Índice
Um notebook rápido, leve, com uma incrível duração de bateria e que ligue instantaneamente. Um desempenho desse é, muito provavelmente, o sonho de qualquer consumidor. E para facilitar na hora da pesquisa, a Intel lançou o selo de qualidade Intel Evo. A ideia funciona como uma etiqueta, indicando que aquele modelo atende certos atributos. Com o Intel Evo, as fabricantes de notebooks poderão desenvolver sistemas com maior desempenho, autonomia, durabilidade e outros recursos em dispositivos leves e ultrafinos.
Na prática, isso vai facilitar na hora de ir às compras, já que trará maior clareza em relação à identificação da tecnologia e da potência do PC. O selo será voltado para usuários exigentes, que desejam máquinas premium, seja para uso doméstico ou no trabalho. Confira, a seguir, as principais características para você entender melhor como funciona a Categoria Intel Evo.
O que é Intel Evo
O programa Intel Evo foi revelado em 2020, quando a linha Tiger Lake também era anunciada pela Intel. Ele é considerado uma segunda edição do Projeto Athena, em que os especialistas da Intel ajudam os fabricantes de laptops parceiros a desenvolver produtos da mais alta qualidade. Agora, a marca Evo se expandirá para os consumidores, permitindo-lhes escolher facilmente os computadores móveis que melhor liberam os recursos dos processadores Intel. Os laptops testados e aprovados serão marcados com um adesivo especial na caixa.
Na época, a ideia era que os engenheiros da Intel trabalhassem de perto com empresas como HP, Dell, e muitas outras para criar laptops que atendessem a seus padrões, inclusive testando os dispositivos antes deles serem certificados. Era como se, de certa forma, a companhia participasse do desenvolvimento do produto. Para passarem nos testes, eram solicitados notebooks com carregamento rápido, Wi-Fi 6, boa velocidade de resposta para tarefas instantâneas, Gigabit LTE opcional e processadores Intel Core i5 ou Core i7 de 11ª geração com gráficos integrados Intel Xe.
O grande ponto do Projeto Athena, no entanto, era que laptops qualificados eram lançados como modelos premium, mas, via de regra, não deixavam claro para o consumidor a sua associação com o projeto. Agora, todos os notebooks que se enquadram nos requisitos da segunda geração do Projeto Athena receberão o selo Intel Evo. Essa é uma forma de dizer para o usuário que aquele aparelho é realmente avançado.
A ideia é semelhante ao programa Ultrabook da Intel, idealizado em 2012 e que possuía um conjunto muito mais amplo de critérios. Os padrões originais do Ultrabook foram baseados para obter o melhor desempenho da bateria no menor dispositivo possível. Eles tinham que atender aos padrões exatos de espessura, peso, capacidade de resposta e duração da bateria.
Os critérios do Intel Evo
Os notebooks certificados pelo Intel Evo têm que atender a uma série de especificações baseadas em seu design, bateria e hardware. O primeiro critério para que o produto seja selecionado é a presença dos processadores 11ª ou 12ª geração da Intel, os mais recentes da marca, ou posteriores.
Em termos de hardware, eles precisam ainda conter, ao menos, 8 GB de RAM de canal duplo, armazenamento via SSD PCIe NVMe de 256 GB, além de recursos de login biométrico como câmera IR, leitor de impressão digital, sensor de proximidade Bluetooth e conectividade Gigabit LTE opcional.
A rapidez é outro requisito importante para se obter o selo Intel Evo. Com isso, os notebooks necessitam sair do modo de suspensão em menos de um segundo, além de garantirem suporte para transferência rápida de dados, possuindo Thunderbolt 4.0, carregamento USB-C e Wi-Fi 6E integrado. Para quem utiliza o laptop para trabalho, um novo requisito chamado Colaboração Inteligente foi introduzido. Na prática, ele permite que o computador seja multitarefa e não trave em aplicativos como Microsoft Office, Zoom e Slack.
Quando falamos em autonomia, a bateria desses notebooks deve durar, pelo menos, nove horas com uma única carga, e para cada 30 minutos de recarga, ela deve aguentar até quatro horas. Quanto ao design dos laptops, é necessário que eles sejam ultrafinos e extremamente leves, ficando abaixo do 1,5 kg. São suportadas telas de 15″ ou 16″, inclusive displays dobráveis. A proposta da Intel é que esses aparelhos sejam transportados facilmente em viagens ou mesmo fora de casa.
Suporte para dobráveis e integração com Android
No início deste ano, durante a Consumer Electronic Show (CES 2022), a Intel anunciou novidades para o seu programa de certificação Intel Evo. Entre elas, estão as especificações para eventuais notebooks com telas dobráveis e a integração de tela com dispositivos Android.
Agora, os dispositivos com o selo receberão um sistema de integração com outros dispositivos móveis. Dessa forma, usuários podem transformar um tablet ou smartphone em telas secundárias, para maior produtividade sem a necessidade de um monitor extra, ou respondam mensagens do celular direto no PC.
E como são estes selos?
E se você chegou ao fim desta matéria se perguntando como é o selo Intel, elas podem ser encontradas em três modelos diferentes: para processadores i5, i7 e i9. Atualmente, as principais fabricantes de laptops, como a Dell, Lenovo, Acer, Samsung, Asus e HP já vendem notebooks com Intel Evo. Confira abaixo como são os selos criados pela Intel para certificar laptops de alto desempenho.
Veja também:
Melhores notebooks com Intel Evo (2022)
Fontes: Trusted Reviews, Tech Advisor, Intel.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.