A Rússia anunciou que planeja fazer seu primeiro voo tripulado à Lua em 2029. A afirmação é de Vladimir Solntsev, chefe da Roscosmos Energia – divisão da Agência Espacial Russa que concebe e desenvolve veículos espaciais.
“Em 2029, faremos um voo tripulado rumo à Lua e iremos desembarcar no satélite”, declarou Solntsev, durante uma Conferência sobre Tecnologias Espaciais em Moscou.
Segundo ele, a Rússia vai iniciar os testes com a nave concebida para ir à Lua já em 2021. Logo depois, em 2023, a nave viajará até a Estação Espacial Internacional (ISS). E, em seguida, fará a primeira viagem em direção à Lua em 2025, porém sem tripulação. Se todo o cronograma for seguido e nenhuma falha ocorrer, em 2029 uma missão tripulada irá ao satélite natural da Terra, 46 anos depois da primeira (suposta) ida do homem á Lua, em 1969.
A Rússia foi a primeira a enviar um homem ao espaço, Yuri Gagarin, em 1961 na missão Vostok I, e sempre teve a ambição de ir à Lua, sendo ultrapassada pelos americanos 8 anos depois. Apesar de muitos não acreditarem que a NASA e os EUA tivessem tecnologia suficiente para levar a nave Apollo 11 à Lua, os americanos afirmam piamente que foram os primeiros a pisar lá, fincando uma bandeira inclusive.
Para afirmar ainda mais a veracidade da missão espacial, a NASA liberou várias imagens em seu Flick, que você pode conferir aqui.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.