Índice
É sempre uma dúvida confiar numa nova marca que promete oferecer produtos de alta qualidade com preços imbatíveis. O mercado de SSDs está em constante evolução, e os consumidores buscam sempre o melhor desempenho e armazenamento para suas máquinas, mas sem pagar muito por isso. É exatamente isso que a NETCORE promete com seu novo SSD, que vem com uma garantia de 3 anos e promete superar seus concorrentes em vários aspectos.
O SSD M.2 256GB com interface PCIe da NETCORE consegue velocidade de leitura de até 1900MB por segundo, sendo superior ao SSD da concorrente Gigabyte, que possui velocidade de 1700MB/s.
Dito isso, será que vale a pena optar pela marca? Confira o review!
Características técnicas
O SSD 256GB NETCORE M.2 PCIe possui interface PCIe GEN x4, um padrão de conexão que vai direto na placa-mãe e é muito mais veloz que o antigo padrão SATA. Seus desempenhos em leitura e gravação são respectivamente 2154/1831MB por segundo — dados que aprofundaremos mais tarde.
O PCIe Gen 4 duplica a taxa de dados da PCIe Gen 3, permitindo que os dispositivos PCIe Gen 4 transfiram dados a velocidades bem maiores.
O modelo também pode ser encontrado como NETNV256ME4.
O que é SSD M.2?
SSD M.2 são dispositivos de armazenamento pequenos e finos, que podem ser instalados em um gabinete de computador ou em notebooks, tendo o formato semelhante a pastilhas de chiclete, podendo ser SATA (com taxa de transferência máxima de 6 Gbps), ou NVMe com barramento PCIe (com taxa de transferência máxima de 20Gbps), sendo o último muito mais veloz que o primeiro.
O SSD M.2 de 256GB da NETCORE tem interface NVME com barramento PCIe e pode ser usado tanto para armazenar arquivos do computador, quanto para armazenar o próprio sistema operacional da máquina, proporcionando mais espaço e menos travamento na transferência de dados.
Sobre velocidade
Quando falamos de SSD, um dos pontos mais importantes a se considerar, além da capacidade de memória, são as velocidades de leitura, escrita e gravação. A velocidade de leitura mede a rapidez com que o SSD lê dados armazenados, tornando mais rápido abrir ficheiros pesados e processar informações.
A velocidade de escrita determina a rapidez com que o disco copia um ficheiro de um local para outro e “escreve” informações. Se for muito pesado, um temporizador indica o tempo que levará para a transferência. Quanto maior a velocidade, menor o tempo.
Já a velocidade de gravação de um SSD é seu tempo de vida útil, ou seja, quanto tempo o dispositivo demora até começar a apresentar problemas. Mas fique tranquilo, esse tempo costuma ser bem longo e é bem difícil um SSD de fato “morrer” por conta disso.
Nesses termos, o SSD 256GB da NETCORE sai na frente de uma das suas principais concorrentes, a Gigabyte.
Ambas as marcas possuem modelos de SSD PCIe de 256GB, mas enquanto o da concorrente possui velocidade de leitura e escrita de 1700MB por segundo e velocidade de gravação de até 1100MB por segundo, o SSD da NETCORE possui respectivamente velocidades de 1900MB/s de leitura e escrita e até 1831MB/s de gravação. Outro ponto positivo é o preço: a NETCORE pratica um valor bem acessível na venda de seu SSD M.2, mais barato que as concorrentes. Você pode checar valores ao final do texto.
Instalação
A instalação de um SSD 256GB da NETCORE é bem simples, sendo necessário um parafuso para a fixação do dispositivo. Isso se já não estiver incluso na placa-mãe — caso não encontre o lugar certo para instalar a peça, verifique o manual de instruções da sua placa-mãe. Basta retirar o parafuso e plugar o disco na entrada PCIe.
Muito importante verificar se sua placa-mãe é compatível com modelos GEN x4, a versão mais recente e veloz disponível no SSD da NETCORE. Algumas CPUs não atingem essa velocidade, comprometendo o desempenho do componente.
Fixe a peça novamente com o parafuso bem rosqueado, para garantir estabilidade.
Desempenho
Para testar o desempenho do SSD 256GB, vamos fazer um teste de velocidade chamado Crystal Disk Mark. Dessa maneira, será possível confirmar se o disco cumpre as promessas da marca. Para aperfeiçoar esses resultados, faremos uma comparação com o SSD de 500GB da Kingston que já havia instalado na minha máquina.
Lembrando que o que está sendo analisado não é a capacidade de memória, mas sim o desempenho prometido pelas marcas e seus potenciais de velocidade de leitura e escrita, que, como dito anteriormente, determinam a capacidade e a velocidade com que os componentes entendem e transferem os dados.
Tanto o SSD da NETCORE quanto o da Kingston foram usados para armazenar o sistema operacional do computador.
Foram dois testes realizados, o primeiro de 1GB e o segundo de 64GB, tamanhos pesados para entender como cada SSD M.2 se sai.
SSD M.2 Kingston vs Crystal Disk Mark
Nesse cenário, a Kingston promete uma velocidade de leitura de até 3500MB por segundo, atingindo um resultado de 2695,24MB por segundo durante o teste de 1GB e 2576,74MB por segundo no teste de 64GB da Crystal Disk Mark. Lembrando que quanto maior o número, maior a capacidade de abrir ficheiros pesados e processar informações.
SSD M.2 NETCORE vs Crystal Disk Mark
Já no teste de 1GB, o M.2 da NETCORE atingiu 2883,80MB por segundo dos 1900MB prometidos e 2763,59MB por segundo no teste de 64GB. Mais uma vez, ficando acima da concorrente.
Considerações finais
Durante os testes a máquina não apresentou nenhum problema de lentidão, o mesmo durante o uso diário, que se mostrou bem satisfatório.
O SSD M.2 NVMe de 256GB da NETCORE apresentou resultados positivos para o que se propõe, por um valor bem em conta, demonstrando desempenho estável e até mesmo superior frente às concorrentes. Uma aquisição que vale muito a pena pelo custo-benefício.
O produto pode ser encontrado na Magazine Luiza por valores a partir de R$ 199,00 ou na Kabum por valores a partir de R$ 229,80.
Ficha Técnica
Marca | NETCORE |
Modelo | NETCORE M.2 PCIe 256GB |
Capacidade | 256 GB |
Interface | PCIe GEN3 x4 |
MTBF | 2.000.000 |
Performance | Leitura/Gravação 2154/1831 MB/s |
Temperatura | Grau Comercial: 0 ~ 70 °C Operação/Trabalho: -20 ~ 75 °C Armazenamento: -55 ~ 115°C |
Tamanho | NVMe 2280: 80x22x3.2mm |
Código | NETNV256ME4 |
E aí, curtiu a review? Comenta aqui em baixo o que achou!
Leia também:
Steam Deck é usado na guerra da Ucrânia para controlar armas
Revisado por César Marcos em 08/05
REVIEW: SSD 256GB NETCORE M.2 2280 PCIe NVMe
REVIEW: SSD 256GB NETCORE M.2 2280 PCIe NVMe-
Desempenho10/10 Excelente
-
Velocidade de leitura10/10 Excelente
-
Velocidade de escrita10/10 Excelente
-
Velocidade de gravação10/10 Excelente
-
Preço10/10 Excelente
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.