Índice
O aguardado RPG espacial de mundo aberto da Bethesda, Starfield, está se tornando uma realidade cada vez mais próxima para os fãs de videogame. No domingo (11), o jogo, que Todd Howard afirma ser o projeto mais ambicioso da empresa até o momento, foi revelado em um vídeo com mais de 40 minutos de informações detalhadas sobre jogabilidade, gráficos e muito mais.
Durante todo o vídeo, fomos agraciados com um espetáculo visual de proporções épicas, algo que, se for entregue pelos desenvolvedores, será verdadeiramente digno da “nova geração”. Para alívio dos fãs, a data de lançamento permanece inalterada, portanto, Starfield será lançado em 6 de setembro para Xbox Series S|X e computadores, estando disponível sem custos adicionais no Game Pass!
O Showmetech extraiu as informações mais interessantes do vídeo e trazemos em primeira mão para você agora!
Starfield é do gênero Nasapunk
Fãs do gênero punk sabem que ele costuma se manifestar em vários segmentos, cada um com suas regras e informações específicas. Talvez o mais popular de todos seja o Cyberpunk, que inclusive possui um jogo com o mesmo nome desenvolvido pela CD Projekt Red.
Para Starfield, a Bethesda decidiu criar um novo estilo dentro desse gênero para a construção de seu mundo, que eles chamaram de Nasapunk. Mas o que isso significa? Bem, é uma mistura de tecnologia futurística, porém sem exagerar na criatividade sobre o quanto essa tecnologia irá evoluir nos próximos anos. É uma representação imaginativa de como poderá ser o nosso futuro, mas ainda assim capaz de permitir que encontremos elementos familiares nos objetos.
Dessa forma, enquanto exploram todas as regiões do universo do jogo, os jogadores podem esperar naves e outros dispositivos com um visual futurista, porém dentro de limites razoáveis. São objetos plausíveis, que podemos imaginar e até mesmo acreditar que poderiam existir no mundo real.
Um universo vivo
Uma das grandes promessas de Todd Howard que impressiona e também desperta dúvidas está relacionada ao verdadeiro tamanho do universo de Starfield. O desenvolvedor prometeu cerca de mil mundos visitáveis pelos aventureiros espaciais em sua jornada, porém não detalhou se todos serão criados manualmente pela equipe ou gerados por algoritmos.
Felizmente, o que foi mostrado durante a transmissão de hoje impressionou pela enorme quantidade de detalhes apresentados: durante as viagens espaciais, os jogadores não apenas poderão visitar planetas, mas também suas luas. Há, portanto, muito a ser explorado neste universo do jogo.
A ideia da Bethesda, acima de tudo, é fazer com que esse universo pareça realmente vivo, composto por pequenas histórias independentes que, de alguma forma, se interligam. Por exemplo, em um dos planetas mostrados durante a transmissão, chamado Akila, é possível perceber que ele foi concebido com base em um cenário de velho oeste espacial.
No entanto, nem todos os planetas terão a mesma quantidade de detalhes e informações, pois muitos não serão habitados por civilizações, sendo apenas lugares repletos de flora e fauna alienígena a serem explorados pelos jogadores. Mesmo que sejam gerados de forma procedural, novos conteúdos serão adicionados à medida que cada pessoa explora o universo, o que garantirá uma experiência diferenciada para cada jogador.
Portanto, embora as missões da história possam ser semelhantes, experimentadas da mesma maneira por todos os fãs de Starfield, a jornada de cada um pela galáxia pode ocorrer de forma distinta.
Faça sua base e nave dos sonhos
Sua jornada pela galáxia pode ser bastante desafiadora, especialmente com tantos perigos à espreita neste universo. No entanto, ao visitar qualquer planeta, será possível construir uma base nele e personalizá-la ao seu gosto, abrindo um leque de possibilidades, como designar pessoas para trabalhar no local ou selecionar locais para extrair recursos.
Felizmente, isso é apenas o começo. Além de personalizar a base como preferir, você também poderá aplicar essa mesma customização à nave, que o acompanhará em longas viagens pelas estrelas. A complexidade das opções de personalização parece ser ampla, permitindo construí-las de acordo com seu desejo – e a apresentação deixou claro que até mesmo os desejos mais estranhos poderão ser realizados.
Portanto, nossas viagens espaciais nem sempre serão seguras. Embora exista a opção de viajar entre dois pontos com o clique de um botão, também será possível pilotar as naves até o destino. Independentemente da forma de exploração escolhida, os jogadores devem estar preparados para enfrentar batalhas aéreas perigosas.
A Bethesda também deixou claro que haverá diferentes abordagens para essas batalhas. Os astronautas poderão ter um maior controle sobre suas próprias naves, abrindo mão de certos recursos – como a velocidade da nave – em troca de outros, como maior tempo de escudo ou poder de fogo. No entanto, caso não gostem dessa estratégia, também será possível invadir veículos inimigos e render sua tripulação.
É sobre quem você é
Nos jogos de mundo aberto que permitem uma ampla personalização da aparência e outros detalhes do personagem, é comum que, no final, todos sejam essencialmente iguais, apenas com rostos diferentes, mas com a mesma história. No entanto, a lógica da desenvolvedora é diferente em Starfield, pois a ênfase não está na aparência, mas sim em quem você é como personagem, proporcionando aos jogadores a liberdade de personalizar sua história de forma significativa.
Os antecedentes, por exemplo, fornecerão um pequeno contexto para definir quem você é no universo de Starfield, e você terá ainda mais liberdade para escolher três traços adicionais, tornando sua jornada ainda mais única. Esses traços possuirão as vantagens e desvantagens típicas, oferecendo algo benéfico para o jogador em troca de algum malefício.
Um exemplo desses traços é “Hero Worshiped”, apresentado durante a transmissão, que, ao ser selecionado, faz com que o personagem principal se torne uma grande estrela da galáxia e um fã apareça aleatoriamente para conversar sem parar. Por um lado, isso pode levar o fã a se juntar à tripulação espacial e até mesmo presentear o jogador com itens interessantes.
Caso o jogador não queira gastar muito tempo criando seu próprio protagonista ou simplesmente queira aproveitar a jogabilidade complexa de Starfield o mais rápido possível, haverá a opção de escolher entre 40 modelos de personagens diferentes, que oferecerão uma base sólida para iniciar sua jornada.
Evolua enquanto joga
Starfield contará com diferentes habilidades que podem ser adquiridas ao longo do jogo, seja ao completar desafios espalhados por toda a galáxia ou ao tomar certas decisões que concedam acesso a elas. Assim como as habilidades do personagem, as perícias também poderão ser aprimoradas à medida que você joga. Por exemplo, quanto mais você abrir fechaduras, melhor será a habilidade do seu personagem nessa área.
Isso é semelhante ao que já acontece em Skyrim, mas no novo RPG espacial da Bethesda, essas mecânicas parecem estar mais refinadas e dinâmicas, mostrando todo o aprendizado da empresa ao longo dos anos no mercado de desenvolvimento de jogos.
No total, as principais habilidades do personagem serão divididas em cinco categorias diferentes: Físico, Social, Combate, Ciência e Tecnologia. Embora não tenham sido fornecidos detalhes específicos sobre como cada uma funciona, espera-se que elas tenham um impacto significativo na forma como cada jogador aborda as diversas situações do jogo.
Você não precisa viajar sozinho
Tornar-se a criatura mais poderosa de toda a galáxia pode ser uma tarefa interessante, mas isso pode se tornar ainda mais divertido na companhia de amigos. Embora ainda não tenham sido divulgados detalhes sobre elementos cooperativos em Starfield, o jogo contará com uma ampla variedade de personagens secundários que poderão acompanhá-lo em sua aventura singleplayer.
Cada membro de sua tripulação terá habilidades únicas que serão de grande ajuda para o bom funcionamento da nave ou até mesmo para as bases construídas em terra firme. Afinal, até mesmo o lobo solitário mais poderoso precisa de uma mão extra para gerenciar sua vida, concorda?
Muitos dos NPCs disponíveis ao longo da história do jogo poderão acompanhar o personagem principal em aventuras, seja para realizar missões ou enfrentar inimigos perigosos. Um exemplo destacado até o momento é o carismático robô chamado Vasco, cujo design foi inspirado nas criações da NASA.
Além disso, em meio a uma ampla variedade de pessoas que podem se juntar à sua tripulação, é possível até mesmo se apaixonar por alguém e desenvolver um romance, pois o jogo contará com um sistema de relacionamentos.
Combate passou por transformações
Fãs mais antigos da Bethesda sabem que os combates em seus jogos costumam ser um dos aspectos menos interessantes. Em Skyrim, a sensação de liberdade e exploração do mapa era mais cativante e divertida do que o combate com espadas ou uso de magias contra inimigos. Até mesmo em Fallout, as coisas eram um pouco mais lentas nesse aspecto.
No entanto, pelo que foi mostrado nos trailers de Starfield, parece que a Bethesda fez grandes reformulações nos combates. Apenas pelos trailers, já é possível sentir como eles estão mais divertidos e dinâmicos. Como em todo o RPG Espacial, haverá uma ampla variedade de itens disponíveis para o jogador, bem como opções de personalização para que cada equipamento possa ser feito de acordo com seu gosto.
Até mesmo para os fãs de Star Wars que desejam criar um Mandaloriano no universo do jogo da Bethesda, será possível fazê-lo, uma vez que jetpacks estarão disponíveis para uso durante a exploração do mapa ou até mesmo em batalhas!
Produtos personalizados de Starfield
Além do tão aguardado lançamento de Starfield, os fãs também têm outra grande novidade para celebrar! Juntamente com o jogo, serão lançados controles e headsets customizados, perfeitos para mergulhar de cabeça na experiência espacial imersiva.
Os controles customizados trarão um design exclusivo inspirado no universo de Starfield, com detalhes e elementos temáticos que transportarão os jogadores diretamente para a galáxia do jogo. Com eles em mãos, cada movimento e ação serão ainda mais envolventes, oferecendo uma conexão palpável com o mundo do jogo.
Além disso, os headsets customizados proporcionarão uma experiência sonora de alta qualidade e imersão total. Com áudio nítido e envolvente, cada som do universo de Starfield ganhará vida, transportando os jogadores para um ambiente sonoro único e emocionante.
É o jogo definitivo da Bethesda?
Starfield está programado para ser lançado em 6 de setembro e estará disponível para computadores e para a linha de consoles da nova geração da Microsoft, o Xbox Series S|X.
Como um dos títulos mais esperados do ano, ele promete proporcionar uma imersão e aventura incríveis em seu vasto mundo. No entanto, será que ele se tornará o jogo definitivo da Bethesda? Deixe-nos saber sua opinião nos comentários!
VEJA MAIS
Remake de Persona 3 é anunciado na Xbox Game Showcase!
FONTES: Bethesda
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (12/06/23)
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Starfield, se não for de No Man’s Sky pré-fix, vai ser GOAT.
isso vai ser bom demais
Cara, tem tudo para ser o GOTY disputando com o Zelda, mas tenho medo de ser uma decepção cheia de promessas igual No Man Sky ou Cyberpunk.
Alguma indicacão de streamer que esteja pensando em transmitir para acompanhar de perto?
Uma coisa que eu achei sensacional foi que de acordo com Todd Howard, apesar de Starfield ser um cenário de ficção científica, eles se inspiraram no faroeste de Red Dead Redemption 2 para trabalhar na imersão do game.
Odeio jogos com pegada futurista espaciais, mas esse aí estou extremamente curioso pra ver de como vai ser
Uma pena que vai ser lançado na mesma época que o Baldurs Gate. Talvez isso diminua MUITO o hype do BG
Ansioso pelo Starfield, uma pena que vai ser lançado na mesma época que o Baldurs Gate, talvez tire um pouco o brilho do nosso RPG de D&D
sou mt fa de jogo nessa pegada nao mas to curioso p jogar esse ai
perfeito
parece mto foda, to doido pra jogar
Starfield é a grata surpresa next gen que a gente precisava que jogo incrível!
E que jogo incrível é starfield, o puro suco da next gen um tapa na das AAA do mercado eu repetem a mesma fórmula por 500 anos cof cof cof (Ubisoft)
O famoso No Man’s Skyrim, confesso que to meio ansioso por esse game (a toa, não vou poder jogar)
Apesar de não ser um tipo de jogo que eu gosto eu gostei bastante do resumo e do detalhamento do arigo, parabens!
Bacana, parece ser interessante!
Proposta bem interessante, mas com muitas promessas, tendem a virem muitos baits, fé que venha jogão
Gostei da proposta, mas quando a esmola é grande o santo desconfia, vide outros jogos q acabaram flopando como NMS e Cyberbug
Espero que essa seja a redenção da Bethesda, porque apesar de lançar bons jogos, parece que nunca alcança o potencial que poderia alcançar…
No fim será muitas promessas jogadas ao vento
Propostas interessante agora tem que ver se serão cumpridas
Parece muito bom, mas deve exigir uma dedicação exclusiva demais
Promete ser muito bom
Espero q esse No Man’s Sky 2 seja bom
Espero q esse No man´s Sky 2 seja bom
Espero de coração q esse jogo seja bom, e o meu estilo de jogos favorito
Sou mais meu fifinha
Medo de ser o próximo No Man’s Sky
Jogos nessa pegada me ganha pra ver lives, certamente vou ver
Fé na Bethesda
Não é meu estilo, mas ganhará uma chance.
espero que seja bom