Nokia x

Rumor: Microsoft está produzindo um Lumia com Android

Avatar de leoberto preuss jr.
Ressurgem os rumores de um smartphone Lumia com Android. Será que desta vez eles tem algum fundamento?
Nokia lumia com android
A linha Nokia X já é capaz de rodar aplicativos Android. Lumias também poderão, em breve?

 

Um rumor levantado no Twitter pelo perfil @evleaks, conhecido por vazar imagens de aparelhos ainda não anunciados, aponta para uma inesperada novidade vinda da Microsoft: um Lumia que tenha Android como sistema operacional embarcado, ao invés do tradicional Windows Phone.

A linha de smartphones Lumia, criada pela Nokia, corresponde a mais de 90% dos Windows Phones vendidos no mundo. A produção dos aparelhos foi assumida pela Microsoft no final de abril junto com toda a divisão de dispositivos móveis da Nokia.

Algumas hipóteses se formaram após a publicação do rumor, sendo a principal delas de que Lumias poderão rodar aplicativos Android – não o sistema completo – graças a técnicas para emular os aplicativos na plataforma de maneira semelhante à existente para smartphones BlackBerry.

Um dos problemas dessa estratégia é que apps emulados costumam ser mais lentos e instáveis que os nativos. Além disso, a capacidade de reaproveitar os apps da plataforma rival pode dar aos desenvolvedores mais um motivo para ignorar a criação de aplicativos específicos para Windows Phone.

Haveria também a necessidade de a Microsoft convencer os desenvolvedores a disponibilizarem apps na loja do Windows Phone, já que os Lumias não possuem acesso à Google Play Store.

Contudo, há uma forte chance de que o tal “Lumia com Android” seja apenas um Nokia X rebatizado. A linha de smartphones básicos Nokia X é baseada no Android, por isso já possui a habilidade de rodar os aplicativos deste sistema.

Em breve, a Microsoft perderá os direitos sobre a marca Nokia e não poderá mais usá-la, o que deve forçar a empresa a migrar a linha Nokia X para debaixo da marca Lumia.

 

Fonte: @evleaks; @tomwarren.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados