As acusações de quebras de patente entre as empresas de tecnologia são constantes. Quase sempre, a disputa acaba nos tribunais. Por isso, Samsung e Google anunciaram um acordo de licenciamento que engloba todas as patentes já existentes e que serão criadas pelas duas companhias nos próximos dez anos.
“Samsung e Google estão mostrando ao resto da indústria que há mais a ganhar por meio da cooperação do que através de disputas de patente desnecessárias”, afirmou Seungho Ahn, chefe do centro de propriedade intelectual da Samsung, em um comunicado.
Ainda segundo Ahn, o acordo “tem um significado muito importante para a indústria das tecnologias” e reduz a possibilidade de disputas judiciais entre as empresas.
A novidade também deve fortalecer as companhias na disputa com a Apple que tem acusado a Samsung de copiar o iPhone na sua linha de smartphones Galaxy.
Na última quarta, a empresa criadora do iPhone e do iPad teve ganho de causa em uma ação em que acusava a Samsung de ter copiado seu recurso de auto corretor de palavras.
Já o Google tem acusado o consórcio denominado Rockstar, que junta Apple, Microsoft e Sony, de copiar o seu sistema operacional, Android.
Além do acordo com o Google, a Samsung anunciou também um acordo de licenciamento cruzado com a Ericcson – dando fim a uma antiga disputa sobre patentes com a empresa.
A mudança de postura das empresas pode dar início a uma nova era na qual a preocupação com a inovação será maior do que as disputas nos tribunais.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.