Após o vazamento de informações sobre a espionagem americana feitas pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden, o mundo vem se preocupando cada vez mais com as questões de privacidade e segurança na internet que a NSA (Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos) tem conseguido burlar.
A NSA utiliza supercomputadores, truques técnicos e ordens judiciais para minar as principais ferramentas que protegem a privacidade das comunicações cotidianas. Até a presidente Dilma Rousseff foi alvo da bisbilhotice do Tio Sam.
A agência de espionagem tem contornado ou quebrado a maioria da criptografia que protege dados do comércio mundial, sistemas bancários, informações como fichas médicas, e-mails, bate papos na internet, chamadas telefônicas e outras formas de comunicação em todo o mundo.
O sucesso em decifrar dados protegidos é tratado como um dos segredos mais bem guardados, restrito ao pessoal que participa de um programa ultra secreto chamado Bullrun, de acordo com os documentos de Snowden.
A partir de 2000, várias ferramentas de criptografia foram incorporadas à internet, por isso, a NSA investiu bilhões de dólares para manter a capacidade de acessar as informações na rede.
De acordo com os documentos, a agência implementou computadores super-rápidos, construídos de forma personalizada, para quebrar códigos e contou com a ajuda de empresas de tecnologia nos Estados Unidos e outros países para incluir portas de entrada (backdoors) nos serviços na rede mundial de computadores.
Os documentos não informam quais empresas participaram. A agência também invadiu computadores de destino para interceptar mensagens antes que elas fossem criptografadas.
Conforme as informações são publicadas, é possível entender melhor e verificar o alcance do sistema de espionagem norte-americano. A quebra de privacidade virou assunto em todo o mundo e nos faz pensar sobre as consequências em nossas vidas.
E vocês, o que acham?
Via: Bits
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.