Review samsung qled q60d

REVIEW: Samsung QLED Q60D, um ótimo upgrade de smart TVs LED

Avatar de tiago rodrigues
Para quem procura algo além das TVs LED convencionais, esta QLED de entrada oferece grande precisão de cores na hora de assistir seus filmes e séries preferidos, mas não quer gastar tanto dinheiro

A Samsung possui em seu portfólio as smart TVs QLED, que trazem a camada de pontos quânticos para uma melhor fidelidade de cores e estão posicionadas acima da linha Crystal UHD. E o Showmetech recebeu a smart TV QLED Q60D para testes, trazendo bons recursos e sendo um ótimo investimento para quem possui uma TV LED e deseja uma qualidade de imagem aprimorada sem gastar muito a mais por isso. Será que o salto de tecnologia vale a pena? Confira agora todos os detalhes no nosso review completo.

Design

Cores e detalhes na qled q60d ficam incríveis
Cores e detalhes na QLED Q60D ficam incríveis (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

Seguindo a tendência de todas as Smart TVs modernas, a QLED Q60D é super fina, seguindo o design AirSlim da Samsung. Ela tem menos de 2,6cm de espessura, deixando tudo muito bonito, mas com uma aparência mais frágil do que visto em TVs menos esbeltas, como a própria Crystal UHD da marca. Ela é toda de plástico, mas isso não é necessariamente um problema, além de ter um acabamento bem bonito na parte traseira, com algumas ranhuras e o espaço para passar os fios.

Esse espaço, chamado de visual livre de cabos acaba não funcionando como deveria. Nem mesmo o cabo de energia da própria Smart TV encaixa direito nele e no fim das contas usamos ela do jeito convencional com os fios soltos mesmo. O modelo recebido é de 50 polegadas, tamanho que se encaixa bem para a maioria das salas de TV.

Algo muito acertado aqui são os pés da TV. Diferente do que vemos em modelos de outras fabricantes, por aqui é só achar o buraco correto e encaixar, sem necessidade de ferramentas ou parafusos. Importante enfatizar que são 2 pés nesse modelo, diferente de outros modelos da própria Samsung que utilizam apenas uma base central — prefiro do jeito que fizeram aqui. E caso queira colocá-la na parede, ela vem com o padrão VESA 200x200mm para suportes.

Conexões

Principais conexões da smart tv qled q60d
A smart TV da Samsung é bem recheada nas conexões (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

A QLED Q60D é bem completa no que diz respeito a conexões. Por aqui você não vai ter problemas em relação a conectar um console, o serviço de operadora e até mesmo um Home Theater, caso o tenha. Confira a lista completa de conexões:

  • 1 porta LAN para internet com fio
  • 3 portas HDMI 2.0 (uma delas com eARC)
  • 2 USB-A
  • 1 entrada de RF
  • 1 Saída de áudio digital (Óptica)

Algo que achei curioso foi esse modelo contar com o HDMI 2.0 e nas Smart TVs Crystal termos o HDMI 2.1. Como ambos os modelos oferecem resolução 4K a 60 Hz, não há vantagem em haver o HDMI 2.1.

Quanto às outras portas, está tudo correto e dentro do esperado. Você vai conseguir conectar seu Home Theater, sua Soundbar, seu notebook e claro, seu console de videogame também. É possível conectar pen drives nas portas USB também para ver vídeos, fotos e documentos.

Fora as conexões físicas, a Q60D vem equipada com as conexões sem fio Wi-Fi 5 e Bluetooth 5.2. Embora não sejam as versões mais recentes, são o suficiente para aproveitar todas as funções da TV.

Controle remoto

Controle remoto da tv qled q60d da samsung
O controle se mantém o mesmo, com leves atualizações (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetch)

Já faz alguns anos que a Samsung implementou o seu controle remoto SolarCell que não precisa de pilhas e é carregado automaticamente com a luz ambiente e solar. Essa é uma das melhores decisões que ela podia tomar e agora todos os modelos da marca contam com ele, desde o mais básico até os top de linha.

Na versão de 2024, houve alguns upgrades de design. O mais visível fica na traseira do seu corpo, onde agora tem algumas ranhuras para evitar que deslize da sua mão. De resto, ele se mantém o mesmo.

Gosto muito de não precisar de pilhas e, o melhor, carregar pela luz ambiente do seu cômodo ou luz do sol. É uma mudança ótima e que espero que chegue em breve a outras fabricantes também. Caso precise, também pode carregar via USB-C.

Sobre o uso, ele conta com as principais funções para volume, mudar de canal, alguns streamings e conta com comandos de voz. Há também um botão para controlar a reprodução de mídia, um de voltar e um para voltar ao menu inicial da TV. Bem direto ao ponto e funciona, o que é ótimo.

Tela

Qled q60d com vídeo de tokio sendo reproduzido
Variação de cores e detalhes é muito boa, mesmo sendo uma QLED de entrada (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

O painel QLED consegue atingir até 1 bilhão de cores vibrantes, segundo a Samsung. Em relação ao LCD convencional, essa TV é muito mais interessante, com cores e contrastes mais vibrantes e detalhados. Tenha em mente que esse modelo é a QLED de entrada da Samsung, então ela terá recursos semelhantes ao que vemos na linha de smart TVs de entrada, no caso a Crystal UHD.

Resolvi assistir ao filme Mad Max: Estrada da Fúria na QLED Q60D e a experiência foi excelente. Cores vibrantes, bom contraste e uma qualidade impecável com o 4K. Realmente me senti no cinema ali, dadas as proporções. A tecnologia QLED faz uma boa diferença por aqui: no mesmo filme, senti que as cores ficaram um pouco lavadas na minha outra TV, uma Crystal UHD CU8000.

Mesmo sendo o modelo mais básico com a tecnologia QLED, achei bem satisfatório no quesito qualidade das cores e até mesmo no brilho, que às vezes salta os olhos. A taxa de quadros por aqui é apenas de 60Hz e com resolução 4K, ótima para ver filmes e séries, mas um pouco limitada para quem curte jogos competitivos.

Qled q60d reproduzindo vídeo com vários prédios
Vídeos noturnos ficam muito bonitos também (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetch)

A QLED Q60D tem um ângulo de visão muito interessante. Apesar de ser um painel LCD VA, o brilho garante uma boa visibilidade em qualquer direção e com uma qualidade bem legal. O que mata aqui são os reflexos. Não precisa de muito para que você se enxergue na tela ou veja a sua janela, ou raios do sol na tela, o que incomoda muito.

Quanto ao HDR, pode ficar tranquilo que ele dá conta do recado. Com a tecnologia HDR10+, você vai ter uma tela recheada de boas cores e cenas vibrantes — e tudo isso mais evidente em ambientes escuros, é claro. Nesses casos, você vai conseguir perceber os detalhes de sombra e luzes fortes com clareza e até ficar de boca aberta em alguns casos.

Para quem é mais curioso, dá para experimentar os modos de imagem Dinâmico, Padrão, Eco, Filme e o FILMMAKER, esse último super recomendado para quem quer assistir aos filmes do jeito mais puro e parecido com a visão do diretor. Senti falta apenas de um modo Futebol ou Esportes.

A Q60D também conta com uma novidade na economia de energia usando Inteligência Artificial. O recurso está conectado ao modo econômico do sistema da TV e funciona de forma semelhante ao brilho automático dos smartphones. Com ele ativo, a TV vai detectar automaticamente a luminosidade no ambiente e adaptar o brilho da tela de acordo com esse cenário, assim economizando energia. Vale lembrar que, ao ativar o recurso, o brilho será reduzido e a qualidade de imagem não vai estar ideal.

Som

Imagem com sol na tela da smart tv qled q60d
Imagens ensolaradas também ficam boas por aqui (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

Onde mais gosto de testar o som das TVs é assistindo videoclipes, afinal vou fazendo outras coisas enquanto deixo as músicas rodando ali. A QLED Q60D aposta em dois alto-falantes de 10W RMS, um em cada lado, totalizando 20W RMS.

A qualidade não é ruim, mas falha em oferecer uma experiência poderosa, principalmente nos graves. Se com as imagens temos algo próximo do cinema muitas vezes, na parte sonora passamos longe disso, exigindo que você invista em uma Soundbar ou Home Theater para atingir esses resultados mais legais. 

Eu particularmente não gosto desse tipo de solução, mas, por outro lado, é o preço a pagar pelos designs super finos que temos atualmente. Enquanto testava a QLED Q60D, não passei muito dos 30 ou 40 de volume em momentos mais silenciosos. Já em meio a reuniões familiares, foi mais difícil manter tudo nos conformes sem ter que aumentar consideravelmente o volume. De qualquer forma, vamos considerar que usar a TV em um cenário barulhento não é a melhor solução e nem o objetivo.

Ela também conta com Som Adaptativo e o OTS, duas tecnologias que servem para amplificar o som e teoricamente deixar tudo mais imersivo. A primeira, particularmente me agrada e gostei de deixar ativada. Já a segunda não é tão legal quanto parecia e exige que você tenha um dispositivo sonoro externo para que funcione de um jeito legal.

Isso vai de encontro com o que a Samsung chama de Q-Symphony, tecnologia que serve para que o som da sua Smart TV e sua Soundbar, por exemplo, funcionem em conjunto sem delays e com o melhor áudio possível. Resumindo, se você quiser a experiência sonora completa da sua TV, vai ter que gastar mais um dinheirinho aí.

Sistema operacional, interface, recursos e apps 

Sistema tizen rodando na qled q60d
Nova tela inicial do sistema operacional Tizen (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

Por aqui temos o SO já conhecido Tizen, mas com uma roupagem atualizada. O design é o mesmo, mas a Tela Inicial foi completamente redesenhada para facilitar o acesso aos recursos. Dividido agora em Descobrir, Canais e Aplicativos, você tem um acesso rápido a todas as principais atividades relacionadas a consumo de mídia. Algo que me incomodou foi não conseguir colocar os apps que eu quero na aba inicial como era antes.

Os recursos Daily+ e Ambient são as novidades para este modelo. O primeiro reúne os principais apps da Samsung como o SmartThings e outras coisas que você pode vincular ali, como o Dex, conexão com o PC, Mac e até mesmo com o Office 365. É uma nova função legal e que organiza melhor alguns recursos.

Já o Ambient é um recurso legal, apenas inútil na forma como é utilizado. Você pode colocar diversas imagens de paisagens como praias e montanhas que ficam se movendo com um brilho mais baixo, tipo um papel de parede. Outros conteúdos que podem ser exibidos incluem fotos de artistas do mundo do K-POP, imagens de uma galeria de arte online e até mesmo itens NFT. O problema é que esse recurso não se ativa automaticamente como uma proteção de tela, devendo ser ativado pelo usuário. E aí eu particularmente acho o recurso sem sentido.

Modo ambiente da qled q60d da samsung
Novo modo ambiente das TVs Samsung (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

A configuração inicial da Smart TV QLED Q60D é relativamente simples. Contudo, tive um problema chato durante a instalação. Por já ter outros dispositivos Samsung, optei por vincular tudo pelo smartphone e puxar os dados da minha TV já configurada. Não sei se falta processamento ou se deu algum problema de rede, mas o que era pra ser algo super rápido ficou mais de 30 minutos carregando e eu tive de cancelar e fazer do jeito manual mesmo.

Notei também que a Smart TV eventualmente apresenta uma demora na hora de carregar apps e funções. Por exemplo, ao apertar o botão de menu rápido, ela leva cerca de 5 segundos para executar a ação. O mesmo acontece ao abrir os apps de streaming. Percebi que isto ocorre apenas na primeira vez em que se abre aquela função ou app, mas ainda assim não deixa de ser incômodo. Por falar em menu rápido, ele ganhou novas funções também.

Antes, ao pressioná-lo, o sistema já colocava as principais configurações na tela. Agora, temos um outro menu antes, permitindo que você escolha acessar o SmartThings ou então mexer nos números do controle. Apesar de ser um recurso a mais, ainda prefiro como era antes, mais direto ao ponto.

Preço

Smart tv qled q60d com paisagem com árvores e prédios sendo reproduzido
REVIEW: Smart TV QLED Q60D

No momento que escrevo esse review, a QLED Q60D está sendo vendida no Magazine Luiza por R$ 2.561 à vista. É um valor muito atrativo, principalmente para quem curte apenas ver filmes e séries e não se importa muito com games competitivos. 

Contudo, com preço parecido, é possível encontrar a TCL C645, também com tecnologia QLED, que já fizemos review por aqui e que é uma excelente TV, com a vantagem de ter 120Hz de taxa de atualização, sendo mais competitiva para o público gamer.

Conclusão

A QLED Q60D entrega aquilo que promete. Seu painel faz um bom uso da tecnologia QLED, mas por ser um modelo de entrada dessa vertente, não consegue se destacar em outras áreas além da questão visual.

A evolução do Tizen e a construção do produto também agradam bastante, mas com outros modelos com preço semelhante (alguns desses com mais benefícios), será que vale optar por um modelo inferior? Se ela estiver competindo com um modelo Crystal UHD da própria Samsung, opte pelo modelo QLED, mas em casos onde um modelo como a TCL C645 estiver como opção, eu não pensaria duas vezes nessa segunda opção, uma vez que ela oferece mais recursos pelo mesmo valor.

Especificações técnicas

Imagem de divulgação da qled q60d em fundo branco
QLED Q60D, a Smart TV com tecnologia de pontos quânticos de entrada da Samsung (Imagem: Tiago Rodrigues/Showmetech)
Marca Samsung
ModeloQ60D
Tamanho da tela50″, 55″, 65″ ou 75″
Frequência de painel60Hz
Resolução4K (3,840 x 2,160)
Anti reflexoNão
ProcessadorProcessador Quantum Lite 4K
HDR (High Dynamic Range)Quantum HDR
HDR10+
Upscaling de imagem com IANão
ContrasteDual LED
Micro DimmingEsmaecimento UHD supremo
Realce de contrasteSim
Tecnologia MotionMotion Xcelerator
ÁudioSom adaptativo;
Som em Movimento Virtual;
Sincronia Sonora;
Potência de 20W divididos em 2 canais;
Sistema operacionalTizen
Assistentes virtuaisAlexa e Bixby
Experiência multi dispositivoEspelhamento da TV para Mobile, Espelhamento Mobile para TV, Espelhamento de áudio, Wireless TV On, Tap View
Modo jogoAuto Game Mode ALLM;
Game Motion Plus;
Tela Super Ultra Wide e Menu de Jogo;
Zoom do Minimapa;
HGiG;
Gaming Hub
Conectividade3 HDMI;
2 USB-A;
1 LAN;
1 Saída de áudio Digital (Óptica);
1 entrada de RF;
Wi-Fi 5;
Bluetooth 5.2
Alimentação e consumo de energiaSensor ecológico;
Consumo máximo de 145W;
Selo PROCEL A;
Desligamento automático;
Economia de energia automática
Dimensões1118.3 x 681.7 x 224mm (com suporte)
1118.3 x 644.1 x 25.7mm (sem suporte)
756.4 x 224mm (tamanho dos pés)
Especificação do suporte tipo VESA: 200 x 200mm
Peso com a base: 11.5Kg
Peso sem a base: 11.2Kg
PreçoR$2.561 na Magazine Luiza

E você? Já testou uma TV com tecnologia QLED? Comenta aqui embaixo o que achou desse modelo da Samsung e se pretende investir nela e em outros modelos. Além disso, aproveita pra conferir nossas outras matérias, como essa novidade sobre a caixa de som da Samsung, a Music Frame.

Veja também

Revisado por Glauco Vital em 13/6/24.

REVIEW: Smart TV QLED Q60D tem imagem de cinema

REVIEW: Smart TV QLED Q60D tem imagem de cinema
8 10 0 1
8/10
Total Score
  • Design
    8/10 Ótimo
  • Conexões
    7/10 Bom
  • Tela
    10/10 Excelente
  • Som
    6/10 Normal
  • Sistema Operacional
    7/10 Bom

Prós

  • Ótimas cores e contraste
  • HDR muito bom
  • Fácil de mexer

Contras

  • Valor compete com modelos melhores
  • Som podia ser melhor
  • Tizen ainda precisa de melhorias
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados