Android google

Google estaria enterrando a marca Android

Avatar de bruno martinez
O que parecia pura especulação, está ganhando cada vez mais embasamento: o Google pode estar querendo sepultar a marca Android…

Android google

 

O que parecia pura especulação, está ganhando cada vez mais embasamento: o Google pode estar querendo sepultar a marca Android.

Rumores sobre o assunto rondam a internet nas últimas semanas, ganhando o peso de reportagens em grande sites americanos como Gizmodo e TechCrunch. O Showmetech também tem notado esta tendência, apontando que o Google parece ter definido um novo rumo para a Motorola, empresa comprada em 2012. Se antes esta compra parecia atrelada à necessidade de garantir patentes essenciais ao desenvolvimento de tecnologias móveis, agora o papel da Motorola talvez seja interpretado como peça chave na criação tanto de novos produtos quanto do desenvolvimento do sistema Android.

No entanto, a marca Android parece estar com os dias contados. Assim como aconteceu com substituição do nome da loja Android Market para Google Play no início de 2012, nota-se que o Google tem dado mais ênfase à marca Nexus ao anunciar seus tablets e smartphones, do que no robozinho verde responsável por controlá-las.

O poder de outras marcas sobrepondo-se ao nome do sistema também é sentido em outras empresas. A Samsung já investe tanto no nome Galaxy, que muitos usuários nem sequer sabem que estão comprando “aparelhos com o Android“. A HTC, em seus novos lançamentos, parece fazer questão de tornar o Android “invisível” (só se ouve falar dele, brevemente, nas especificações do Novo HTC One).

Ao contrário se uma ser uma guerra entre o Google e as fabricantes de dispositivos Android, esta parece ser uma tendência aceita pela empresa de Mountain View. Talvez, um esforço deliberado pelo Google.

No Mobile World Congress do ano passado, o Android estava em todo lugar. O espaço Android, aliás, foi o maior de todos, deixando as fabricantes e suas marcas em segundo plano. Este ano, o Android estará ausente na MWC 2013. Não há espaço, não há estande, nem estão agendados os discursos tradicionais de Eric Schmidt e outros representantes do Google sobre novidades do robozinho.

No entanto, o sistema Android ainda deve permanecer como sistema operacional dominante nos próximos anos, aumentando ainda mais seu market share (veja o gráfico abaixo):

Android ios marketshare 2012

 

A marca Android deverá ser relegada aos conhecidos (e menos aclamados) modelos de smartphones e tablets chineses que fazem uso do sistema. Para o Google e as grandes fabricantes, o nome Android deverá ser deixado de lado.

Negócio arriscado? Talvez não. O Google quer ser Google, abrindo lojas próprias, comprando sua própria fabricante e acabando com a confusão de marcas perante os consumidores. Assim como a Apple enfatiza mais o iPhone e o iPad do que o iOS, o Google parece querer fazer o mesmo, deixando o “termo” Android para o contexto dos desenvolvedores.

Pelo visto, no futuro você não comprará um Android. Comprará um Google.

Fonte: Gizmodo, TechCrunch.


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados