Em parceria com o Château de Versailles, o Google resolveu unir a fotometria e o Street View, ferramenta bastante usada da empresa, até mesmo na Estação Espacial, para criar o projeto “VersaillesVR: The Palace Is Yours” (Versailles: O Palácio é Seu), que oferece um tour em VR (realidade virtual) detalhado pelo Palácio de Versailles, na França.
Fazendo uso da fotometria, o Google conseguiu capturar 387.500 mil pés quadrados de imagens 3D em 21 salas da residência real de Louis XIV. Esse é o maior projeto de fotometria realizado no castelo. Os proprietários do HTC Vive e Oculus Rift poderão inspecionar (e até mesmo manipular) com detalhes mais de 100 esculturas, pinturas e outras obras que estão dispostas pelo Palácio.
Para criar esse projeto com altos níveis de detalhes, o Google precisou coletar mais de 4TB de dados, sendo preciso texturizar nada menos que 15 bilhões de pixels. Graças ao tour VR, será possível analisar o King and Queen’s State Apartments, Queen’s State, Royal Opera House, Royal Chapel e Hall of Mirrors, por exemplo. “Tapeçarias, pinturas, tetos, esculturas e móveis, tudo está ao alcance do seu controle para garantir acesso ilimitado e privilegiado aos tesouros de Versailles“, diz a descrição na Steam. “Para uma experiência mais íntima, mude para o modo noturno e explore o palácio à luz das chaminés“, conclui.
No momento, essa novidade é exclusiva para quem possui o HTC Vive ou o Oculus Rift. Felizmente, o Google também disponibilizou uma grande exposição online que exibe mais de 390 itens do Palácio, como artefatos históricos, pinturas e outros objetos interessantes. O tour vai mostrar detalhes das seis salas mais importantes do castelo, com comentários de especialistas no assunto para deixar tudo mais dinâmico e esclarecedor. Toda a exposição pode ser encontrada no site Arts & Culture do Google.
Palácio de Versailles
Como foi dito anteriormente, o Palácio de Versailles fica localizado na França, e como o próprio nome sugere, mais especificamente na cidade de Versalhes, uma aldeia rural na época de sua construção mas que agora é um subúrbio de Paris. Com área de 8,2 km², o castelo foi o centro do poder do Antigo Regime daquele país, indo de 1682 à 1789.
Luís XVI, nascido em 1754 e morto em 1793, foi o último rei, tendo recebido o título Duque de Berry. Dentre as diversas salas, as mais conhecidas são: Grand Appartement du Roi, Grand Appartement de la Reine e Le petit appartement du Roi.
Fonte: Engadget
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.