Índice
A Sony renovou este ano a sua linha X de smartphones e apresentou o novo Sony Xperia XA Ultra, classificado como um celular intermediário-avançado. Ele, que tem 6 polegadas, vem em três cores diferentes: Branco, Preto grafite e Dourado verde e uma câmera frontal com excelente qualidade, pode ser o phablet ideal para quem curte grandes telas.
Durante três semanas o Showmetech vem testando o novo celular da Sony para trazer para você um review detalhado do aparelho e te ajudar a decidir se ele é o smartphone ideal para o seu uso diário.
Design
O tamanho do aparelho impressiona. Um dedo maior que os iPhones Plus, o Sony Xperia XA Ultra é enorme. Mesmo assim, a Sony conseguiu fazer com que ele encaixasse bem na mão das pessoas.
O Xperia XA Ultra tem as laterais de metal polido e a parte de trás de plástico. O celular de 6 polegadas não tem um botão inicial físico e nem um sensor de digital. Na lateral direita, há o botão de ligar/desligar, o de volume e um botão de rápido acesso à câmera. Do lado esquerdo, uma tampa que protege o slot de microSD e duas entradas para chip. Embaixo temos o speaker mono, a entrada USB para carregamento e na parte de cima uma entrada padrão para fone de ouvido.
Tela
A tela é o ponto decisivo para quem quer comprar um smartphone grande. O Sony Xperia XA Ultra impressiona pelas 6 polegadas de tela com uma qualidade de 1080p. Para quem gosta de ver vídeo, foto e até jogar alguns games, o Xperia é perfeito para isso.
Inclusive, você não precisa usar todo o tamanho dele. Ao tocar em uma das extremidades da tela e trazer para o centro, o aparelho entra em um modo que diminui a tela para que seja mais fácil de trocar de aplicativos e até mesmo digitar. Ponto para a Sony.
Desempenho e Armazenamento
O Xperia XA Ultra conta com o processador Snapdragon 820 com X12 LTE, o que significa que ele deve rodar aplicativos sem problema nenhum. Na prática, pelos aplicativos que eu testei, nem sempre é assim.
Para jogos, testei desde os mais básicos como Crossy Road, Candy Crush, Smash Hit e Dunkers e, de fato, o aparelho roda sem problemas. BadLand 2 que é um pouco mais elaborado também roda tranquilamente.
Quando o assunto é Pokémon Go, no entanto, o celular não roda 100% o jogo. Fora que o celular não possui giroscópio, portanto, sem Pokémon através da câmera do celular. O jogo de vez em quando trava e após alguns minutos de uso começa a esquentar.
O aparelho se sai bem realizando mais de uma função, como ouvir música e mexer no Facebook, por exemplo, mas se você é daqueles que fica com o Apple Music ou o Spotify em segundo plano e muda entre aplicativos diversas vezes, pode esperar que o aparelho comece a demorar um pouco mais entre as transições e comece a esquentar.
Um alívio é o Snapchat que funciona da maneira esperada: sem travar e sem perder qualidade nos vídeos.
Um ponto negativo da Sony é querer vender um smartphone com 16GB de armazenamento interno, forçando o consumidor a comprar um microSD para armazenamento extra.
Câmera
O aparelho tem como mote de venda as câmeras, principalmente a frontal. Com 21,5 MP na câmera traseira e 16 MP na câmera frontal, o smartphone promete tirar lindas fotos até em um ambiente mais escuro.
O que eu percebi, na verdade, é que a câmera de trás impressiona em ambientes com boa luz e a câmera frontal se sai bem. Por esse ser um dos pontos fortes do celular, não me senti tão impressionado com a câmera da frente, principalmente à noite com luz ambiente.
Abaixo, você pode ver algumas das fotos que tirei nessas três semanas de uso..
Bateria, preço e considerações finais
Durante todo o review falei do quão grande é a tela do celular: 6 polegadas. A bateria dele, por outro lado, nem tanto. Com 2.700 mAh, a fabricante afirma que o aparelho pode durar até 2 dias com uma única carga.
O que a gente vê na prática é que em um uso moderado, ele consegue durar sim umas 12 horas. O aparelho custa em torno dos R$2.150,00 nas principais lojas de varejo do país. Para a realidade dos preços brasileiros, até que a Sony não exagerou no valor final dele, embora pudesse oferecer 32GB de memória interna, ao invés de 16GB.
O Sony Xperia XA Ultra é um bom celular intermediário-avançado, roda o Android 6.0 e, infelizmente, a fabricante instala diversos dos seus próprios aplicativos. Ok, para quem usa toda a interface da Sony, faz sentido. Para quem tem outros aparelhos, não. Ainda mais pelo pouco armazenamento interno de fábrica que o celular traz.
Galeria de Fotos
Especificações técnicas
- Memória e armazenamento: 3GB de RAM, memória flash de até 16GB
- Cartão microSD: Até 200GB
- Funcionalidade do chip: Um nano chip
- Sistema Operacional: Google Android 6.0 (Marshmallow)
- Processador: MediaTek MT6755. Processador octa-core de 64 bits
- Bateria: 2.700 mAh
- Peso: 202 g
- Cores: Branco, Preto grafite e Ouro verde
- Tela: 6” Full HD 1080p – modo supervivido
- Câmera traseira: Sensor Sony Expor RS de 1/2,4″ e 21,5 MP para celular. Início e captura rápidos. Autofoco híbrido. Fotos HDR. Clear Image Zoom 5x. Reconhecimento da cena automático. Fotografia com pouca luz.
- Câmera frontal: Sensor Sony Exmor RS™ da câmera frontal de 1/2,6″ e 16MP para celular. Flash frontal para selfies inteligente. OIS (estabilização ótica de imagem). Autofoco. lente grande-angular (88 graus). Fotografia com pouca luz. Fotos HDR. Reconhecimento da cena automático.
- Redes: GSM GPRS/EDGE (2G)UMTS HSPA+ (3G). LTE 4G / Cat 4
- Som: Clear Audio+, Clear Bass. Clear Phase. X-Loud. VPT (Virtualphones Technology). Normalizador dinâmico. Rádio FM. Gravação estéreo