Com o agravamento da pandemia e as medidas de isolamento social as empresas precisaram adotar o home office para continuar operando em segurança durante a crise sanitária. Mas não foi apenas a rotina de trabalho que mudou. Muitos profissionais começaram a procurar trabalho remoto ou oportunidades de emprego mais flexíveis.
Inclusive, uma pesquisa recente realizada pela consultoria IDC Brasil, a pedido do Google, aponta que 59% dos brasileiros entrevistados preferem continuar com uma rotina de trabalho híbrido pós-pandemia, ou seja, trabalhando parte do tempo alocados na empresa e outra parte em casa.
Além disso, dados do Google Trends apontam que termos como “trabalho em casa”, “trabalho de casa” e ¨emprego em casa”, aumentaram 20% no último ano, no Brasil. De acordo com os dados, as buscas relacionadas ao trabalho remoto foram as mais altas desde fevereiro de 2018.
Pensando nessa tendência do mercado de manter o teletrabalho, mesmo com o fim da pandemia, a big tech decidiu aprimorar o seu filtro de buscas para ajudar quem está procurando vagas de emprego remotas. A partir de agora, quando o usuário pesquisar expressões como “trabalho remoto, home office ou trabalho de casa” o Google exibirá as ofertas disponíveis relacionadas a esse tipo de jornada de trabalho. Para aprimorar ainda mais os resultados, a empresa vai utilizar marcadores no Schema.org.
A proposta da nova marcação é indicar, por exemplo, oportunidades baseadas nas restrições de localização selecionadas pelo usuário ou mostrar vagas específicas quando o candidato usar o filtro “trabalhar em casa”.
Segundo o Google, “independente das palavras que os empregadores usarem para descrever as vagas de trabalho remoto, as posições que tenham a nova marcação implementada serão identificadas e aparecerão no resultado das buscas”.
Como procurar trabalho remoto usando o filtro de busca do Google?
O novo filtro de busca do Google para procurar procurar trabalho remoto é bem fácil de usar e ainda permite que o candidato salve vagas ou ative alertas de novas oportunidades. Confira:
- Acesse o buscador e digite algum dos termos como “home office, trabalho em casa, trabalho remoto ou afins”. Feito isso, toque na opção para ver mais vagas.
- Agora, defina os filtros no topo da página. Para escolher apenas as opções de trabalho remoto, vá em Local e escolha a opção Trabalho de casa.
- Para salvar uma vaga de seu interesse, basta tocar no ícone em formato de bandeira. Os itens salvos podem ser acessados na aba Salvos, conforme mostra a imagem abaixo.
5. Também é possível definir alertas. Neste caso, toque no ícone com o sininho Alerta de novas vagas. Assim, você receberá alertas diários no seu e-mail com vagas baseadas nas definições pré-definidas. Lembrando que para ativar os alertas é preciso estar logado em uma conta do Gmail.
Fonte: Google
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.