O Apple Pay, meio de pagamento móvel da Apple, vem crescendo exponencialmente e já é visto como uma ameaça por outras gigantes do setor. Uma pesquisa realizada pela Bernstein revelou que o Apple Pay pode representar 10% de todas as transações realizadas com cartão até 2025 no mundo. Os pesquisadores estimam que, atualmente, o sistema representa 5%.
Para a Bernstein, o Apple Pay tem crescimento contínuo e ressalta que o meio de pagamento da empresa de Tim Cook “é realmente uma das ameaças competitivas de longo prazo para o PayPal”. No ano passado, o próprio CEO da Apple compartilhou que o volume de transação do sistema está crescendo quatro vezes mais rápido que o PayPal. Não só isso, também houve expansão no número de novos usuários do Apple Pay, superando o concorrente.
Ainda que a pesquisa considere que a Apple possa competir com Mastercard e Visa no futuro, é importante ressaltar que isso irá demorar para acontecer, tendo em vista que ela ainda depende da parceria com os gigantes das bandeiras.
De acordo com um estudo da Juniper Research, o Apple Pay irá representar 52% de participação nos valores de transações OEM Pay. O aumento é oriundo, especialmente, pela expansão da base em mercados importantes, como na China e na Europa.
“A Apple agora está liderando o espaço, devido ao seu ecossistema unificado. Os concorrentes, incluindo Google e Samsung, devem continuar a expandir o alcance de seus serviços para fazer progressos no mercado”.
Susannah Hampton, autora de outra pesquisa da Juniper Research.
Crescimento do pagamento por aproximação no Brasil
No Brasil, serviços como Apple Pay, Samsung Pay e Google Pay já funcionam há um certo tempo. Uma pesquisa inédita feita pela Panorama Mobile Time / Opinion Box mostrou que 17% dos internautas brasileiros já utilizaram pagamento por aproximação, também conhecido como NFC (Near Field Communication).
Dos entrevistados brasileiros para a pesquisa, cerca de 25% são usuários de iPhone (Apple), enquanto 16,6% utilizam aparelhos com sistema Android.
Outro estudo da plataforma de pagamentos Adyen apontou que o uso de carteiras digitais (Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay) no Brasil obteve um aumento de 65% no primeiro trimestre do ano passado.
A adoção dos pagamentos por aproximação vem crescendo gradativamente no Brasil. Além das transações financeiras digitais, a tecnologia NFC está sendo adotado em transporte público e em outros sistemas.
Fontes: 9to5mac; Juniper Research.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.