O que acontece quando você une uma Campus Party, o mais promissor ecossistema de startups do Brasil e uma Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia?
Bom, muita coisa. Durante os dias 31 de outubro e 04 de novembro, Belo Horizonte recebe a segunda edição da FINIT, a maior feira de inovação da América Latina. Realizada no Centro de convenções Expominas, o evento reúne, num só lugar, jovens empreendedores, investidores experientes e o ambiente perfeito para a criação de novos negócios.
A FINIT é de iniciativa do Governo de Minas Gerais, considerado hoje o estado mais promissor quando o assunto é startup: ao todo, são 311 empreendimentos ativos no momento, sendo 70% deles os fundados entre 2015 e 2017.
Neste ano, o evento contará com quatro principais atrações: a segunda Campus Party de Minas Gerais; a Arena Criativa, dedicada a projetos DIY e oficinas; a Arena Experience, com diversos pontos de divulgação científica; e a Arena Negócios, a maior de todas.
Neste espaço, em especial, startups e grandes empresas ganham uma chance única de conversar sobre o futuro e possíveis parcerias.
100 Open Startups
Sendo o protagonista da Arena Negócios durante os dois primeiros dias da feira, o movimento 100 Open Startups é a principal plataforma de conexão entre startups de todo o país e as grandes empresas nacionais.
Nas palavras dos organizadores, tudo funciona como um ‘Tinder‘ dos empreendimentos, permitindo que negócios consolidados e startups possam se conversar sobre futuras colaborações.
E caso role um ‘match‘ durante a conversa, ambas as empresas firmam parcerias, investimentos, contratos ou outras formas de trabalhar em conjunto. Ao fim de cada encontro, são listadas as 10 startups mais bem-sucedidas nesta tarefa – só na edição passada da FINIT, foram realizados mais de 1.800 reuniões, um número que os organizadores esperam ter dobrado em 2017.
Neste ano, 200 startups e 100 grandes empresas participaram do movimento; dentre elas a Natura, a Johnson&Johnson, a BMG UpTech, a Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) e várias outras.
Fora da FINIT, o movimento já reúne 4.000 executivos, intermediando acordos entre mais de 400 organizações.
Divulgação científica
Para ocupar o enorme Expominas, a FINIT está contando com mais de 10 palcos para palestras, mais de 200 instituições envolvidas e mais de 50 mil visitantes, todos divididos entre três espaços: a Arena Negócios, a Arena Criativa e a Arena Experience.
Estas duas últimas, anexas à Arena Negócios, permitem que instituições como universidades e pequenas empresas exibam suas ideias, com jovens exibindo os seus projetos de robótica enquanto artesãos mostram um pouco do que a criatividade é capaz de fazer.
Nestas duas arenas, se destacam a Mini Maker Faire de Belo Horizonte, uma versão menor da maior feira de invenções do mundo, e o laboratório aberto do SENAI de Minas Gerais, um ambiente de aprendizado e troca de conhecimentos. O laboratório dispõe equipamentos e espaços para uso coletivo, além de contar com diversas palestras sobre projetos DIY.
Campus Party
Em 2017, a FINIT divide o Expominas com a segunda Campus Party de Minas Gerais. O evento, localizado logo ao lado da Arena Negócios, oferece mais de 250 horas de atividades, envolvendo também palestras, campeonatos de diversos games e muita, mas muita interação social.
Assim como a FINIT, a Campus Party de Minas Gerais é um incentivo da Sedectes, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do estado. O objetivo aqui, segundo os organizadores envolvidos em ambos os eventos, é fomentar o interesse juvenil por estes temas – tecnologia, inovação e o empreendedorismo nestas duas áreas.
Também é por isso que personalidades como Nolan Bushnell, o criador do Atari, Caito Maia, fundador da Chilli Beans, os Irmãos Piologo e o único astronauta brasileiro na Virgin Glactic, Marcos Palhares, estarão por lá falando de suas trajetórias.
Ao todo, a Campus Party MG (#CPMG2) estará dividida em quatro palcos: um principal, onde há todas estas atrações, e três outros menores, onde especialistas ministrarão palestras sobre entretenimento, criatividade, startups e, é claro, o tema do momento: inovação.
Além das palestras, os campuseiros também terão a oportunidade de participar de workshops sobre drones, robótica, games, programação, quadrinhos, design e hackatons.
…
O autor viajou a Belo Horizonte à convite da FINIT
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.