Depois de deixar uma legião de órfãos com a notícia do encerramento das atividades no Brasil – e pelo próprio encolhimento que sofreu nos últimos anos – a Nintendo finalmente deu uma boa notícia para seus fãs. A companhia japonesa anunciou uma nova parceria com a fabricante de dispositivos móveis DeNA.
Em uma coletiva de imprensa realizada na manhã dessa terça-feira (17/03/2015), o CEO da Nintendo, Satoru Iwata, confirmou os novos planos da empresa: “Alavancando a força das propriedades intelectuais e das habilidades da Nintendo com o conhecimento da DeNA com jogos mobile, ambas as companhias vão desenvolver e operar novos aplicativos de jogos baseados em séries da Nintendo, incluindo personagens icônicos, para dispositivos.” declarou.
A Nintendo pode ser considerada um dos grandes símbolos mundiais dos videogames primeiramente pela sua competência e o sucesso de vendas na era pós-Atari (especialmente na década de 1990), quando criou alguns dos personagens mais carismáticos da história dos games, que cativaram gerações durante anos, como os Irmãos Mario (Mario Bros) e todas as sagas derivadas dele.
A mudança do segmento de produção de consoles para a criação de jogos para mobiles, faz parte da nova estratégia da empresa definida por seus investidores. A comercialização pode começar no final deste ano, quando os primeiros aplicativos de jogos deverão ser liberados. A Nintendo vem firmando uma maciça e crescente parceria com a DeNA. Um dos elementos que contribuem para o bom relacionamento é a possibilidade de ambos explorarem suas potencialidades mutuamente.
O presidente da Nintendo afirmou que “a aliança foi feita para complementar a estratégia envolvendo jogos da Nintendo, bem como estender o seu alcance no vasto mercado de dispositivos espalhados pelo mundo. Com essa parceria, [a] DeNA também poderá ampliar sua força no mercado de games em escala global ao lidar com as propriedades da Nintendo“. As empresas realizaram recentemente uma troca de capital em que a Nintendo adquiriu 10% das ações da DeNA, enquanto a fabricantes de dispositivos móveis ficou 1,24% da companhia de videogames.
A Nintendo e a DeNA também vão trabalhar em conjunto no novo serviço para associados que substituirá o extinto Club Nintendo que a empresa finalizou o funcionamento no início deste ano. Este novo serviço pretende integrar tanto os atuais vídeo-games da franquia (Nintendo 3DS e Wii U) quanto tablets, smartphones, PCs e sua nova plataforma intitulada “NX”. Não há maiores detalhes sobre como ela vai funcionar, mas já é sabido que estará disponível no final deste ano.
Iwata também confirmou que a Nintendo não ficará restrito à suas plataformas clássicas e buscará desenvolver novas experiências mais adequadas para os dispositivos existentes: “Para garantir a qualidade da experiência que os jogadores esperam dessa aliança, somente serão criados novos títulos otimizados para dispositivos em vez de portar algo criado especificamente para o Wii U ou Nintendo 3DS. Estamos nos desafiando a redefinir o que significa plataforma Nintendo” completou.
Os saudosistas e entusiastas da Nintendo não devem ter que esperar muito para conferir o que a empresa está preparando. Ao ser questionado sobre os prazos, o executivo afirmou que “o objetivo é atingir essa meta o mais rápido possível”. Depois conclui com uma animadora previsão: “Esperamos ter alguma coisa para apresentar ainda este ano.“.
Fonte: appyGamer
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.