Índice
Baldur’s Gate 3, um dos jogos mais aguardados pela comunidade e fãs de RPG de Mesa, finalmente lançou e enquanto muitos aproveitam para explorar o rico universo do game, outros estão com uma reclamação bem acalorada. Alguns usuários estão insatisfeitos como personagens masculinos flertam com eles.
Eles alegam que isso quebra a imersão na história do jogo, mesmo que, durante esses diálogos, exista uma opção que permite você a negar esses avanços. Alguns até levantaram a possibilidade da Larian Studios, desenvolvedora do jogo, colocar uma opção de escolher sua orientação sexual e impedir que essas interações aconteçam.
Romances em Baldur’s Gate 3
O cerne da controvérsia reside no fato que, em Baldur’s Gate 3, personagens masculinos interagem de forma romântica com personagens jogáveis, independentemente do gênero. Isso significa que jogadores do sexo masculino podem receber avanços de personagens do mesmo sexo em suas jornadas, e apenas isso é o suficiente para deixar alguns desconfortáveis.
Vale lembrar que nas últimas semanas que antecederam o lançamento do jogo para computadores, a desenvolvedora chegou a comentar um pouco mais sobre as diferentes opções de romance que existiriam no game. Além disso, com o lançamento oficial, outras opções também foram descobertas pelos jogadores e garantimos que homens dando em cima da personagem é completamente normal e tranquilo.
Baldur’s Gate 3 é lacração?
Baldur’s Gate 3 segue a grande tendência de deixar os jogos mais abertos e inclusivos para que todos os públicos desfrutem da história. Sendo assim, os desenvolvedores aproveitaram para dar uma abordagem mais dinâmica, onde os personagens disponíveis não têm uma sexualidade definida e podem ficar com todos. Essa é uma abordagem diferente de outros títulos, por exemplo, como Cyberpunk 2077, que possui alguns romances homoafetivos exclusivos.
Entretanto, diferente do que uma parcela da comunidade está afirmando, Baldur’s Gate 3 não é lacração. A Larian faz um trabalho de maestria na hora de adicionar a inclusão e a representatividade nos mundos em que ela cria, sendo que a diversidade de personagens e histórias enriquece a experiência dos jogadores, tornando-a mais relevante e conectada a nossa realidade.
Baldur’s Gate 3 é amado pela comunidade
A Larian Studios deveria ficar preocupada com essas críticas, já que como diz o ditado, “quem lacra, não lucra”? Baldur’s Gate 3 só tem desfrutado de um sucesso crescente durante a semana de lançamento. Seu enredo cativante, jogabilidade envolvente e gráficos impressionantes conquistam os corações de muitos jogadores ao redor do mundo. O jogo transcende barreiras e se torna uma experiência marcante para todos os públicos, furando a bolha que poucos de seu gênero conseguiram.
Amado pela crítica, com nota 95 no Metacritic e batendo recordes de usuários conectados ao mesmo tempo, entrando no top 10 da Steam com 814,666 jogadores simultâneos. Para efeitos de comparação, ele está à frente de GTA V e The Elder Scrolls V: Skyrim, mas atrás de alguns gigantes do mercado, como CSGO e DOTA2.
Além disso, esses números consideram apenas a versão de computador, adiantada pelos desenvolvedores para impedir que Baldur’s Gate 3 dispute o espaço na agenda dos jogadores com Starfield, lançamento da Microsoft que promete ser o grande destaque de setembro. Então, ainda falta ele ser lançado para PlayStation 5 no dia 6 do próximo mês, sendo que suas pré-vendas decolaram nos últimos dias e também para Xbox Series S|X, mas ainda sem data para essa plataforma.
Como está sendo sua jornada pelo game? Conte-nos mais sobre seu personagem e as aventuras que ele tem pelos Reinos Esquecidos através de nossos comentários!
VEJA MAIS
Ainda não comprou Baldur’s Gate 3? Veja tudo o que pode esperar dele quando for jogá-lo!
FONTES: The Gamer
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (07/08/23)
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Os mesmos bocós de sempre fazendo o barulho preconceituoso de sempre, nada novo infelizmente
Tomara que todos tomem ban no fórum do jogo
LÁ ELE!
Não acho que seria preconceituoso ter opções para deixar jogadores mais confortáveis, isso não é preconceito, é individualidade. Ele não pediu em nenhum momento que o jogo colocasse apenas relacionamentos heteros, mas sim uma seleção no jogo para incluir a todos e deixar a TODOS confortáveis. Se o conforto de alguém significa preconceito para você, acho que o problema maior não está no cara, mas talvez em ti.
Eu como mulher, não me importo de maneira nenhuma com homoafetismo, mas já tive algumas experiências em que a mulher ficava insistindo comigo, foram poucos é claro, mas foi o bastante pra deixar a interação na festa bem desconfortável pra mim. Assim como também já tive amigas assanhadas caindo em cima de amigos meus que são gays, insistindo e deixando ele desconfortável.
Hum… você pode imaginar que gays e lésbicas também tiveram experiências onde a pessoa hétero, que ficava insistindo, e que foi bastante desconfortável, certo? Não é a mesma coisa? A gente imagina que o jogo esteja apenas tentando ser mais fiel à realidade, seja você hétero ou não.