Em uma decisão de remonta às tradições mais arbitrárias – infelizmente ainda muito presentes – da justiça brasileira, o WhatsApp está suspenso desde meia-noite desta quinta-feira (17). O despacho foi emitido pela 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo, em São Paulo. Segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo, a decisão foi tomada em um procedimento criminal, que corre em segredo de justiça. O pedido de suspensão vale, inicialmente, por 48 horas.
O bloqueio será pelo endereço do WhatsApp na rede mundial de internet, impedindo o acesso a brasileiros. Por isso não é possível usar o aplicativo tanto pelas conexões móveis, quanto pelo Wi-Fi. As operadoras não perderam tempo e começaram a impedir o envio de mensagens um pouco antes da meia-noite, logo depois os usuários de banda larga fixa também ficaram impedidos de usar o app.
Como era de se esperar a notícia gerou grande repercussão na internet. No Twitter, a hashtag do WhatsApp foi a mais comentadas no mundo durante toda a madrugada e os tradicionais memes já tomavam as redes. Além da indignação e das brincadeiras, as primeiras soluções começaram a surgir para os usuários que não pretendem passar as próximas 48 horas isolados do resto do mundo. Confira alguma delas.
- Instalar outros apps: Se você não é muito familiarizado com tecnologia, a solução mais simples seja a instalação de programas similares ao WhatsApp. Entre as alternativas mais conhecidas estão o Skype (versão Android – versão iOS), Telegram (versão Android – versão iOS) e o Viber (versão Android – versão iOS).
- Usar aplicativos VPN: Alguns usuários relataram ter conseguido burlar o bloqueio usando aplicativos VPN, que enganam o servidor e mostram seu acesso como vindo de outro país. Entre os aplicativos mais conhecidos estão o Super VPN (versão Android), Psiphon (versão Android – versão iOS) e o Betternet (versão Android – versão iOS).
- WhatsApp Web: Além de ser o principal aplicativo dos smartphones de muitos usuários, o WhatsApp também é uma importante ferramenta de conexão de grupos de trabalho e por isso, seu uso em desktops na sua versão web é muito popular. A alternativa nesse caso também consiste em usar o lifehack do VPN em seu navegador. O aplicativo que está disponível para mais plataformas é o Zenmate (extensão para Opera, extensão para Mozilla, extensão para Chrome).
E você, tem alguma dica especial sobre como sair do isolamento? Compartilhe com a gente!
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.