Há algumas semanas o Instagram começou a testar uma funcionalidade bem controversa: notificar o usuário sempre que alguém tirasse print de um Storie. Como você muito provavelmente sabe, os Stories são fotos e vídeos que desaparecem depois de 24 horas. Ou seja, a ideia não é eternizar aquele conteúdo. Quando um terceiro tira print de um Storie, ele está indo justamente no caminho contrário dessa ideia.
Pois bem, a partir de agora, o Instagram vai avisar aos seus usuários sempre que alguém tirar um print de um Storie. O recurso está sendo liberado aos poucos, portanto, é provável que você ainda não seja notificado. Mas, nos próximos dias, essa função certamente será habilitada para todos.
O mesmo vale para quem grava a tela do celular. Não é possível burlar esse “sistema de alerta” usando algum aplicativo que grave a tela do smartphone. O usuário será notificado do mesmo jeito. É essa é a imagem que você verá sempre que tirar um print ou gravar algum Storie:
Instagram is now notifying users when somebody takes a screenshot of their stories…..
….well it’s over for us bitches ? pic.twitter.com/KTOf1E3Qrn
— bulldog (@gabrielmonstere) 8 de fevereiro de 2018
“Da próxima vez que você fizer uma captura ou gravação de tela em uma história, a pessoa que a postou será capaz de ver isso“, é o que diz a notificação. O usuário, por sua vez, será notificado com um ícone específico que aparecerá do lado do nome de quem tirou o print, conforme mostra a imagem abaixo:
Obviamente que há formas de tirar esse print sem ser dedurado, mas deixa o processo um pouco mais trabalhoso. Agora o print precisa realmente valer a pena para justificar todo esse esforço. Vamos ensinar todas as maneiras de fazer em um post à parte. Aguarde.
É legal lembrar que o Snapchat, de onde o Instagram copiou a função Stories, já avisa há séculos sobre quem tira o print dos Snaps. Agora essa função também está no Instagram. O que você achou dessa funcionalidade? Eu, particularmente, não gostei nadinha.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.