A Rússia instituiu decretos impedindo o funcionamento de diversos serviços em seu território após o início da Guerra da Ucrânia. Um dos serviços bloqueados em território russo foi o Instagram, a mais famosa rede social de compartilhamento de fotos do mundo. Com isso, cabe a alternativas como o Rossgram preencher a lacuna deixada pelo bloqueio da rede social da Meta.
Chamado pela mídia de “Instagram russo” a nova rede social de fotos e vídeos possui uma interface que lembra o Instagram que conhecemos. Confira todos os detalhes do lançamento agora mesmo.
Instagram foi bloqueado na Rússia
No dia 14 de março de 2022, cerca de 20 dias após o início da Guerra da Ucrânia, o Instagram foi proibido de funcionar no país governado por Vladimir Putin.
A agência estatal russa Roskomnadzor, que controla e regula as comunicações da Rússia, tomou esta decisão após a rede social desativar o filtro que bloqueia postagens incitando violência contra cidadãos russos e o líder que começou os ataques à Ucrânia. Tal decisão foi mal vista e está valendo “apenas” na Armênia, Azerbaijão, Estônia, Geórgia, Hungria, Letônia, Lituânia, Polônia, Romênia, Rússia, Eslováquia e Ucrânia.
No dia 04 de março, o Facebook já havia sido bloqueado na Rússia por supostamente restringir o alcance e “discriminar” conteúdos de veículos russos, de acordo com a mesma agência estatal. A rede social azul deixou de entregar o mesmo alcance para publicações do canal de TV Zvezda, das agências de notícias RIA Novosti, Sputnik e Russia Today, e das publicações Lenta.ru e Gazeta.ru.
O Twitter também deixou de funcionar na Rússia após um bloqueio do governo local. O Showmetech já desenvolveu uma matéria com todas as empresas que deixaram de atuar na Rússia como uma forma de opor às decisões de Putin, não deixe de conferir.
A ideia do Rossgram
Este lançamento pretende ser uma opção para que os cidadãos russos voltem a fazer postagens no feed, Stories e todos os conteúdos que poderiam ser postados no Instagram, pertencente ao Meta. O aplicativo e interface do Rossgram são extremamente semelhantes (para não dizermos iguais) ao Instagram que conhecemos, veja:
A ideia foi desenvolvida por Alexander Zobov e Kirill Filimonov, que estão trabalhando com um time de desenvolvedores para entregar a melhor experiência possível.
O site oficial do Rossgram anuncia que a rede social foi lançada ontem (28), mas apenas patrocinadores e veículos de mídia podem fazer o uso neste momento. Em uma segunda etapa, os criadores farão a liberação para que os cidadãos russos postem fotos em um Instagram para chamar de seu.
Um pré-cadastro já está sendo realizado, então não deve levar muito tempo para que os criadores de conteúdo voltem a postar fotos e vídeos sobre os mais diversos assuntos. Nos resta saber durante quanto tempo o Rossgram irá funcionar sem interferência do governo russo.
Você usaria o Rossgram se estivesse na Rússia? Ou esperaria que o Instagram voltasse a funcionar? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
Confira as fotos e vídeos mais impressionantes sobre o conflito Ucrânia x Rússia.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.