Índice
Um estudo sobre smartphones realizado em nove países, incluindo o Brasil, mostra as preferências dos consumidores na hora de comprar um celular novo. A Pesquisa Global foi realizada pela Motorola, empresa da Lenovo e revelou dados bem interessantes.
De maneira geral, resolução de tela, câmera de alta qualidade e bateria de longa duração estão entre os elementos mais importantes para os consumidores.
O estudo foi conduzido pela KRC Research, Motorola e Weber Shandwick, contando com 12 mil pessoas entrevistadas, de 18 anos ou mais, em nove países: Brasil, China, México, Estados Unidos, Índia, Rússia, Espanha, Reino Unido e Alemanha.
Quando falamos de Brasil, os dados são curiosos: 85% do público daqui quer um produto premium, mas 72% não querem pagar o preço de um modelo dessa categoria para comprar um novo celular. Para o brasileiro, uma boa resolução de tela (63%) e câmera de alta qualidade (58%) estão entre os elementos mais importantes. No recorte de idades do estudo, os brasileiros de 45 a 54 anos afirmaram que um “tamanho de tela grande” é o recurso mais importante para ter no smartphone.
Bateria de longa duração é um dos maiores pedidos dos brasileiros
No Brasil, 69% dos entrevistados entendem que a bateria de longa duração é o maior indicativo de que o celular é top de linha. Os jovens valorizam tanto essa característica, que mais da metade dos consumidores com idade entre 18 e 24 anos estão dispostos a pagar 20% a mais por um telefone com uma longa vida útil da bateria. A recarga rápida também é muito valorizada pelo consumidor.
Outro detalhe importante para os usuários é o visual do aparelho que desejam adquirir. Na pergunta sobre qual material preferem para a estrutura externa de um smartphone, a opção preferida em todo o mundo, é o metal (48%).
Outro dado legal é que 48% dos entrevistados gostariam de ter um display mais inteligente, que ofereça previsões discretas de notificações e permaneça ligado apenas enquanto se olha para a tela e ajuste seu brilho à noite.
Método da pesquisa
A pesquisa foi conduzida pela KRC Research por parte da Motorola e Weber Shandwick. No total, foram feitas 11.928 entrevistas, conduzidas on-line entre uma amostra representativa de adultos com idade de 18 anos ou mais em nove países: Brasil (1.130 entrevistas), China (1.030), Alemanha (2.096, número reduzido por ponderação a 1.048, ao ser incluído no total global), Índia (1.107), México (1.068), Rússia (1.103), Espanha (1.065), Reino Unido (2.241, reduzido por ponderação a 1.121, ao ser incluído no total global) e Estados Unidos (1.088). Todas as entrevistas foram realizadas entre 23 de janeiro e 31 de janeiro de 2017 nos idiomas locais. Os dados foram ponderados por país, para assegurar a representatividade.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.