Índice
Acabou a briga! A Samsung teve que assinar um acordo para compra de painéis OLED da LG. Agora, a LG passará a ser a provedora de painéis OLED para a Samsung; é estimado que mais de 10 milhões de unidades serão movimentadas nos próximos anos para a produção de novas TVs OLED da marca.
Agora, a Samsung terá que comprar painéis OLED – do inglês, Organic Light-Emitting Diode, que traduz para Diodo Orgânico Emissor de Luz, em português, no qual os pixels agem como emissores de luz, proporcionando uma imagem mais viva, com tons claros ainda mais claros, e vice-versa para os escuros – diretamente de sua concorrente para produzir novas TVs OLED.
Entenda esse acordo inédito entre as gigantes
Para a Samsung, esse novo acordo é uma admissão de derrota, já que é a primeira vez na história da empresa em que ela se vê obrigada a recorrer a um concorrente para poder montar seus produtos. Vale ressaltar que o acordo veio à tona após anos de rumores. (firework.com)
Ele se deve ao fato de que ela parou de fabricar suas próprias TVs OLED há oito anos, numa aposta errônea de que o mercado ainda não estaria pronto para TVs HD, o que não justificava naquele momento o alto custo de produção associado ao produto.
Essa escorregada saiu caro para a fabricante, que naquele momento decidiu investir em painéis inferiores de tecnologia QLED – em inglês, Quantum Dot Light-Emitting Diode, traduzido para Diodo de Ponto Quântico Emissor de Luz, ou seja, faz uso de pontos quânticos em uma tela em conjunto a diodos emissores de luz para gerar a imagem – uma variante entre LCD e LED que não chega perto do nível de qualidade ao da OLED.
Nesse páreo, as OLEDs se provaram muito melhores, passando a dominar o mercado de TVs de alto padrão. Portanto, a partir de agora, ela vai comprar painéis OLED brancos de 77 e 83 polegadas direto da LG, sob um acordo que, na esperança da sul-coreana, permitirá que ela compita com seus ferrenhos concorrentes vindos da China.
O baque foi dos grandes para a Samsung
Segundo a Reuters, a LG irá disponibilizar 2 milhões de painéis OLED para a Samsung no ano que vem, enquanto que, nos anos seguintes, esse número subirá para 3 e depois 5 milhões em 2025 e 2026. O portal Omdia colocou o dedo na ferida da Samsung, apontando que a fabricante ficou bem aquém de suas rivais, com meros 6% das vendas de aparelhos que utilizam a tecnologia mais avançada.
Já a Sony e a LG curtiram um sucesso muitas vezes maior que ela. A LG abocanhou mais da metade do mercado, enquanto que a Sony ficou com um pouco mais de 25%. Para a LG, o acordo com a Samsung veio em boa hora, já que o grupo LG Display admitiu uma queda no interesse de compra de TVs e vendas abaixo do esperado para aparelhos OLED.
Mas nem tudo foi ruim, ou foi?
Até para a própria Samsung esse contrato veio a calhar, após mais um trimestre desastroso devido à demanda menor de semicondutores e ao número em baixa de chips de memória produzidos.
A fabricante, que nos dezessete anos anteriores consecutivos foi a líder do mercado de TVs ironicamente acabou apelando aos seus concorrentes locais a fim de poder fazer frente aos rivais chineses, que com suas televisões mais baratas e de tecnologia LCD não tão avançada quanto à OLED, deram uma rasteira nela digna de cartão vermelho.
Confira mais sobre o mercado de TVs OLED e tecnologia em geral:
Xiaomi 13 Lite 5G chega ao Brasil com câmera frontal dupla
Fontes: OLED-Info, Omdia, Reuters, The Verge [1] e [2]
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (16/05/23)
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
SEM PREÇOS NSO HA COMO SE DECIDIR DIBRE COMPRAR… SÓ FALTOU ISSO…
Oi. Li o artigo sobre a melhor TV de 2023.
Comprei há 1 ano e meio uma TCL P785, (55″) que na época era considerada a melhor Google TV . Achei uma decepção TOTAL! Trocaram a placa mãe dela 3 vezes e nunca foi solucionado os problemas malucos dela ligar e desligar quando quer, interromper a um streaming sem ser problema de internet. Uso até o cabo Ethernet para diminuir as perdas via Wi-Fi ( ela sempre se desliga dele)
Enfim. Após estes 18 meses de decepção para ser educada, quero comprar uma boa TV.
Tv com Google play store, entre 55″ até 60″.
Só usamos streaming como: HBOMax, Discovery Plus, Disney +, StarZ, Star Plus, Paramount, Globoplay, Prime Video, YeleCine, LionsGate+ , etc…
Não temos assinatura de TV. Usamos OI Fibra com 500MB/ seg.
Vc indicaria qual?
Obrigada