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A fabricante de smartphones coreana Samsung anunciou que pode aderir ao buscador da Microsoft, Bing, nos seus dispositivos Galaxy — linha que inclui smartphones, tablets, smartwatches, entre outros. Ou seja, a possibilidade de ter ChatGPT no Galaxy ganhou um reforço. O anúncio da mudança aconteceu no jornal The New York Times em março e pegou o Google de surpresa, já que o mecanismo de busca é amplamente utilizado em diversos dispositivos e já vem integrado na maior parte dos celulares que chega ao consumidor final, como mecanismo de pesquisa padrão nos aparelhos.
Aparentemente, a troca se tornou uma possibilidade por causa da atualização do Bing que conta com o sistema da OpenAI, o ChatGPT. Veja aqui como a Google está lidando com o anúncio e os próximos passos que vão ser dados pela Samsung nesse impasse.
Como o Google está investindo em AI
Ao ver os avanços em sistemas AI, o Google procurou produzir uma tecnologia semelhante ao conhecido ChatGPT, criando o Bard. Porém, a ferramenta lançada em fevereiro não conseguiu ainda ficar em pé de igualdade com o produto da OpenAI, devido a um problema técnico em seu query (função usada por sistemas digitais para buscar informações em grandes bases de dados) e por causa da dificuldade de entregar respostas corretas. Mesmo assim, a intenção continua sendo oferecer um sistema AI que consiga atender as necessidades dos usuários, tentando antecipá-las.
O investimento em tecnologias AI vem dentro da perspectiva que, a longo prazo, o Google pode enfrentar um competidor de peso, já que a Microsoft pretende avançar cada vez mais nesse setor. Ao que se sabe, a empresa dona do pesquisador mais utilizado na internet está tentando oferecer uma proposta para a Samsung, como intenção de permanecer ao lado da fabricante coreana.
Quanto ao lançamento oficial do Bard, o Google ainda não tem uma data precisa: o que se sabe é que a ferramenta não terá anúncios na sua interface. Por outro lado, há também o desejo de produzir um novo buscador AI por meio do projeto Magi. Ao mesmo tempo, o Google está produzindo uma ferramenta para buscas de fotos com inteligência artificial (IA), que vai poder produzir imagens, além de uma outra solução de IA que vai ensinar conversar em outras línguas.
ChatGPT no Galaxy pode preocupar a Google? Veja possíveis motivos para isso
Há 12 anos, a Samsung conta com o buscador mais utilizado em toda a internet em seus dispositivos Galaxy. Além disso, a reputação da marca tem um peso importante, por causa da sua posição em número de celulares fabricados — a empresa coreana é a maior fabricante do mundo na produção dos aparelhos. Junto a esses motivos, está o lado financeiro da questão que também preocupa o Google: a parceria com a fabricante de celulares também rende 3 bilhões de dólares anualmente.
No entanto, não está claro o porquê da fabricante asiática de celulares estar planejando essa troca. Vale ressaltar que o Google tem um valor de negócio de US$ 162 milhões em anúncios de pesquisas. Ou seja, a preocupação parece ser mais de marca e de reputação que simplesmente custos por parte do mecanismo de buscas online.
Mas o jornal onde a notícia da troca foi veiculada aponta que a situação aparece no momento em que o maior buscador da internet enfrenta “a ameaça mais séria em 25 anos”, fazendo menção aos avanços recentes do Bing em AI. No que se refere ao lado financeiro, as ações da Alphabet, holding que possui o Google, sofreu uma queda de 3% em valor de mercado com a notícia da possível mudança.
O que a Microsoft prepara para o Bing?
A empresa dona do sistema operacional Windows já fez um lançamento recente com o apoio da AI por meio do SwiftKey. Mas a empresa está preparando mais soluções dentro do seu buscador. A começar pelo seu chatbot, capaz de ter uma memória de longo prazo. Outra informação recente sobre a ferramenta da Microsoft é que há um plano para que os plugins do ChatGPT apareçam também no Bing.
Ou seja, logo mais podemos ver plataformas como OpenTable e Expedia disponíveis também no buscador da Microsoft. Isso pode gerar uma vantagem em relação ao Google, pois o uso desses recursos dentro do mecanismo de busca pode deixar a usabilidade mais acelerada e prática para os usuários. Porém, não existem informações que indiquem quando isso vai estar disponível.
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Fonte: Phone Arena | Mashable | Windows Central
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