Um planeta como a Terra, que pode ter oceanos profundos e até abrigar formas de vida, foi descoberto. E, ainda mais promissor, ele não está tão distante de nós.
Chamado Próxima Centauri b (ou Próxima b), ele orbita a estrela Próxima Centauri – a mais próxima do nosso sistema solar – e tem 1,3 vezes o tamanho da Terra.
Uma vez que a estrela Próxima Centauri irradia muito menos calor do que o nosso Sol, isso faz da região em que o novo planeta ocupa uma “zona habitável“, onde as temperaturas são amenas o suficiente para permitir que a água da superfície permaneça em estado líquido.
O planeta Próxima b – ou exoplaneta, como são chamados os planetas que orbitam estrelas fora do nosso Sistema Solar – está a apenas quatro anos-luz de distância da Terra, uma pequena distância nos padrões astronômicos. Segundo o pesquisador Abraham Loeb, da Universidade de Harvard, tais condições fazem do planeta um provável candidato uma futura colonização humana.
“A vida útil de Próxima Centauri – a estrela – é de vários trilhões de anos, quase mil vezes maior do que a vida útil remanescente do Sol”, disse ele.
“Assim, um planeta rochoso habitável em torno de Próxima Centauri seria o local mais natural para onde a nossa civilização poderia aspirar a se mover depois que o Sol vai morrer, cinco bilhões de anos a partir de agora.”. Isso se a nossa civilização prosperar até lá, claro.
O Próxima b está localizado o apenas 7,5 milhões de quilômetros da sua estrela-mãe – cerca de 5% da distância entre a Terra e o Sol – e leva apenas 11,2 dias para completar uma órbita.
Para que uma sonda alcance e estude o planeta, no entanto, serão necessários 20 anos. O envio de dados e fotos desta sonda à Terra exigiria 4 anos adicionais.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.