Índice
Procurando atingir diferentes nichos de públicos, a Sony adicionou ao portfólio da marca o Xperia T2 Ultra Dual. Um aparelho para quem procura entretenimento, tela grande, e algumas facilidades exclusivas da linha Xperia.
O preço sugerido pela fabricante na Sony Store é de R$ 1.299. No varejo, é possível encontrar alguns descontos de acordo com a forma de pagamento em sites como Magazine Luiza , Lojas Americanas e Girafa.
Confira os itens que acompanham o smartphone, em nosso unboxing, no player abaixo:
Design e acabamento
Falar sobre a beleza dos smartphones da Sony é algo comum, tanto para os que são fãs da marca, como para aqueles que apenas apreciam o design da marca. O T2 Ultra Dual segue a tendência de design exclusiva dos produtos da Sony, o OnmiBalance. Ao segurar o aparelho pela primeira vez, temos a impressão de que o modelo é uma variação mais simples do Xperia Z Ultra.
A traseira do dispositivo é composta de plástico brilhante, acabamento este, sujeito a muitos riscos e marcas de dedos. Na lateral direita do gadget, temos o slot para dois micro SIM, botão de volume e botão de energia.
A parte traseira acopla a lente de 13 megapixels, o flash de LED e algumas indicações como o campo de NFC e o auto-falante mono. O dispositivo pesa 171 gramas e possui 0,73mm de espessura.
Tela
O display LCD IPS de 6 polegadas possui as tecnologias TRILUMINOS e Mobile BRAVIA Engine 2, que entregam um nível de contraste e cor bem equilibrados. A definição HD de 720×1280 pixels não se mostrou muito confortável neste tamanho de tela, sendo possível enxergar pixels e serrilhamentos na interface.
Diferente do que ocorre com a maioria dos aparelhos com telas TFT, como o Xperia ZQ e Xperia Z1, a tela do T2 Ultra se comportou muito bem quando observada em ângulos menores.
Interface e Software
O dispositivo roda com Android 4.3 (Jelly Bean) e, de acordo com o site da Sony Mobile, a verão 4.4.3 deve ser disponibilizada no mercado internacional em julho. A interface da Sony é a Xperia UI, antiga Timescape, com recursos e características inalteradas quando compradas a outros dispositivos da linha Xperia.
Os ícones são bens acabados e possuem rótulos e inscrições em letras menores, o que passa uma sensação de sofisticação, quando comparada a outras interfaces, como a Optimus UI da LG e a TouchWiz Samsung. Aplicativos proprietários da Sony também marcam presença no Xperia T2, como é o caso do Walkman, Álbum, Sony Select e Filmes.
Hardware e processamento
O conjunto de processamento não é exemplar, porém totalmente aceitável para a proposta deste dispositivo. Temos um processador Qualcomm MSM8228, quad-core de 1,4GHz, com chip gráfico Adreno 305 e 1GB de RAM. Com estas especificações, foi possível rodar o jogo Sonic Dash (imagem abaixo), checar redes sociais e e-mail, além de fazer streaming de música, em conjunto com outros 7 aplicativos em multitarefa.
Embora alguns aplicativos possam não abrir imediatamente, o maior nível de engasgos, rastros e travamentos foi observado nas próprias animações e transições da interface. Talvez a Xperia UI exija um pouco mais de 1GB de RAM, para rodar mais fluidamente.
Armazenamento
Neste ponto temos um dos maiores contras do Xperia T2. Dos seus 8GB anunciados, apenas 4GB estão acessíveis ao usuário. Embora seja possível expandir o armazenamento através de cartão SD (até 32GB), o espaço disponível pode comprometer a experiência do usuário na instalação de games.
Não é difícil preencher 1GB desse espaço com o cache de músicas e dados de streaming como Spotify, Deezer ou o próprio Music Unlimited da Sony. Junto com o dispositivo, além do pacote de apps do Google e da própria Sony, são embarcados demos de jogos como,Plants vs Zombie e Blitz, além de serviços secundários, que não podem ser desinstalados pelo usuário.
Bateria
Com uma bateria de 3000mAH, foi possível utilizar o dispositivo por um dia e meio, sem aquecimentos. Em modo de espera, o gadget permaneceu ligado por 4 dias, ainda conectado ao wifi.
Câmera
Com câmera traseira de 13MP e frontal de 1,1MP, a qualidade das imagens obtidas é satisfatória. Com ajuda do sensor Exmor RS é possível capturar imagens com boa definição e equilíbrio de branco, mesmo em ambientes com baixa iluminação.
Na foto abaixo, temos um exemplo de foto capturada, em um ambiente iluminado apenas por uma TV e um notebook. O software de processamento de imagem das câmeras da Sony tende a elevar o nível de ruído das imagens.
Conclusão
A experiência com o Xperia T2 é muito boa. O dispositivo cumpre a proposta de ser ergonômico, elegante e conter recursos únicos implementados pela Sony. Em sua faixa de preço ou até em valores menores, não é difícil encontrar aparelhos com 16GB, o que garante ao usuário mais possibilidades para armazenamento, já que o dispositivo não acompanha cartão SD.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.