Review: smart tv samsung uhd 2023 (cu7700). Smart tv de entrada da samsung traz qualidade de tela e áudio superiores para a categoria, além de recursos de conectividade e jogos vistos nos modelos premium

REVIEW: Smart TV Samsung UHD 2023 (CU7700)

Avatar de ailton bueno
Smart TV de entrada da Samsung traz qualidade de tela e áudio superiores para a categoria, além de recursos de conectividade e jogos vistos nos modelos premium

A smart TV Samsung UHD 2023 (CU7700) é um aparelho da entrada da Samsung, mas possui diversas qualidades que podem fazer com que ela se equipare aos modelos premium. Além de trazer todos os principais aplicativos de streaming, podemos também jogar vídeo game via internet, através do Xbox Game Pass Ultimate e do GeForce Now. Para deixar nossa análise ainda mais completa, conversamos com o Alexandre Gleb, porta-voz da Samsung. Confira mais a seguir.

Design

Há alguns anos eu tive o prazer de comprar uma Samsung Crystal, mas uma coisa que me incomodava muito eram os pés da TV, que eram ligados a ela via parafusos. Contudo, na Smart TV Samsung UHD 2023 (CU7700), só precisamos encaixar os pés, colocando-os gentilmente no pórtico indicado. Simples e fácil. Isto é, levando em conta que vá deixá-la em um móvel, e não montar na parede.

Imagem do pé da tv
Os pés são muito fáceis de se instalar. (Imagem: Ailton Bueno)

A TV é fina, mas não de forma exagerada, o que ajuda bastante na hora de carregá-la, mesmo pesando um pouco menos de 11 quilos. O controle da TV é pequeno e funcional, com botões diretos para a Netflix, Globo Play e o Prime Video, os demais serviços podem ser acessados pela interface da TV. Ele já vem com uma bateria própria, dispensando o uso de pilhas. É possível carregá-lo de duas formas: através de um cabo USB-C ou via luz solar, graças a um painel na sua traseira.

Tela

Durante os testes usamos uma Smart TV Samsung UHD 2023 (CU7700) de 50 polegadas que traz uma tela em 4K. Eu assisti diversas séries de TV, como House MD, One Piece, jogos de futebol e muitas outras coisas. Mesmo com uma tela com uma taxa de atualização de 60Hz, tudo foi muito fluido e perfeito de se assistir. O que mais me surpreendeu foram as cores e a qualidade da imagem, muito disso graças ao HDR, que deixa o brilho e o contraste com uma boa propriedade.

Imagem da tv com o cristo redentor
A qualidade da imagem é muito boa. (Imagem: Ailton Bueno)

E não importa se o conteúdo está em 4K ou não, graças ao processador Crystal, que possui uma tecnologia que “estica” a imagem sem que haja perda perceptível de qualidade. Isto é, exceto quando o conteúdo é minúsculo. A experiência com os games foi muito satisfatória também, mas vou comentar mais sobre isso nas seções abaixo.

Por fim, a tela conta também com a tecnologia de Realce de Contraste. Ela faz uma análise completa de todas as partes da tela e deixa o contraste na melhor qualidade possível.

Áudio

Uma coisa que eu gostei bastante na Smart TV Samsung UHD 2023 (CU7700) foi o seu som. Ela traz a tecnologia som adaptativo, que se adapta automaticamente ao ambiente onde ela foi colocada, nesse caso no meu quarto. A TV possui duas saídas de som com 20W cada, mas a sensação que temos é que há mais delas, trazendo maior imersão. Explico, quando estava jogando, se alguma coisa acontecia do lado esquerdo da tela, é possível ouvir o som vindo daquele lado.

Testei ainda quantos decibéis a TV era capaz, coloquei duas músicas: Holy Wars, do Megadeth; e Fly Away, do GloryHammer. A média obtida foi excelente, com 82 pontos. Particularmente, consegui ouvir até mesmo as menores minúcias de cada uma das canções, o que é ótimo.

Imagem do dr. House.
Mesmo que o programa seja mais antigo, como a série House MD, temos uma excelente imagem. (Imagem: Ailton Bueno/HBO)

Uma coisa bacana é que os alto-falantes da TV trabalham em conjunto com a sound bar da Samsung, caso este equipamento seja instalado. Alexandre Gleb, Gerente de Produto TV na Samsung Brasil, fala um pouco sobre o recurso:

A Samsung UHD CU7700 já tem uma experiência de som bastante imersiva, trazendo alguns recursos muito bacanas como a sincronia sonora, que faz com os alto falantes não fiquem desligados quando você conecta uma sound bar da Samsung, fazendo com que ambos trabalhem juntos, e o som em movimento. Temos também um recurso que faz com que a TV adapte o som de acordo com o ambiente onde ela está exposta, trazendo uma melhor experiência sonora.

Alexandre Gleb, Gerente de Produto TV na Samsung Brasil

Assistente pessoal

A Smart TV Samsung UHD 2023 (CU7700) vem de fábrica com a Alexa e a Bixby. Ambas podem ser acessadas por voz, via controle remoto. Graças a isso também podemos mudar de canal ou aplicativo, aumentar e diminuir o volume, e tudo mais o que for necessário para usar a TV.

Além disso, quando usamos junto com o aplicativo SmartThings, da Samsung, podemos também controlar quaisquer outros aparelhos eletrônicos que estiverem conectados a ele. Ainda podemos também usar o próprio aplicativo para controlar a TV, caso o controle esteja longe ou fora de alcance. Alexandre Gleb fala um pouco mais sobre o recurso Energy Saving:

O SmartThings foi atualizado, e uma das grandes novidades é o Energy Saving, e agora é possível cadastrar diversos dispositivos inteligentes na TV e fazer o acompanhamento de quais produtos estão gastando mais energia no mês. Como por exemplo o ar-condicionado do seu filho. Isso é um pioneirismo da Samsung para trazer mais sustentabilidade.

Outra coisa muito legal que colocamos no SmartThings foi a conexão automática dos seus dispositivos inteligentes. Antes era necessário fazer a adição manual, e hoje eles se conectam diretamente ao aplicativo, criando um mapa 3D – mas essa parte é manual -, montando sua casa direto na TV e podendo controlar tudo através de um hub.

Alexandre Gleb, Gerente de Produto TV na Samsung Brasil

Interface e Apps

A interface da Smart TV Samsung UHD 2023 (CU7700) conta com o sistema operacional Tizen, com o Smart Hub lançado nas TVs do ano passado. Ao invés da barra horizontal na parte de baixo — vista nos modelos lançados até 2021 — temos uma tela que divide a seção dos jogos, a dos aplicativos de mídia, a de busca, dispositivos conectados e as configurações.

Imagem da tela de mídia da tv
Adicionar aplicativos na tela de mídia é mais complicado do que deveria ser. (Imagem: Ailton Bueno)

Apesar de tudo estar mais separado e aparentemente mais organizado, a minha sensação é de há informações de mais na tela. Alguns aplicativos mais comuns (como a Netflix) já vêm instalados, entretanto outros, como a HBO Max, precisam ser instalados e não ficam alocados diretamente na seção de mídia, o que é muito ruim.

Para isso precisamos acessar a tela de aplicativos, depois em configurações, encontrar o que foi instalado, e aí sim colocar na tela inicial. Um excesso de cliques para algo que deveria ser mais simples e fácil. Fora isso, o funcionamento é bom, mas demanda um tempo até nos acostumarmos.

A TV conta ainda com acesso ao Samsung TV Plus. O serviço está presente no aparelho e traz uma série de canais gratuitos para serem assistidos. Dentre as muitas opções temos a CNN Brasil, Novelando (um canal de novelas), Master Chef Brasil, Turma da Mônica, a série The Shield e muitos outros.

Gaming Hub

Ao ligarmos um console na Samsung UHD 2023 (CU7700), ela reconhece qual está sendo usado. Durante os testes utilizei um PlayStation 5 com vários jogos, dentre eles Fortnite, Miasma Chronicles e Street Fighter 6. E como dito acima, a experiência foi tremendamente satisfatória.

Em jogos rápidos, como Fortnite e Street Fighter 6, e mesmo a uma taxa de atualização de 60Hz, não havia nenhuma “sombra” dos movimentos na tela. Isso acontece muito por conta da tecnologia Motion Xcelerator, que faz com que os jogos fiquem mais dinâmicos. Já em Miasma Chronicles, que tem muitas partículas voando pela tela, a sensação era a de estar assistindo a um filme pós-apocalíptico de alta qualidade. No geral, toda a minha experiência foi muito boa. Mas não para por aí.

Imagem do gaming hub
Seja para jogar em um console, no aplicativo do Xbox ou no GeForce Now, a TV da Samsung cobre todos os campos. (Imagem: Ailton Bueno)

Um dos grandes diferenciais das TVs da Samsung desde os modelos de 2022 é a possibilidade de se jogar o Xbox xCloud diretamente no aparelho, sem a necessidade de um console. Só lembrando que essa função é exclusiva dos aparelhos da Samsung. Além disso, podemos jogar também o com GeForce Now. Então vamos por partes.

O xCloud ainda está em estágio beta, e possui diversos servidores localizados aqui no Brasil, e isso faz com que ele funcione de forma bastante satisfatória — contudo, isso depende totalmente da sua internet. O próprio sistema recomenda o uso da frequência de 5GHz do seu roteador, ou utilizar o cabo de rede, e qualquer instabilidade pode afetar os resultados.

Enquanto o GeForce Now funciona diretamente nos servidores da NVIDIA, para jogar é preciso criar uma conta. No modo gratuito temos poucos jogos disponíveis, e o testado foi o Fortnite, mas temos apenas 30 minutos de jogatina. Para apreciar por mais tempo é preciso fazer uma assinatura.

No Gaming Hub da Samsung podemos usar qualquer tipo de controle. Parear é muito fácil, e mesmo jogando no Xbox xCloud, usei um controle de PlayStation 5 e seu funcionamento foi perfeito. Em ambos, quando joguei nos horários de maior de maior uso, por volta das 20h, a qualidade da imagem não era das melhores, mas ainda assim, totalmente jogável.

A mágica do Samsung Gaming Hub é que você consegue usar quase todos os controles bluetooth disponíveis no mercado. Você não precisa ter o controle de última geração do Xbox, por exemplo, podendo usar até o do PlayStation 3. Isso é ótimo, pois democratiza o videogame, já que muitas pessoas compram uma tela e conseguem ter um Xbox em casa, sem precisar comprar por fora, sem contar o controle e os jogos.

Alexandre Gleb, Gerente de Produto TV na Samsung Brasil

Conexões

A smart TV Samsung UHD 2023 (CU7700) falha um pouco nesse quesito. Temos apenas 3 entradas HDMI, que já contam com a tecnologia Anynet+, que permite o uso de um controle remoto universal. Digamos que você tenha os 3 principais consoles da atualidade (PlayStation 5, Xbox Series S|X e Nintendo Switch), além de um aparelho de TV a cabo. Um deles teria que ser deixado desligado, já que não há entradas o suficiente.

Traseira da smart tv samsung uhd 2023 (cu7700)
Todas os cabos podem ser escondidos na TV, caso queira um visual mais limpo. (Imagem: Ailton Bueno)

A TV conta ainda com apenas uma entrada USB, uma entrada para cabos de rede, uma saída óptica de Áudio Digital e uma entrada de cabo de antena, com um adaptador que facilita a sua instalação. Além disso, a TV conta também com uma conexão Bluetooth 5.2 que permite com que mais do que 2 dispositivos sejam conectados simultaneamente.

Por fim, temos a tecnologia Tap view, em que basta tocar o celular na TV e isso os conectará. Com isso poderemos transmitir de forma espelhada os conteúdos vistos na tela do celular, como fotos, vídeos e qualquer outra coisa que quiser.

Preço e disponibilidade

A Smart TV Samsung UHD 2023 (CU7700) já está disponível e pode ser adquirida na nossa loja do Magazine Luiza por R$ 2.312,10 à vista ou R$ 2.569,00 em 10x de R$ 256,90 sem juros.

Conclusão

Imagem do cristo
Não importa o horário, assistir qualquer coisa é ver todos os detalhes possíveis. (Imagem: Ailton Bueno)

A Smart TV Samsung UHD 2023 (CU7700) é um modelo de entrada da empresa, mas possui diversas características similares aos modelos premium da empresa. Sua tecnologia é incrível, com um sistema de som que se adapta perfeitamente ao ambiente onde ela está inserida. O painel continua o mesmo do ano passado, mas ele é excelente e garante uma imagem clara e limpa, muito por conta do ótimo processador Crystal, que faz maravilhas com imagens pequenas.

Outra coisa que preciso frisar aqui é a facilidade que é montar os pés da TV, que agora basta encaixar e pronto. Fica a minha ressalva com relação aos aplicativos instalados e a dificuldade de deixá-los na tela inicial. Fora isso, recomendação total para a Smart TV Samsung UHD 2023 (CU7700).

Alexandre Gleb: Se parar para analisar, a nossa TV já traz um processador que consegue fazer o upscalling para próximo do 4K, e é um aparelho que é praticamente em 3-1, já que você economiza na hora de comprar um Xbox, além de poder fazer o streaming do GeForce Now e também na hora de pegar um assistente de voz. Ela é bastante versátil, sendo não só uma fonte de canais ou streaming, ela acaba se tornando um hub onde podemos controlar a casa toda, muito graças a qualidade de processamento e outras coisas que a Samsung faz tão bem.

Especificações técnicas

Imagem da tv montada na parede
(Imagem: Samsung/Divulgação)
ProdutoSmart TV Samsung UHD 2023 (CU7700)
Tela
Tamanho de tela43″, 50”, 55″, 58″, 65″, 70″, 75″
Frequência de painel60 Hz
Resolução3,840 x 2,160
Vídeo
ProcessadorProcessador Crystal 4K
Upscaling de imagem com IANão
HDR (High Dynamic Range)HDR
HDR 10+Sim
HLG (Hybrid Log Gamma)Sim
ContrasteMega Contraste
Ângulo de visãoPur Color
Detecção de brilho e corDetecção de brilho
Micro DimmingEsmaecimento UHD
Realce de contrasteSim
Modo FilmeSim
Modo FilmmakerSim
Smart Service
Sistema operacionalTizen™ Smart TV
Comando de Voz à distânciaNão
Samsung TV PlusSim
Navegador (Web Browser)Sim
BixbyInglês americano, Inglês britânico, Inglês indiano, Coreano, Francês, Alemão, Italiano, Espanhol, Português do Brasil. Características variam de acordo com região
SmartThingsSim
Características
Espelhamento da TV para MobileSim
Espelhamento do Smartphone para TV, DLNASim
NFC na TVNão
Tap ViewSim
Comunicação por VídeoGoogle Meet
MultitelaNão
Music WallNão
360 Video PlayerNão
Modo AmbienteNão
Configuração facilitadaSim
Casting de appSim
Diversão em conjunto: Watch TogetherNão
Bluetooth Low EnergySim
Características Game Hub
Auto Game Mode ALLMSim
Game Motion PlusNão
Dynamic Black EQNão
Som SurroundNão
Tela Super Ultra Wide e Menu de JogoNão
Tecnologia FreeSync VRRNão
HGiGSim
Sintonizador & Transmissão
HDMI3
USB1
Entrada de Componente (Y,Pb,Pr)Não
Ethernet (LAN)1
Entrada de componente (AV)1
Saída de Áudio Digital (Óptica)1
Entrada de RF (terrestre/entrada de cabo)1 / 1 (Uso Normal para o Terrestre) / 0
HDMI Quick SwitchSim
eARCSim
Wi FiSim (WiFi5)
BluetoothSim (BT 5.2)
Anynet+ (HDMI-CEC)Sim
Design
DesignFina
Tipo de Borda3 bordas infinitas
Cor principalPreto
Tipo de suportePés finos
Cor da Base/PésPreto
Outros Recursos
Modo Arte (The Frame)Não
Rotação automáticaNão
Sensor de Movimento (The Frame)Não
LegendaSim
EPGSim
PVR estendidoNão
IdiomaSim
BT HID integradoSim
Teletext (TTX)Não
Time ShiftNão
Única conexãoSim
Suporte IPv6Sim
MBR SupportSim
Alimentação e recursos Eco
Alimentação de EnergiaAC 100-240 V 50/60 Hz
Consumo de Energia (Máximo)145 W
Sensor EcológicoSim
Selo PROCELA
Desligamento AutomáticoSim
Dimensões
Tamanho da embalagem (LxAxP)1264 x 780 x 150 mm
Tamanho da TV com suporte (LxAxP)1116.8 x 719.1 x 250.2 mm
Tamanho da TV sem suporte (LxAxP)1116.8 x 644.2 x 59.9 mm
Tamanho da Base/Pés (LxP)1009.8 x 250.2 mm
Especificação para suporte tipo VESA (Não incluso)200 x 200 mm
Peso
Peso embalagem15.5 kg
Peso do conjunto com pés ou base11.1 kg
Peso do produto sem pés ou base10.9 kg
Acessórios
Modelo do controle remotoTM2360E
Controle remoto Solar Cell (incluído)Sim
Compatibilidade com suporte Samsung ‘Slim Wall Mount’Não
Compatível com suporte Stand modelo VG-SESA11K/ZXSim
Compatível com Suporte de Parede Padrão VESASim
Manual do usuárioSim
Manual eletrônicoSim
ANT-CaboNão
Cabo de forçaSim
Cabo HDMINão

Veja também:

Para saber tudo do mundo dos games e ficar por dentro de tudo do universo da tecnologia, como o nosso review do Nreal Air, fique de olho aqui no Showmetech.

Revisado por Glauco Vital em 23/6/23.

Smart TV Samsung UHD 2023 (CU7700)

Smart TV Samsung UHD 2023 (CU7700)
93 100 0 1
Mesmo sendo uma TV de entrada, a Smart TV Samsung UHD 2023 (CU7700) é excelente. Ela traz uma tela de ótima qualidade e uma tecnologia de som que, mesmo sem o uso de um sound bar, se adapta perfeitamente ao ambiente usado.
Mesmo sendo uma TV de entrada, a Smart TV Samsung UHD 2023 (CU7700) é excelente. Ela traz uma tela de ótima qualidade e uma tecnologia de som que, mesmo sem o uso de um sound bar, se adapta perfeitamente ao ambiente usado.
93/100
Total Score
  • Tela
    90/100 Incrível
  • Som
    100/100 Excelente
  • Game Hub
    95/100 Excelente
  • Aplicativos
    90/100 Incrível
  • Custo-benefício
    90/100 Incrível

Prós

  • Excelente qualidade de áudio
  • Tela de boa qualidade
  • Game Hub fácil de usar

Contras

  • Precisa-se de muitos cliques para colocar um aplicativo na tela inicial
  • O sistema operacional poderia ser um pouco mais amigável

Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

2 comentários
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados