Star Wars Battlefront chegou aos PCs e consoles da nova geração para acompanhar o lançamento do novo filme da saga. A proposta do game é diferente do convencional, deixando completamente de lado o modo campanha e focando apenas no multiplayer. A mudança desagradou os players tradicionais, mas essa é uma tendência inevitável em games do gênero FPS. Ainda assim, ele consegue ser divertido? Passei os últimos finais de semana jogando Star Wars Battlefront no PC e abaixo deixo as minhas impressões.
Modos de Jogo
O multiplayer conta com nove modos de jogo, incluindo Supremacia (onde é necessário expulsar os inimigos conforme conquista-se o território), Batalha (mata-mata por equipes), Esquadrão de Caças (mata-mata com naves) e outras variações já conhecidas de jogos de tiro. São 13 mapas, divididos nos quatro planetas: Hoth, Endor, Tatooine e Sullust.
Um dos modos mais interessantes é o Heróis vs Vilões, que divide os jogadores em dois times, cada um deles com três personagens icônicos: Han, Leia e Luke de um lado; Vader, Boba Fett e Palpatine do outro, além das infantarias. Entretanto, a modalidade é um tanto desequilibrada: não é nada divertido quando você é um simples Stormtrooper e enfrenta os personagens mais fortes.
Há também a seção de Missões, que inclui modos para um ou dois jogadores. São tutoriais que ajudam a entender a mecânica do game e como controlar os personagens e veículos. Além de ensinar as manhas básicas, a opção ainda dá créditos que podem ser utilizados para desbloquear itens. Com o tempo, esse modo deixa de ser apenas um aprendizado e se torna um desafio para aqueles que querem bater recordes. O modo Sobrevivência se destaca. Se você quiser jogar acompanhado, é preciso ter um amigo online; a EA Games não adicionou a opção de encontrar um player aleatório que queira dividir as emoções.
Jogabilidade
O jogo tem jogabilidade simples e que não privilegia tanto aqueles que possuem mais habilidade. Atirar é fácil, é só apontar e clicar. Não é preciso se preocupar em dar zoom na mira, controlar o recuo da arma ou parar de correr enquanto dispara – competências necessárias em games mais complexos, como Battlefield. E mesmo nas batalhas mais parelhas, disponíveis no modo Heróis vs Vilões, a sensação que fica é que a skill não vale muita coisa: quem apertar os botões mais rapidamente irá ganhar.
É possível alternar facilmente entre as visões em primeira e terceira pessoa, possibilitando que o jogador se mantenha naquela que se sente mais confortável ou utilize cada uma delas no momento mais adequado.
Star Wars não oferece muito mais do que o tiroteio. Decepciona a quantidade de armas disponíveis. Apesar de serem poucas, cada uma tem sua característica de uso bem definida. Existem blasters para combates a curtas, médias e longas distâncias. Ah, e elas não carregam – em compensação esquentam e precisam ser resfriadas caso usadas com intensidade.
Além disso, há um sistema de cartas desbloqueáveis, que garantem equipamentos adicionais para os personagens. Elas permitem o uso de granadas, rifles de precisão, pistolas e outros acessórios como jetpacks e torretas. Para obtê-las, é preciso comprar com pontos entregues depois das partidas. Em algumas partidas, algumas bolas azuis aparecem no mapa e, ao passar sobre elas, o jogador ganha uma carta aleatória temporariamente. Para aqueles que estão começando, o game permite compartilhar o deck de cartas do companheiro de equipe (este que é escolhido aleatoriamente).
Os jatos, naves, motos e robôs também são fáceis de controlar. Com um pouco de prática na seção de Missões, é possível fazer algum estrago nas partidas. Os veículos, no entanto, não estão disponíveis em todos modos de jogo – apenas naqueles em que os mapas ficam maiores. O sistema é bem parecido com o Battlefield.
Gráficos
Se a jogabilidade pode se tornar monótona e cansativa com o tempo, não se pode dizer o mesmo dos gráficos de Star Wars Battlefront. A iluminação, texturas, ambientação e sonoplastia impressionam positivamente. O game é rico em detalhes, tanto nos cenários quanto nos personagens e os visuais nos fazem sentir em um dos filmes da série. Não há muito o que dizer, é preciso ver:
Conclusão
Star Wars Battlefront é um jogo divertido nas primeiras horas. Para quem é fã de games de tiro, no entanto, há muitos aspectos em que ele decepciona. Batalhas desequilibradas, pouca variedade de armas e a facilidade do gameplay tornam o jogo repetitivo. Para os fãs da saga, no entanto, a temática, os cenários e os personagens devem agradar. O mesmo vale para os novatos nesse estilo de jogo.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.