Um rumor levantado no Twitter pelo perfil @evleaks, conhecido por vazar imagens de aparelhos ainda não anunciados, aponta para uma inesperada novidade vinda da Microsoft: um Lumia que tenha Android como sistema operacional embarcado, ao invés do tradicional Windows Phone.
A linha de smartphones Lumia, criada pela Nokia, corresponde a mais de 90% dos Windows Phones vendidos no mundo. A produção dos aparelhos foi assumida pela Microsoft no final de abril junto com toda a divisão de dispositivos móveis da Nokia.
Big news: Android-powered Lumia incoming, from Nokia by Microsoft – https://t.co/KKLstDDVVO
— @evleaks (@evleaks) July 7, 2014
Algumas hipóteses se formaram após a publicação do rumor, sendo a principal delas de que Lumias poderão rodar aplicativos Android – não o sistema completo – graças a técnicas para emular os aplicativos na plataforma de maneira semelhante à existente para smartphones BlackBerry.
Um dos problemas dessa estratégia é que apps emulados costumam ser mais lentos e instáveis que os nativos. Além disso, a capacidade de reaproveitar os apps da plataforma rival pode dar aos desenvolvedores mais um motivo para ignorar a criação de aplicativos específicos para Windows Phone.
Haveria também a necessidade de a Microsoft convencer os desenvolvedores a disponibilizarem apps na loja do Windows Phone, já que os Lumias não possuem acesso à Google Play Store.
Contudo, há uma forte chance de que o tal “Lumia com Android” seja apenas um Nokia X rebatizado. A linha de smartphones básicos Nokia X é baseada no Android, por isso já possui a habilidade de rodar os aplicativos deste sistema.
Em breve, a Microsoft perderá os direitos sobre a marca Nokia e não poderá mais usá-la, o que deve forçar a empresa a migrar a linha Nokia X para debaixo da marca Lumia.
Fonte: @evleaks; @tomwarren.