Sound tower, caixa de som da samsung no seu modo colorido

REVIEW: Sound Tower Samsung MX-ST45B traz som impecável e mobilidade

Avatar de tiago rodrigues
Testamos a Sound Tower por algumas semanas e agora você confere todos os detalhes de um dos produtos mais legais que pude testar. Vem comigo!

A Samsung domina uma fatia considerável do mercado brasileiro em tecnologia. Para ampliar ainda mais seu portfólio, ela trouxe para cá a sua Sound Tower MX-ST45B, uma caixa de som cheia de recursos, conexões e super fácil de usar.

Além do já esperado em uma caixa de som, como – obviamente – o seu áudio e conexão bluetooth, a Sound Tower me surpreendeu ao entregar uma variedade de possibilidades de uso, seja com cabos ou não, permitindo uma experiência bem mais abrangente. Eu pude testá-la por algumas semanas e agora você confere cada um dos pontos dela e se vai valer a pena para você.

Design

Parte superior da sound tower da samsung com os botões principais
Parte superior da Sound Tower da Samsung com os botões principais (Imagem: Tiago Rodrigues)

Como o nome sugere, a SoundTower MX-ST45B simula o design de uma torre e eu particularmente gostei do conceito. Desde o momento que tirei o aparelho da caixa, as primeiras impressões foram bem positivas e a ideia de design foi bem passada ali.

Na parte de cima da torre, temos alguns botões sendo eles: botão de energia, botão “light” para mudar os padrões de luz da caixa, source para mudar qual a fonte conectada será usada para reproduzir suas músicas, play/pause, volumes para cima e para baixo e botão BASS para ativar o modo com graves super potentes.

Na parte de cima desses botões, temos também um indicador de LED, onde nos mostra qual fonte da Sound Tower MX-ST45B está sendo usada no momento. Os LEDs presentes são o de Bluetooth, USB, Auxiliar 1 e 2 e um exclusivo para mostrar o nível de bateria. Ele ficar verde quando tem bateria, vermelho com pouca e pisca em verde ao carregar.

Sound tower em cenário todo colorido
O corpo da Sound Tower lembra, de fato, uma torre (Imagem: Samsung)

Já no corpo da caixa, ela tem um formato triangular, sendo dois desses cantos do triângulo as saídas de som e o outro a parte traseira. Nessa parte, temos mais três botões. O primeiro é o de pareamento bluetooth que, independente do que você estiver fazendo, se você apertá-lo, ele irá para a função de bluetooth e já irá entrar no modo de pareamento. O segundo é o ADD STEREO que serve para você adicionar uma segunda Sound Tower, transformando-as em um som estéreo e ainda mais potente. Por fim, temos o GROUP PLAY para conectar até 10 Sound Towers sem fio.

Tirando os botões, há ainda uma área vedada que, ao abri-la, nos dá acesso às entradas USB e auxiliar 1 e 2. Já na parte inferior da traseira, temos outra área pequena com vedação, para conectar o cabo de energia – incluso na caixa. Essas áreas são vedadas para garantir a resistência a água da caixa, aqui na certificação IPX5. Com essa certificação, o produto estará a salvo de jatos de água.

O material que reveste o produto é de qualidade e passa firmeza ao mesmo e quando ligado, se acende por completo, fazendo dele uma verdadeira atração por onde estiver. Para fechar, ele ainda vem com um controle remoto que funciona a pilhas – inclusas – e funciona muito bem.

Controle remoto da sound tower da samsung
Controle remoto incluso na caixa do produto (Imagem: Tiago Rodrigues)

Uso e conectividade

Ilustração da sound tower sendo usada por mais de um smartphone
Com a Sound Tower, você e seus amigos podem se conectar simultaneamente para criar a playlist dos sonhos (Imagem: Samsung)

A Sound Tower MX-ST45B felizmente foi mega funcional desde o primeiro contato. A tirei da caixa, apertei o botão de energia na parte superior e fui testando suas funcionalidades. O baque mesmo foi quando consegui conectá-la no meu smartphone e testar as músicas via bluetooth.

Segundo a Samsung, a caixa atinge 80W de potência quando na bateria e 160W quando conectada na tomada. Testei nas duas formas e bom, pelo menos para o uso que tenho no meu dia a dia, os 80W são mais que suficientes para você curtir suas músicas e filmes.

Sim, citei filmes porque a Sound Tower, graças a nossa incrível tecnologia bluetooth – com suporte a aptX –, permite conectá-la a qualquer dispositivo compatível – exceto você, PlayStation 4 😒. Em SmarTVs, por exemplo, você pode apenas segurar o botão source na caixa por 5 segundos e ela já vai procurar por TVs próximas.

Apesar do bluetooth ser o forte da caixa, deu para ver que ela te permite usá-la da forma que você bem quiser. Com a entrada auxiliar 1, por exemplo, tudo o que precisa é de um cabo auxiliar de 3,5mm. No auxiliar 2, você precisa dos cabos componentes para fazer a conexão e com o USB você pode conectar um pendrive.

O legal da porta USB é que ela funciona das duas formas, servindo também para carregar outros dispositivos. No meu caso, testei meus fones de ouvido bluetooth e deu certo. Para smartphones, aqui não consegui, mas pode ser que o seu carregue.

Por fim, podemos instalar um app chamado Samsung Sound Tower Giga que serve para você dar uma de DJ. Com ele, você consegue controlar efeitos e as cores da caixa. Particularmente não gostei da experiência com ele. Mexer nele não foi nada intuitivo e através do controle remoto consegui fazer as mesmas funções. Talvez para um DJ profissional ele possa ter o seu valor.

Áudio

A sound tower sendo usada em duplas na beira da piscina em uma festa
Ela fica ótima em festas e inclusive perto de piscinas (Imagem: Samsung)

Logo de cara, adianto que o som da Sound Tower MX-ST45B impressiona e consegue atender a todos os gostos. Testei os mais variados gêneros de músicas e ela se saiu perfeitamente bem em todos. O som não tem distorções e não parece sujo, independente do que testei.

Isso é ótimo, principalmente ao usar o produto em festas, por exemplo, onde há gostos dos mais variados sendo escolhidos ali. Agora, uma questão que precisa ser discutida aqui é o fato de o produto ser um “híbrido” entre uma caixa de som e uma soundbar.

Falo isso porque ela conta com um pouquinho das funções de cada um desses dispositivos. O fato de poder se conectar com outra Sound Tower e gerando um som estéreo, por exemplo, serve para quem busca usá-la na sala.

Mas no geral, seus recursos são muito mais voltados para o público que curte levar suas caixas de som para festas, pra praia e por aí vai. Os 80W de potência da bateria provavelmente vai ser o modo mais usado em maior parte do tempo e longe de ser uma qualidade ruim. No entanto, se pegar uma soundbar feita exclusiva para esse foco, com um valor parecido, conseguimos encontrar produtos mais poderosos, ultrapassando os 200W com certa facilidade.

Além disso, um produto voltado para a experiência de cinema em casa e afins garante tecnologias como Dolby Atmos e mais canais de som. Por outro lado, a ideia de você poder usá-la de várias formas é algo que pode ser um bom chamativo, assim como foi para mim.

Além do bom som, a caixa é compatível com os principais codecs bluetooth do mercado, assim como aceita os mais diversos tipos de arquivo. Outros recursos incluem modos alternativos de som, parecido com o equalizador de fones de ouvido.

Bateria e carregamento

Leds da parte superior da sound tower
O ícone de bateria fica vermelho quando a bateria está fraca (Imagem: Tiago Rodrigues)

Esse foi outro aspecto do produto que ganhou completamente meu coração. Segundo as informações contidas na caixa e fornecidas pela Samsung, uma carga completa da Sound Tower MX-ST45B segura até 12 horas de reprodução contínua. É claro que isso vai variar com seu uso de volume, se as luzes estão ativas e entre outros fatores.

Independente disso, usando cerca de 2 horas por dia, consegui com que a Sound Tower aguentasse uma semana inteira tranquilamente, o que para mim foi algo ótimo. Em outra situação, fiz um teste mais estressante nela e deixei ela por horas tocando sem parar e felizmente a bateria aguentou muito bem nesse caso também.

Mesmo com um ótimo desempenho na bateria, foi legal ver que o tempo de recarga do 0 aos 100% foi em cerca de 3 horas, o que novamente me fez abrir um sorriso no rosto.

O único problema que encontrei ao usá-la é não conseguir ver de fato quanto de bateria ela ainda tem. Ela simplesmente conecta nos dispositivos e diferente do que vemos em fones, onde mostram o nível de bateria no gerenciamento de bluetooth do seu smartphone, tablet ou PC, aqui não tem nada. Apesar disso, pelo menos temos uma indicação de pouca bateria no próprio aparelho, que fica com uma luz vermelha.

Preço e disponibilidade

A Sound Tower MX-ST45B da Samsung chega ao Brasil hoje, dia 1 de março, pelo valor sugerido de R$2.999,00. Não é um produto barato, mas também está longe de ser algo ruim. O que vai pesar no momento da escolha vai ser o tipo de usuário é você.

Conclusão

Sound tower recebendo um jato de água
Sound Tower recebendo um jato de água (Imagem: Samsung)

Se você está buscando apenas um produto para servir de soundbar, nem gaste o seu dinheiro aqui, afinal você teria que comprar duas Sound Tower para criar um som estéreo e com uma qualidade cinematográfica. Por outro lado, com esse valor sugerido, você consegue comprar uma soundbar com tecnologias incríveis e um som excelente que vai te entregar o que você busca.

Agora se o seu objetivo é apenas curtir uma boa música, sem se preocupar em ficar toda carregando sua caixa de som, ela é toda para você. A qualidade de som é excepcional, a bateria tem uma ótima autonomia e caso você precise carregar, ela também carrega bem rápido. E ainda, você pode usar a Sound Tower na tomada e ela, além de carregar, vai ter o dobro de potência.

Por último, temos as pessoas que buscam o melhor dos dois mundos e aqui elas vão encontrar. Por trabalhar com várias portas e tecnologias, a Sound Tower consegue entregar uma experiência híbrida entre uma soundbar e uma caixa de som — quase — portátil.

Com um aparelho desse, você vai conseguir ser o cara da caixa de som diferenciada nas festas, enquanto vai ter um belo som imersivo na sua sala, quarto ou onde quer que você queira. Isso para mim foi o que mais me chamou a atenção e o que mais agregou valor ao produto, gerando um diferencial bem legal.

Especificações técnicas

Samsung Sound Tower

Sound tower no modo colorido
Sound Tower no modo colorido (Imagem: Tiago Rodrigues)
MarcaSamsung
ModeloSound Tower MX-ST4B
Número de canais2
Número de speakers4
Potência máxima (W)160W
Funções especiaisConfiguração das luzes, com as seguintes opções:
– FESTA
– AMBIENTE
– DANÇA
– RELÂMPAGO
– ESTRELA
– DESLIGADO
Modo DJ, com os seguintes efeitos:
– NOISE
– FILTER
– CRUSH
– CHORUS
– WAHWAH
Modo BASSSim. Com esse efeito, os graves ficam mais encorpados
Bateria embutidaSim;
Bateria de litium-ion com duração de 12 horas;
Carrega em cerca de 3 horas
Resistência a águaSim, com certificação IPX5. Essa certificação garante proteçaõ contra jatos d’água em qualquer direção.
Formatos de arquivos aceitosWAV, WMA, AAC, MP3, FLAC e ALAC
ConectividadeUSB;
Entrada analógica de áudio de 3,5mm;
Bluetooth;
Bluetooth multi conexão;
Codecs bluetooth: SBC, AAC e apt-X
Dimensões e peso22,1 (largura) x 56,1 (altura) x 25,6 (profundidade)
7,9 kg
PreçoPreço sugerido de R$2.999,00 no lançamento

E essa foi minha análise da torre da Samsung. Não esqueça de comentar sobre o que achou dela ou então tirar alguma dúvida sobre ela. Além disso, você pode conferir outras análises e muito mais acessando o Showmetech, como no caso da LG XBOOM 360 RP4.

REVIEW: Sound Tower Samsung traz som impecável e mobilidade

REVIEW: Sound Tower Samsung traz som impecável e mobilidade
9 10 0 1
9/10
Total Score
  • Design
    10/10 Excelente
  • Uso e conectividade
    10/10 Excelente
  • Áudio
    10/10 Excelente
  • Bateria
    9/10 Incrível
  • Custo-benefício
    6/10 Normal

Pós

  • Design diferente, mas funcional
  • Diversidade na usabilidade
  • Som alto e de ótima qualidade
  • Bateria com ótima autonomia

Contras

  • Preço salgado
  • Sem funções inteligentes ou conexão com Alexa ou Google Assistente

Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados