsung coloque em risco a qualidade da câmera ao diminuir o tamanho do pixel, embora esse procedimento não seja uma novidade. Sony e Nokia utilizam um processo chamado “pixel binning” nas câmeras de seus smartphones topo de linha, talvez a companhia sul-coreana adote algo nesse sentido.
O ano de 2017 ainda parece longe, mas certamente veremos melhorias gradativas nos próximos smartphones lançados pela empresa.
O que você achou dos planos da Samsung?
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.