Índice
- Ponto 1: substitua o 3G pela rede 2G
- Ponto 2: reduza o brilho da tela
- Ponto 3: sincronize apenas o necessário
- Ponto 4: a qualidade do sinal de sua operadora pode ser o grande vilão
- Ponto 5: Ligar o Bluetooth e o Wi-Fi somente quando necessário
- Ponto 6: comprar baterias extras
- Descubra mais sobre Showmetech
Neste tempos de celulares com grandes telas e constantes conexões com a internet, fica cada vez mais difícil fazer com que a bateria de seu smartphone dure o dia todo. Se você usa constantemente o seu aparelho (heavy-user), pode ver este tempo diminuído para apenas algumas horas, correto? Trata-se de uma frustração clássica de quem possui os novos modelos como o Galaxy S, Desire HD, Nexus S, Milestone, Xperia X10, Defy, Nexus One, Desire, dentre muitos outros.
Sendo assim, o Showmetech preparou algumas dicas para que você não fique sem bateria nos momentos em que mais precisa. Veja abaixo:
Ponto 1: substitua o 3G pela rede 2G
A velocidade da conexão 3G nem sempre pode compensar, visto que é responsável por drenar rapidamente a sua bateria. Desta forma, deixar marcado “somente 2G” no menu de configurações de redes do seu aparelho pode ajudar bastante, especialmente nos momentos em que o celular não estiver sendo usado, em está apenas sincronizando dados de suas contas de Facebook e Twitter, por exemplo. Ligue o 3G somente quando estiver usando o aparelho.
Ponto 2: reduza o brilho da tela
No menu de configurações da tela do seu smartphone, selecione o mínimo de brilho necessário, ou deixe o brilho em “modo automático” (caso esta opção exista). Isso garante que o aparelho gaste menos bateria tentando iluminar sua tela.
Ponto 3: sincronize apenas o necessário
Ainda que você esteja inscrito em todas as redes sociais possíveis, como o Orkut, Facebook, Twitter, Picasa, Flickr e LinkedIN, configurar o seu aparelho para sincronizar todas estas contas pode acabar com sua bateria e, convenhamos, não é lá muito necessário, não é mesmo? Escolha as opções que você realmente acha úteis, e deixe o resto desligado. Você notará uma sensível diferença na vida útil de seu aparelho.
Ponto 4: a qualidade do sinal de sua operadora pode ser o grande vilão
A qualidade do sinal pode ser, em termos gerais, o maior vilão de consumo de bateria. O consumo do dispositivo de rádio (responsável por receber o sinal da operadora) varia de acordo com a qualidade do sinal (quanto pior o sinal, maior a potência que o rádio tem que operar e maior o consumo de bateria). Sendo assim, vale a pena escolher sua operadora não só pelo preço, mas também pela qualidade de sinal que ela proporciona para a cidade em que você vive.
Ponto 5: Ligar o Bluetooth e o Wi-Fi somente quando necessário
Ambos os tipos de conexão podem ser muito úteis durante o seu dia-a-dia. Porém, deixá-los sempre ligados pode consumir rapidamente sua bateria, visto que o Bluetooth e o Wi-Fi ficam fazendo constantes buscas por sinais de conexão. Sendo assim, recomendamos que você só ligue-os quando realmente necessário. Nos smartphones Android existem vários widgets que podem lhe auxiliar neste controle.
Ponto 6: comprar baterias extras
Se nada disso adiantou, comprar uma bateria extra (e um carregador adicional) pode ser uma boa opção. Assim, enquanto você usa a bateria no seu celular, a bateria reserva está carregando ou pronta para substituí-la.
Esperamos que estas dicas lhe ajudem a salvar a bateria do seu celular ou smartphone. Caso queira, compartilhe suas sugestões de economia conosco, escrevendo no campo de comentários abaixo.
— Agradecimentos especiais aos membros do Fórum Android Brasil, que apresentaram suas melhores sugestões de economia de bateria.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.