O primeiro táxi autônomo da Amazon foi revelado oficialmente pela empresa. Quem está por trás do projeto é a startup Zoox, subsidiária da gigante de tecnologia. De acordo com a companhia, o veículo é totalmente elétrico e a bateria de 133 kWh tem autonomia para rodar por até 16 horas.
O carro autônomo da Amazon não possui volante e pode trafegar sem a necessidade de motorista, podendo chegar a 120 quilômetros por hora. Mesmo com a ausência de volante, o veículo pode se locomover em qualquer direção, tanto para frente e para trás, quanto para os lados.
Foco do táxi autônomo da Amazon será empresas de transporte de passageiros
Com cerca de 3,6m de comprimento e 1,80m de altura, o táxi autônomo da Amazon tem capacidade para até quatro passageiros. Vem equipado com airbag, cinto de segurança, recurso de carregamento sem fio para celular, painel para visualização de rotas e controle de ar-condicionado. A proposta da empresa é comercializar o “robotáxi” para empresas de transporte de passageiros.
Segundo a Zoox, o carro conta com sensores a laser, câmeras e radares que proporcionam uma visualização de 270º graus nos quatro cantos. Os recursos permitem que o veículo consiga identificar e rastrear objetos, pessoas e toda a movimentação da estrada por onde trafega, garantindo mais segurança.
O carro autônomo da Amazon ainda não tem data de lançamento definida, mas alguns veículos já estão sendo testados nos Estados Unidos, nas cidades de São Francisco e Foster City. Inclusive, Aicha Evans, a CEO da Zoox, e Jesse Levinson, co-fundador e CTO da empresa, fizeram um passeio em um dos modelos de testes que circulam em São Francisco.
De acordo com Aicha Evans, a Zoox pretende lançar os serviços de corrida com preços “acessíveis” capazes de concorrer com plataformas como a Lyft e Uber. No vídeo divulgado pela empresa é possível ver que Aicha utiliza o próprio aplicativo da Zoox para chamar o carro autônomo no hotel Fairmont em São Francisco e dar um passeio pela região.
A Zoox foi adquirida pela Amazon em junho deste ano. Mas a empresa também tem participação na Aurora que, recentemente, comprou a divisão de carros autônomos do Uber. Com o projeto ganhando forma, a gigante americana comandada por Jeff Bezos começa a entrar na disputa no mercado de carros autônomos.
Fonte: Bloomberg; TechCrunch
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.