O mercado de notebooks premium é um dos mais interessantes para observar tendências da indústria, com novidades tecnológicas chegando em ritmo constante. A depender do sucesso, recursos desta faixa superior podem migrar para faixas de preços menores ou, então, desaparecer por completo. No Brasil, esse processo acaba sendo um pouco mais difícil de ser notado. Com o preço de notebooks premium chegando na casa dos R$ 10 mil, nem todos chegam ao mercado, e os poucos que são disponibilizados se tornam experiências curiosíssimas e bem fora do padrão do mercado nacional.
O Showmetech teve a oportunidade de testar uma dessas experiências mais fora do comum do mercado premium, com o Lenovo ThinkPadX13s, um notebook que utiliza um chipset Snapdragon para dar aos usuários uma experiência excelente de uso além de conectividade 5G. Confira nossas impressões a seguir:
Design e tela
De cara, a primeira surpresa com o ThinkPad x13s foi seu design fino. Não sei se o leitor é tão idoso quanto eu, mas lembro que em 2007 a incrível surpresa que foi a apresentação do primeiro MacBook Air saindo de um envelope – e, curiosamente, a Lenovo me mandou o dispositivo em um envelope, simulando essa sensação e criando toda uma vibe de experiência única para a review.
A carcaça do ThinkPad x13s é composta por 90% de magnésio reciclado, mostrando o foco da Lenovo em experiências sustentáveis. Com um total de 1,06kg, a leveza do dispositivo também é notável – ele é mais leve do que minha filhote de Shi Tzu, gente!
Na parte superior do notebook, temos o logo do ThinkPad, sempre estiloso. Nas laterais, as conexões USB-C e de energia completam o pacote, levando-nos ao dispositivo aberto. Sua experiência inicial de configuração é a padrão do Windows 11, mas já surpreende graças à tela IPS WUXGA de 13,3 polegadas e resolução 1.920 x 1.200 e 300 nits de brilho. Sinceramente, este tamanho é o suficiente para trabalho, principalmente considerando a portabilidade geral do dispositivo.
A entrada para o cartão miniSIM e a porta de 3,5mm para fones de ouvido também estão disponíveis no aparelho, mas uma ausência admito me surpreendeu: a falta de entrada HDMI nele. Tudo bem que hoje em dia muitas televisões contam com formas de espelhamento de tela via Wi-Fi, mas a porta ainda é bem necessária, principalmente para quem quiser usar de repente o notebook como um computador junto de um monitor.
Performance
Parte da novidade do ThinkPad x13s é o fato dele ser um dos primeiros notebooks no mundo a vir com o processador Snapdragon 8cx Gen 3, nova plataforma da Qualcomm para notebooks que está sendo considerada a principal representante para o mercado de portáteis com Windows 11.
Por problemas de compatibilidade, o PCMark 10 não pode ser executado na nossa unidade de review, mas isso não nos impediu de usar o bom e velho CrystalDiskMark para checar a performance do armazenamento do dispositivo, e, considerando seu SSD de 1TB, a performance foi bem dentro do esperado, com as velocidades padrões de escrita e leitura para este tipo de dispositivo.
Nos testes gerais de dia a dia, como usar para trabalho, navegar na internet, pacote Office e afins, o notebook foi bem, inegavelmente, mas o que me chamou a atenção foi sua performance com jogos: praticamente inexistente.
A GPU Adreno 690 não é exatamente muito forte, e para quem deseja um notebook para jogar provavelmente vai se decepcionar muito com o ThinkPad X13s. Mas, ao lembrar que o dispositivo tem um foco em produtividade, por esse prisma o seu desempenho não decepciona.
Além disso, o design do notebook e a performance através de baixo uso de energia do processador permitem que o ThinkPad X13s execute todas essas tarefas sem ventiladores, deixando sua operação extremamente silenciosa, mas com alguns problemas: durante um rápido teste com o 3DMark, o dispositivo esquentou e eu acabei optando por não concluir a prova de fogo, já que naquele momento já tinha entendido bem o foco do aparelho.
A conexão 5G é de fato interessantíssima, fornecendo uma forma rápida de utilização de internet mesmo em viagens, por exemplo, mas em geral não é uma característica tão gritante para o resto do pacote quando analisamos sua utilização.
Bateria
Voltando a performance para o dia a dia, é importante frisarmos que a bateria de 49,5Wh do notebook é excelente, e nos rendeu cerca de 19 horas com utilização pontual do notebook e modo de espera, e cerca de 7h30min em uso constante; ora, considerando que um expediente de trabalho em média dura 8 horas, a vida da bateria não decepciona nem um pouco.
Para o carregamento, observamos cerca de 4 horas para uma carga total, um tempo consideravelmente bom e que, caso você seja uma daquelas pessoas que sempre anda com a fonte na mochila, possibilita rápidos ciclos de carga para ele aguentar o dia a dia.
Áudio
O áudio do ThinkPad X13s é bem definido para frequências médias e altas, com pouca presença nas frequências mais baixas. Entretanto, os dois alto-falantes de 2W cada, posicionados nas laterais do teclado, apresentam distorções em volumes mais altos. Em geral, isso é um incômodo um tanto comum em notebooks, justamente pelo tamanho reduzido das saídas de som. Porém, caso você vá usar uma caixa de som externa, isso não será um problema.
De qualquer forma, para um uso comum de áudio em PC, ele não decepciona, seja para ouvir música, assistir videoaulas ou naquelas conferências no Zoom. Além disso, para reprodução de conteúdos compatíveis, a experiência com o Dolby Audio se mostrou extremamente satisfatória, mostrando praticamente uma experiência de cinema em um dispositivo tão pequeno.
Já para a captação de áudio, o notebook da Lenovo apresenta três microfones que, em conjunto com o pacote de áudio da Qualcomm (que oferece cancelamento de eco baseado em IA e tecnologia de supressão de ruído) vai permitir maior clareza durante qualquer tipo de chamada, seja apenas em áudio ou em vídeo.
Preço
Eis o elefante na sala. O preço do ThinkPad X13s no Brasil é R$ 11.699, e considerando tudo que apresentamos e vimos do notebook, ele está um pouco salgado para um dispositivo mais focado no dia a dia.
O mercado conta com opções de notebooks com performance parecida por preços menores, e nessa faixa de preço também é possível encontrar dispositivos que rodem jogos ou possam desempenhar ações mais pesadas, como o Dell XPS 13. O aparelho da Lenovo é especificamente recomendado para quem realmente está interessado nos benefícios da conectividade 5G.
De qualquer forma, vamos vendo o futuro. É possível que o ThinkPad X13s seja somente uma pequena amostra do que vivenciaremos no futuro dos notebooks conforme o 5G for mais popularizado.
Especificações técnicas
Marca | Lenovo |
Modelo | ThinkPad X13s |
Processador | Processador Qualcomm® Snapdragon™ 8cx Gen 3 SC8280XP (3,00 GHz ) |
Sistema Operacional | Windows 11 Pro |
Tela | IPS WUXGA de 13,3″ (1.920 x 1.200) com baixo consumo de energia, antirreflexo, 400 nits, 100% sRGB, certificação Eyesafe® por redução de emissões de luz azul |
Memória | LPDDR4x soldada de até 32 GB e 4.267 Mhz (dois canais) |
Armazenamento | SSD PCIe Geração 4 de até 1 TB |
Áudio | Sistema de alto-falantes Dolby Audio™ (2 alto-falantes voltados para o usuário, 3 microfones) Pacote de voz e áudio da Qualcomm, incluindo cancelamento de eco baseado em IA, tecnologia de supressão de ruído e tecnologia de áudio aptX™ |
Placa de Vídeo | Placa gráfica Qualcomm® Adreno™ 690 integrada |
Bateria | Até 28 horas* 49,5 Wh (reprodução de vídeo) Compatível com Rapid Charge |
Câmera | RGB 5MP com obturador de privacidade eletrônico da webcam Opcional: FHD infravermelha (IR) híbrida com obturador de privacidade eletrônico da webcam Opcional: Webcam FHD + IR com protocolo Mobile Industry Processor Interface (MIPI) com Visão computacional e obturador de privacidade eletrônico da webcam |
Conectividade | WWAN*: 5G sub6 eSIM ou 5G mmWave eSIM WiFi 6E** Bluetooth® 5.2 |
Veja também
Revisado por Glauco Vital em 15/6/23.
ThinkPad X13s
ThinkPad X13s-
Desgin e Construção9/10 Incrível
-
Portas e Conectividade8/10 Ótimo
-
Câmera7/10 Bom
-
Tela e Som9/10 Incrível
-
Bateria10/10 Excelente