Xuxa completa 60 anos; confira a trajetória da rainha dos baixinhos. Xuxa, a rainha dos baixinhos, marcou gerações de brasileiros durante décadas. Confira a trajetória de sua carreira!

Xuxa completa 60 anos; confira a trajetória da Rainha dos Baixinhos

Avatar de dácio augusto
Xuxa, a Rainha dos Baixinhos, marcou gerações de brasileiros durante décadas. Confira a trajetória de sua carreira!

1963 é um ano importante para a cultura pop mundial, com a apresentação dos X-Men para o mundo através da primeira HQ da equipe. No Brasil, outro marco cultural com X, porém, nasceu: Maria da Graça Meneghel, a Xuxa, Rainha dos Baixinhos. 

Completando 60 anos em 2023, a estrela tem uma carreira que passou por diversas frentes, desde modelo até apresentadora, e é um marco cultural brasileiro. Para comemorar seu aniversário, o Showmetech preparou esse especial detalhando sua trajetória profissional. Confira:

Origens e carreira de modelo

Xuxa completa 60 anos; confira a trajetória da rainha dos baixinhos. Xuxa, a rainha dos baixinhos, marcou gerações de brasileiros durante décadas. Confira a trajetória de sua carreira!
Xuxa na infância (Reprodução/Instagram da Xuxa)

Descendente de italianos, Maria da Graça Meneghel nasceu em Santa Rosa, no interior do Rio Grande do Sul, em 27 de março de 1963. Um de seus quatro irmãos começou a lhe chamar de Xuxa logo quando ela chegou da maternidade, e todos da família adotaram o apelido, com ela nunca sendo apresentada com seu nome real – em 1988, ela incorporou o apelido ao seu registro geral.

Xuxa, em 1970, mudou-se com sua família para o Rio de Janeiro, cidade em que, 9 anos depois, começaria sua carreira de modelo, que foi bem-sucedida e fez com que, um ano depois, em 1980, ela já estampasse a capa de uma das mais importantes revistas da área do país: a Carinho. Pouco depois, em 1982, ela seria contratada pela Ford Models, a maior agenciadora de modelos do Brasil, para desfilar internacionalmente.

Namoro com Pelé, polêmico filme e começo da vida televisiva

Xuxa completa 60 anos; confira a trajetória da rainha dos baixinhos. Xuxa, a rainha dos baixinhos, marcou gerações de brasileiros durante décadas. Confira a trajetória de sua carreira!
Imagem: Reprodução

Foi nos anos 1980 que algumas das partes mais conhecidas da biografia da Rainha dos Baixinhos aconteceram. Em 1980, a loira começou um namoro com o Rei do Futebol, Pelé – na época com 41 anos enquanto ela tinha dezessete. O namoro tomou conta da mídia na época, se tornando um dos relacionamentos mais conhecidos do período, mas chegou ao fim em 1986 com relatos de traições do jogador de futebol além de conflitos sobre a vida profissional da futura apresentadora de TV.

Ainda nos anos 1980, Xuxa estrelaria o filme Amor Estranho Amor, junto de grandes nomes como Tarcícisio Meira, Mauro Mendonça e Vera Fischer, que se tornou uma obra polêmica pelas cenas de nudez da loira tentando seduzir uma criança de 12 anos – como Xuxa logo ficaria conhecida pelos seus programas infantis, o longa tornou-se algo muito citado por detratores como algo que mostrava más-intenções dela com os pequenos, chegando até mesmo a espalhar rumores de envolvimento da apresentadora com pedofilia.

Xuxa lutaria por anos para tirar o filme de circulação; em 1991, conseguiu uma decisão da justiça que removeu o filme da comercialização em Home Video, e a apresentadora entrou em um acordo judicial com a Cinearte Films em que, pagando anualmente R$ 60 mil para a distribuidora, a obra não seria distribuída – embora versões piratas do filme continuassem sendo distribuídas.

O acordo prescreveu em 2018 e não foi renovado; em 2021 o filme foi exibido pela primeira vez na televisão, no Canal Brasil.

Em 2019, em entrevista para a apresentadora Eliana em seu programa na SBT, a apresentadora afirmou que só participou de Amor Estranho Amor por um pedido de Pelé, que queria agradar um amigo. Além disso, a Rainha dos Baixinhos afirma que foi enganada pela produção do filme, que prometeu uma produção completamente diferente do que realmente o longa seria. 

A TV Manchete e o começo da Rainha dos Baixinhos

No meio da carreira de modelo e do namoro com o Pelé, a então modelo foi convidada pelo diretor Mauricio Sherman para apresentar um programa na Rede Manchete, o Clube da Criança. Ela estava modelando principalmente em Nova Iorque na época, o que fazia com que ela tivesse que viajar para o Rio de Janeiro todos os fins de semana para gravar o programa de auditório, que contava também com as Paquitas, estrelas mirins que dançavam e faziam números musicais junto da Rainha dos Baixinhos – e foi nesse programa também que o famoso meme “Aham, senta lá, Cláudia” aconteceu. 

Eventualmente, a sua agência mandou ela escolher entre a carreira de modelo ou apresentadora infantil, e ela escolheu seguir no ramo do entretenimento para crianças. O programa foi se tornando um grande sucesso, principalmente pela sua inovadora estrutura na época que intercalava os segmentos de auditório com variados desenhos animados, além de diversas atrações musicais.

A influência de Marlene Mattos

Xuxa completa 60 anos; confira a trajetória da rainha dos baixinhos. Xuxa, a rainha dos baixinhos, marcou gerações de brasileiros durante décadas. Confira a trajetória de sua carreira!
Xuxa com Marlene Mattos. (Imagem: Reprodução/Acervo Globo)

Quanto a essa época, é importante frisar a relação de Xuxa com Marlene Mattos. Marlene, junto de Sherman, foi responsável pela transformação na carreira da apresentadora, quando a contratou para apresentar o Clube da Criança em 1983. Juntas, elas criaram um estilo único de programa infantil que se tornou um sucesso absoluto, catapultando a carreira da Xuxa para o estrelato.

Marlene também foi a empresária da Xuxa por muitos anos, gerenciando sua imagem, contratos e carreira. No entanto, a relação das duas se tornou tensa em meados dos anos 2000, quando a Xuxa decidiu romper com a Marlene e assumir mais controle sobre sua carreira. A partir daí, elas se afastaram e a convivência se tornou distante — com trechos do documentário de 60 anos da rainha dos baixinhos divulgados pelo Globoplay mostrando que um recente reencontro foi tenso, rendendo inclusive comentários e revelações da Rainha dos Baixinhos sobre o tratamento que Mattos lhe dava, obrigando a estrela a permanecer magra, por exemplo.

Mas mesmo com esse afastamento, Xuxa e Marlene continuam sendo mencionadas juntas quando se fala da carreira da Xuxa. A relação delas foi muito importante para o sucesso da apresentadora e para a história da televisão brasileira. Apesar dos desentendimentos e da separação profissional, ambas parecem ter mantido um respeito mútuo. Ainda que a relação pessoal não tenha sido resgatada, a contribuição de Marlene Matos para a carreira da Xuxa é inegável e jamais será esquecida.

A mudança para a Rede Globo 

Xuxa completa 60 anos; confira a trajetória da rainha dos baixinhos. Xuxa, a rainha dos baixinhos, marcou gerações de brasileiros durante décadas. Confira a trajetória de sua carreira!
Xuxa e a nave do Xou da Xuxa. (Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Três anos depois, o diretor Mario Lúcio Vaz, da Rede Globo, ofereceu para ela um salário três vezes maior para Xuxa apresentar um programa infantil na emissora. Ela aceitou e, em 30 de junho de 1986, chegando em uma nave espacial nas manhãs da Globo, estreava o Xou da Xuxa, exibido durante seis anos e meio pela emissora, marcando toda uma geração oitentista.

Recheado de mensagens positivas para os baixinhos, criando moda como os prendedores de cabelo chamados de “xuquinhas” e praticamente estabelecendo todo o formato que até hoje ainda é encontrado nos (raros) programas infantis de auditório, o programa se tornaria um marco do entretenimento infantil, e consolidaria Xuxa como a Rainha dos Baixinhos. 

A carreira musical dela também engrenaria nessa época, com a apresentadora lançando a série de discos Xou da Xuxa, que venderiam mais de 10 milhões de cópias somados. O sucesso tanto do programa quanto dos álbuns levariam um jornal francês, em 1987, a incluir Xuxa na lista das 10 mulheres de maior destaque do planeta, compartilhando a lista com nomes como Margaret Thatcher

A carreira cinematográfica também começaria de vez nesse período, com o lançamento de Super Xuxa contra Baixo Astral, terceiro filme mais visto nos cinemas brasileiros em 1988. Em 1990, o seu maior sucesso, Lua de Cristal, chegou aos cinemas, figurando na lista dos filmes nacionais mais vistos entre 1970 e 2011 da Ancine.  

Ainda em 1990, a apresentadora também começaria a fazer sucesso internacional, convidada pela Academia Internacional das Artes e Ciências Televisivas dos EUA para entregar o Emmy de melhor programa infantil. Na época, em uma matéria da revista New York Magazine, chegou a ser chamada de “Madonna latino-americana”, graças ao sucesso do hit Ilariê na América Latina, o que abriu as portas para que seus álbuns ganhassem versões em espanhol e começassem a ser lançados em outros países além do Brasil.

Durante esse período, ela namorou a estrela do automobilismo Ayrton Senna, mas o relacionamento terminaria em 1991 após incompatibilidade nas agendas de ambas as celebridades.

Programas na Globo

Xuxa completa 60 anos; confira a trajetória da rainha dos baixinhos. Xuxa, a rainha dos baixinhos, marcou gerações de brasileiros durante décadas. Confira a trajetória de sua carreira!
XUxa Park.

No total, Xuxa apresentou em seu período na Globo seis programas, além de incontáveis participações em outras atrações da emissora. Listamos todos a seguir:

  • Xou da Xuxa (1986-1993): Aqui a famosa entrada na espaçonave surgiu. O programa era infantil, e continuou o formato que a estrela havia iniciado na Manchete.
  • Xuxa Park (1994-2001): Apresentado em uma espécie de parque temático, Xuxa Park seria um grande sucesso, só sendo cancelado em 2001 após eventos traumáticos para a apresentadora envolvendo um incêndio no estúdio.
  • Xuxa Hits (1995-1996): Primeiro dos programas mais focados em atrações musicais e um público mais velho, Xuxa Hits seria um sucesso, até ser substítuido pelo Planeta Xuxa.
  • Planeta Xuxa (1997-2002): Aqui Xuxa começaria, além de mostrar atrações musicais, a também trabalhar de maneira empolgante seus dotes de entrevistas com famosos.
  • Xuxa no Mundo da Imaginação (2002-2004): Nova abordagem infantil da Xuxa, o programa era repleto de atrações e quadros didáticos, além de contar com personagens como o Tchutchucão, que se tornariam símbolos da infância dos anos 2000 no Brasil
  • TV Xuxa (2004-2014): Último programa da Xuxa na Globo, ele iniciaria com um formato mais voltado ao público infantil até que em 2009 teria mudanças e se tornaria algo mais voltado para os jovens e para o público adulto, tal qual Xuxa Hits e Planeta Xuxa.

Filmes durante a época na Globo

Além de programas, Xuxa também protagonizou diversos filmes durante seu contrato com a Globo. Citamos todos a seguir, com breves sinopses dos principais sucessos:

  • Super Xuxa Contra Baixo Astral (1988): Xuxa enfrenta o Baixo Astral, uma criatura demoníaca que quer deixar tudo sem graça e triste.
  • Lua de Cristal (1990): Maria de Graça (Xuxa) se muda para a cidade grande com o objetivo de se tornar uma grande cantora, e precisa se aventurar para viver uma grande paixão com Bob (Sérgio Mallandro).
  • Xuxa Requebra (1999)
  • Xuxa Popstar (2000)
  • Xuxa e os Duendes (2001): Com participações de Gugu, Luciano Huck, Ana Maria Braga e muito mais, esse foi um dos maiores sucessos da Xuxa no cinema, contando uma história cheia de aventuras e fantasias sobre a briga entre duendes e trolls.
  • Xuxa e os Duendes 2 – No Caminho das Fadas (2002)
  • Xuxa Abracadabra (2003)
  • Xuxa Gêmeas (2006)
  • Xuxa em Sonho de Menina (2007)
  • Xuxa em O Mistério de Feiurinha (2009)

As Paquitas

Xuxa completa 60 anos; confira a trajetória da rainha dos baixinhos. Xuxa, a rainha dos baixinhos, marcou gerações de brasileiros durante décadas. Confira a trajetória de sua carreira!
Xuxa e as Paquitas.

Foi na Rede Globo que as Paquitas da Xuxa também nasceram. O grupo de dançarinas que acompanhou Xuxa em seus programas na televisão e em shows pelo Brasil e pelo mundo surgiu em 1989, durante o programa “Xou da Xuxa”, e rapidamente se tornou um sucesso entre as crianças e adolescentes.

As Paquitas eram conhecidas por suas roupas coloridas e extravagantes, bem como por suas coreografias sincronizadas e animadas. Elas também gravaram diversos álbuns de sucesso, incluindo “Xou da Xuxa 3” e “Xou da Xuxa 4”, que venderam milhões de cópias em todo o Brasil. Além disso, elas participaram de filmes e programas de TV, e se tornaram ícones da cultura pop brasileira nos anos 90.

Embora o grupo tenha se desfeito no final da década de 90, as Paquitas continuam sendo lembradas com carinho pelos fãs da Xuxa e da cultura pop brasileira, marcando uma geração e ajudando a consolidar a imagem da apresentadora como um fenômeno da televisão e da música.

Listamos a seguir todas as integrantes das Paquitas (e sim, muitas delas tiveram e tem carreiras solos na televisão até hoje!):

  • Andrea Veiga (Paquita Andie) – 1989 a 1995
  • Ana Paula Guimarães (Paquita Ana) – 1990 a 1995
  • Ana Paula Almeida (Paquita Pituxa) – 1989 a 1991
  • Andréa Sorvetão (Paquita Sorvetão) – 1989 a 1992
  • Bárbara Borges (Paquita Babalu) – 1995 a 1997
  • Cátia Paganote (Paquita Cat) – 1989 a 1995
  • Cintia Ferreira (Paquita Cintia) – 1995 a 1997
  • Flávia Fernandes (Paquita Flávia) – 1995 a 1997
  • Graziela Schmitt (Paquita Grazi) – 1997
  • Juliana Baroni (Paquita Juliana) – 1993 a 1995
  • Juliana Silveira (Paquita Jú) – 1995 a 1997
  • Katia Moraes (Paquita Kátia) – 1989 a 1991
  • Lana Rhodes (Paquita Lana) – 1991 a 1993
  • Letícia Spiller (Paquita Leticia) – 1989 a 1991
  • Louise Wischermann (Paquita Louise) – 1992 a 1995
  • Marcela Leal (Paquita Marcela) – 1995 a 1997
  • Mariana Richard (Paquita Mari) – 1995 a 1997
  • Maytê Piragibe (Paquita Maytê) – 1995 a 1997
  • Priscilla Couto (Paquita Pri) – 1990 a 1995
  • Roberta Cipriani (Paquita Roberta) – 1989 a 1990
  • Roberta Richard (Paquita Roberta) – 1990 a 1995
  • Tatiana Maranhão (Paquita Tatiana) – 1993 a 1995
  • Thalita Ribeiro (Paquita Thalita) – 1997

O ritmo de trabalho exaustivo dos anos 1990

Xuxa completa 60 anos; confira a trajetória da rainha dos baixinhos. Xuxa, a rainha dos baixinhos, marcou gerações de brasileiros durante décadas. Confira a trajetória de sua carreira!
Xuxa apresentando o Xuxa USA (Imagem: Reprodução/YouTube)

O grande sucesso internacional da rainha começaria a levar ela ao limite, chegando a ter programas no Brasil e EUA, fazendo com que ela dividisse sua rotina entre períodos no Brasil, Argentina e no território estadunidense, em que apresentava o programa Xuxa, totalmente falado em inglês, exibido para 85% do território estadunidense.

A rotina intensa fez com que a estrela começasse a apresentar dores de coluna e, durante a preparação nos bastidores do programa Good Morning America, em que Xuxa daria uma entrevista, ela acabou desmaiando, sendo levado às pressas para o atendimento médico.

A rotina intensa, seus problemas de saúde, e a morte de seu ex-namorado Ayrton Senna em 1994 fizeram a apresentadora repensar suas prioridades, diminuindo assim seu ritmo de trabalho e voltando para o Brasil, onde começou a apresentar o Xuxa Park. Em 1997 ela começou a ter uma dobradinha nos sábados da Globo, também apresentando o Planeta Xuxa, programa mais focado no mundo musical e que fez grande sucesso principalmente pelo quadro “Intimidade” em que artistas recebiam perguntas um tanto íntimas de Xuxa.

Nascimento da filha, Sasha

Xuxa completa 60 anos; confira a trajetória da rainha dos baixinhos. Xuxa, a rainha dos baixinhos, marcou gerações de brasileiros durante décadas. Confira a trajetória de sua carreira!
Xuxa e Sasha (Imagem: Reprodução/Instagram)

O nascimento da filha da Xuxa com Luciano Szafir, Sasha Meneghel Szafir, em 28 de julho de 1998, foi um dos momentos mais emocionantes da vida da apresentadora. Sasha nasceu na maternidade Perinatal da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, pesando 3,505 kg e medindo 52 cm.

Xuxa sempre foi muito discreta em relação à vida pessoal, e a gravidez de Sasha foi mantida em segredo até o nascimento. Porém, após ter dado à luz a filha, a apresentadora não hesitou em compartilhar a felicidade com seus fãs, e concedeu entrevistas e fotos exclusivas para diversas revistas e programas de televisão.

Desde então, Sasha se tornou uma das crianças mais famosas do Brasil, e cresceu sob os olhos atentos da mídia e dos fãs da Xuxa, além de ter sido alvo de alguns rumores curiosos como o fato dela ter nascido sem o ânus — informação desmentida pela celebridade neste ano!

Incêndio do Xuxa Park, quase aposentadoria e Xuxa Só para Baixinhos 1 e 2

Xuxa completa 60 anos; confira a trajetória da rainha dos baixinhos. Xuxa, a rainha dos baixinhos, marcou gerações de brasileiros durante décadas. Confira a trajetória de sua carreira!
O incêndio do Xuxa Park. (Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Em 11 de janeiro de 2001, durante as gravações do Xuxa Park, um incêndio marcaria a carreira da apresentadora, ferindo 26 pessoas das 300 presentes no estúdio, que saíram com queimaduras de primeiro, segundo e terceiro grau. A apresentadora estava cantando e dançando normalmente sem perceber o que estava acontecendo; após a chegada dos bombeiros, ficaria em choque – e pediu para a Globo cancelar o programa, inclusive chegando a cogitar uma aposentadoria. 

Porém, em 2001 lançaria os dois primeiros volumes Xuxa Só para Baixinhos 1 e 2, que se tornaram sucesso de crítica e público. Vale ressaltar que o segundo volume chegaria até mesmo a vencer o Grammy Latino de Melhor Álbum Infantil.

Baixa-audiência e fim do contrato com a Globo

Xuxa completa 60 anos; confira a trajetória da rainha dos baixinhos. Xuxa, a rainha dos baixinhos, marcou gerações de brasileiros durante décadas. Confira a trajetória de sua carreira!
Luciano Huck em um dos quadros de Xuxa no Mundo da Imaginação. (Imagem: Reprodução/Memórias Globo)

De 2002 até 2007, a Globo e a apresentadora tentariam emplacar vários novos formatos infantis na manhã dos dias de semana, como o Xuxa no Mundo da Imaginação e o TV Xuxa, mas a realidade é que as atrações não conseguiriam os resultados esperados pela emissora e resultariam na substituição pela TV Globinho.

Foi durante essa época também que a rainha dos baixinhos receberia uma de suas paródias mais conhecidas, com uma apresentadora loira que utilizava muito sensualidade sendo mostrada na TV brasileira durante o episódio de Os Simpsons em que a família visita o país. O capítulo geraria muita polêmica em território nacional, não só pela retratação da apresentadora, mas também do Rio de Janeiro como um todo – o então presidente, Fernando Henrique Cardoso, chegou a comentar sua insatisfação com o episódio na época. 

Durante os próximos oito anos, a apresentadora não teria mais tanto sucesso no Brasil, mas a TV Globo Internacional continuaria utilizando ela em sua programação através do Mundo da Xuxa, programa que exibia momentos da carreira da estrela e também clipes do Xuxa só para Baixinhos.

Já o TV Xuxa continuaria exibido na TV Globo nacional, nas tardes de sábado, substituindo a Sessão de Sábado, e chegaria ao fim em 2014 por conta de problemas de saúde da Rainha dos Baixinhos. Um ano depois, Xuxa deixaria a Globo e iria para a Record, iniciando uma nova fase de sua carreira.

A fase “adulta” de Xuxa

Xuxa completa 60 anos; confira a trajetória da rainha dos baixinhos. Xuxa, a rainha dos baixinhos, marcou gerações de brasileiros durante décadas. Confira a trajetória de sua carreira!
Xuxa como apresentadora do Dancing Brasil. (Imagem: Divulgação/TV Record)

A contratação da apresentadora em 2015 foi uma das maiores da história da Record, junto da de Augusto Liberato, o Gugu. Em agosto do mesmo ano, ela estrelaria seu primeiro programa na emissora, Xuxa Meneghel, inspirado no formato do popular The Ellen Degeneres Show, exibido toda segunda-feira. O programa contava com entrevistas com famosos, atividades, atrações musicais e reportagens diversas. Ele ficou no ar até dezembro de 2016.

Em 2017, ela começou a apresentar o Dancing Brasil na Record, competição de dança com celebridades, e em 2019 a apresentadora comandou The Four Brasil, outra competição musical, mas dessa vez com pessoas anônimas, e o Geração Xuxa, um talk-show infantil exibido diretamente na plataforma de streaming PlayPlus.

Em 2020, o contrato da apresentadora com a Record venceu, e ambas as partes concordaram na não renovação. Um ano depois, Xuxa fecharia uma parceria com o streaming Globoplay para a produção de um documentário de sua carreira, e, em 2023, foi confirmada como apresentadora e jurada do reality show Caravana das Drags, do Prime Video – uma espécie de versão brasileira de Rupal’s Drag Race.

Veja também

Lançamentos do Globoplay em março de 2023 tem Lollapalooza e mais

Fontes: Correio Braziliense, Claudia, Wikipedia, Memórias Globo, Multiverso Noticías, Bahia Noticías, R7

Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (27/03/23)


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados